Como montar esse quebra cabeças?

3 respostas
G

Pessoal,

Estou iniciando o desenvolvimento de uma aplicação grande e que certamente vai gerar manutenções durante sua existência.

Inicialmente eu pensei em adotar JSF + Hibernate + JasperReports, são padrões de mercado. O problema é que o mundo java evolui muito rapidamente e devemos ser criteriosos na escolha das das frameworks na hora de desenvolver um sistema que sofrerá manutenções ao longo do tempo…

O JSF é da sun (se não me engano);
O Hibernate e o Jasper são soluções que foram adotadas pelo mercado.

Pergunto a vocês, qual o risco eu corro de, no futuro, ter que alterar toda a aplicação por causa da descontinuidade de alguma framework dessas??
Alguém indica alguma diferente das que foram citadas?

Sei que isso será inevitável, nada é eterno. Não só as frameworks mudam, mas como também o próprio java muda. O que eu quero é diminuir o risco de adotar ferrametas que ofereçam muitas manutenções no sistema.

A solução ideal é a construção de uma framework própria, mas não tenho tempo para isso.

3 Respostas

fpavao

Não vejo problemas em usar as ferramentas que vc mencionou… e sinceramente não acredito que criar um framework seja uma boa solução… pra que reinventar a roda ? por medo dos projetos serem descontinuados ??? O framework próprio sera melhor ??? será ???

fantomas

Oi gandja99,

O que vc disse já resolve uma questão importante: você vai ter que utilizar framework sim porque NÃO TEM TEMPO.

JSF tá começando a ficar bom agora, e com certeza vai melhorar bastante porisso acho que vai durar bastante tempo.
  Para persistencia eu diria para vc utilizar JPA+Hibernate a JPA vai ficar no mercado por mais um bocado de tempo, aliás a idéia da JPA é justamente esta, permitir que vc troque o componente de persistencia de forma tranquila.
  Você ainda tem o Struts como opção, faz tempo que ele está no mercado e acho que vai ficar muito mais.

Acho que a grande questão na verdade é a seguinte: Será que vcs vão conseguir montar uma arquitetura eficiente que dure bastante tempo?

[]'s

G

Alguém indica um tutorial de JPA com Hibernate?

Criado 8 de julho de 2008
Ultima resposta 8 de jul. de 2008
Respostas 3
Participantes 3