Sempre que me perguntam como fazer para melhorar o inglês eu indico um curso chamado “Curso de Imersão”.
Em 2003 fiz a inscrição em um curso aqui em minha cidade. Fomos em uma turma de 20 pessoas mais uns 4 professores para uma pousada em Ubatuba. A pousada ficou fechada por 3 dias só para nós. Tudo incluso no pacote.
O legal é que você tem atividades o dia inteiro, somente falando em inglês, coisa que te estimula muito a falar cada vez mais. Se tiver a sorte de ficar no mesmo quarto de uma pessoa interessada também em aprender, podem mesmo depois das atividades acabarem, conversarem durante a noite em inglês. O que mais gostei é que não havia aulas de inglês, era somente atividades mesmo, e o que você errasse era corrigido na hora. Até nas refeições o inglês era usado, e os funcionários do hotel ficaram proibidos de falar com os hospedes.
Na época não foi muito caro o meu curso. Sei que hoje tem algumas escolas que cobram uns 2K 3K ou mais. É caro mas se você aproveitar cada momento do curso vale muito a pena.
Alguns até dizem assim. “ah mas caro assim vou para os eua!!!”. Só que tem o seguinte, uma viagem custa muito mais caro e você não ficará totalmente com foco no aprendizado. Vai passear, se divertir, curtir o local EEEEEEEEEEEE provavelmente acompanhado por um brasileiro chato que insiste em falar português. Se seu objetivo é somente melhorar teu inglês, a imersão é uma ótima opção.
Depois de fazer o curso de imersão eu fiz o teste de proficiência toeic e quaaaaase gabaritei. Fui tão bem que dei aulas nessa mesma escola de inglês em 2005 e 2006.