Bom dia,
Eu sei que é uma pergunta um tanto vaga e que podem ter N soluções, mas como nem sei por onde começar, resolvi tentar com a ajuda de voces.
Desenvolvi uma aplicação utilizando vraptor 3 e hibernate 3 e to percebendo certos gargalos nela, por exemplo uma demora no tempo de resposta do controller, eu ja configurei o ehcache no hibernate para cache de entitys e queries, e ele esta funcionando perfeitamente, queries iguais nao sao executadas duas vezes, ou seja o cache funciona, mas percebi que o q esta demorando é o tempo que o controler leva pra mandar a requisição das queries para o hibernate e por um motivo que desconheço, pois a estrutura da aplicação ta de acordo com os padroes, é bem simples, tem o controller e ele simplesmente me retorna uma entity preenchida para eu exibir no front, e eu acompanho todo o fluxo pelo console do eclipse e percebo que ate a querie ser executada se passa uns 3 segundos de espera, e isso é pra qualquer pagina do site, nao importa se ela se conecta ou nao ao banco, o controler leva no minimo 3 segundos pra me mandar a resposta.
se alguem tiver alguma ideia de como me ajudar, pode ser alguma configuração do xml do hibernate ou do vraptor, nao sei, eu agradeço.