Como Modificar um JLabel que jah foi setado

6 respostas
phzao

Ola novamente,

Eu estou fazendo um programa que tem um JFrame e entao adicionei um JPanel na parte inferior para ser uma barra de status. E nele eu coloquei um JLabel para mostrar quando esta conectado no banco de dados ou nao. Gostaria de saber como eu faço para quando conectar no banco de dados ele mudar o texto do JLabel e aparecer Conectado. Quando inicia o programa ele aparece Disconectado.

para resumir a pergunta eh como modificar o nome do jlabel depois de iniciado o programa, no caso, seria modificado frequentemente.

Obrigado…

6 Respostas

Mauricio_Linhares

É só colocar o texto lá denovo, do mesmo jeito que você colocou da primeira vez.

E cuidado com o português, “disconectado” não existe, é desconectado :smiley:

phzao

Foi malz, digitei meio rapido e sem atenção…hehehehe…

Essa parte de mudar toda vez eu entendi, mas eu queria algo assim:

na classe Conexao.java eu faço a conexao ao BD. E nao tem jeito de eu mudar o jlabel de dentro da classe?

poderiam me dar uma sugestao para poder ficar manipulando o texto do jlabel?

Obrigado

ramilani12
phzao:
Foi malz, digitei meio rapido e sem atenção...hehehehe...

Essa parte de mudar toda vez eu entendi, mas eu queria algo assim:

na classe Conexao.java eu faço a conexao ao BD. E nao tem jeito de eu mudar o jlabel de dentro da classe?

poderiam me dar uma sugestao para poder ficar manipulando o texto do jlabel?

Obrigado

Simples faça uam função na sua classe de Conexão , jLabel recebe uma String dizendo se esta conectao ou desconectado tipo

public String verificaConexao() {
              if (db!=null)
              return "Conectado"
              else
              return "Desconectado";

}
Seria mais ou menos isso , não sei como está implementado sua classe.
E

pra definir o conteudo de um JLabel set setText( “Conectado” ), é esta a sua dúvida?

kinow

:slight_smile: [color=darkblue]Olá guri, o objeto jlabel ficará lá, no objeto panel de status, e depois do evento de conexão ao BD, você irá modificar uma propriedade dele, a text… sugiro você criar um metódo na classe Conexao, como por exemplo setStatusText(String text, …), que será invocado sempre que o banco se conectar.[/color] :? Pois pelo que entendi, em algum instante você tentará se conectar ao BD, neste instante, você coloca para ele setar o text da status como “Conectado”, ou, caso contrário, pega as Exceptions e seta para “Desconectado”. Espero ter ajudado. Abraços.

phzao

Ae pessoal Vcs entenderam meu Objetivo e Obrigado pela ajuda que voces tem dado…

A ideia do ramilani12 acho que encaixa como uma luva:
Agora o problema eh qual evento eu uso para ele ficar ouvindo e mudar quando o status da conexao mudar?

//entao meu codigo seria
//JFramePrincipal.java
class JFramePrincipal{....
...
 String Status ="";
    Status = Status+VerificaConexao();
    setText("Status");
...
}

//abaixo faz parte da classe Conexao.java
 public String verificaConexao() {
               if (db!=null)