Como me tornar um bom programador

4 respostas
V

Olá amigos , eu estou entrando agora no ramo de programação não tenho men o VB e agora aparece esse .net pessoal que tipo de cursos ( alem do Java claro ) eu tenho que ter para me tornar um bom programador
Por favor me ajudem pois eu gosto dessa profissão e não queria larga-la.

um abraço a todos

4 Respostas

M

Olá!

Na minha humilde opnião, acredito que o que basta para ser um programador é ter uma boa noção de lógica de programação. Ter aquele feeling de ver o problema e imaginar como ele pode ser resolvido. Saber Java, .net, ruby é apenas um detalhe. Claro que há diversas APIs, mas isto você sabendo o que precisa conseguir sem muito esforço.

Se gostar de .net, vá em frente, há um bom mercado. Se optar por java, seja bem vindo ou se optar por ruby também terá um bom sucesso. Isto é uma questão de opinião pessoal. Bom não esqueça de uma coisa, estude MUITO…

G

O meu conselho é: estude para entender bem lógica de programação, aos poucos vai estudando um pouco de uma linguagem, não precisa ser java… mas dê preferência a linguagens com um bom suporte a orientação a objetos.

N

Primeiro escolha sua linguagem.
Mas para isto tenha em mente que tipo de aplicativo você gosta de fazer:

• Internet. Aconselho Java, pois a segurança é forte.

• Aplicativos multi-plataforma. Aconselho Java, pois não irá precisar de nenhuma adaptação no código entre as plataformas.

• Aplicativos de alta performance. Aconselho C++, pois apesar de menos segura a falta de verificação de dados a torna veloz. O programa gerado será pequeno e não precisa baixar e ter nada pré-instalado.

• Aplicativos para interface com circuitos eletrônicos. Aconselho C++, pois tem uma vasta biblioteca e programas de exemplos prontos para isto.

• Aplicativos para automação comercial, onde a plataforma seja apenas Windows. Aconselho Delphi, pois tem uma vasta biblioteca e até um bom suporte para internet, apesar de não competir com Java.

• Aplicativos para microprocessadores, como PIC. Aconselho assembly.

Depois estude muito mais muito mesmo.
Tudo é válido: Fórum, apostila, curso, e-book, revista… corra atrás de todo tipo de informação.
Boa sorte!

F

Pra ser um programador você aprende lógica e trabalha com a linguagem que for necessária naquele momento, como o pessoal falou.

Pra ser um BOM programador, você precisa ler bons livros e passar por problemas de naturezas diferentes.
Por exemplo, se você passar a vida toda desenvolvendo com um framework web, você vai ser um bom desenvolvedor web, ou um “usuário” de frameworks web. A grande maioria das aplicações que somos pagos para fazer não fogem disto. Se ficarmos apenas focados no trabalho, a tendência é sermos sempre apenas programadores.
A melhor forma de encarar desafios novos e de naturezas diferentes, para e tornar-se um BOM pogramador, na minha opinião, é envolver-se com projetos Open Source.
Envolver-se com um projeto de código aberto faz você ir sempre além do básico, descobrir como as coisas que você usa foram feitas, te mantém em contato com código de altíssima qualidade, te faz pensar, te faz ser fluente em ler código dos outros, te faz mais preparado pra escrever código pros outros lerem e por ai vai.

Criado 7 de julho de 2008
Ultima resposta 9 de jul. de 2008
Respostas 4
Participantes 5