Como montar pequeno servidor com poucos recursos? [Dúvida]

4 respostas
gabrielmassote

E ae Pessoal, Tudo joia?

O problema é o seguinte:

Tenho um PC parado aqui com a seguinte configuração:

• Processador P3 500Mhz
  • 512 RAM
  • HD 40 GB

[b]Para não deixar ele parado queria fazer duas coisas:

• Primeira:[/b] um pequeno servidor aqui para casa para armazenar arquivos grandes e que não uso com muita freqüência mas sei que precisarei algum dia. Então faria uma aplicação cliente que usaria do meu Notebook e uma aplicação servidora que estaria no próprio servidor. Esta aplicação eu faria do modo que me agrade e utilizaria Java. A dúvida é na comunicação e outras coisas que possam melhorar o desempenho.

- Segunda: um pequeno servidor web para que possa acessa-lo de onde estivesse afim para adquirir pequenos documentos que estariam presentes no servidor. A dúvida aqui seria o que usar para fazer esse tal servidor de pequenos arquivos.

Obs: Existe um bom domínio de Java, então podem comentar a vontade. Pretendo utilizar alguma distribuição Linux.

Ficarei grato a sugestões.

Abraços.

4 Respostas

qmx

Cara, pra quê desenvolver uma aplicação client/server pra troca de arquivos? o bom e velho Openssh / Winscp ou Samba resolvem já!

** Se for pra estudo talvez valha a pena, caso contrário…

T

E se você quer usar o servidor para file sharing, pode fazê-lo rodar algum client do BitTorrent (meu conhecimento de Linux não me permite dizer qual é o melhor dadas essas condições que você tem).

Use o próprio Apache que vem em qualquer distribuição Linux, você pode até configurá-lo com SSL e WebDAV para que você possa fazer upload de arquivos (não só o download).

No Linux você não precisa escrever uma linha sequer de código para atender às suas necessidades. O que você quer está prontinho e debugado faz muito tempo.

Jair_Rillo_Junior

Além do que o povo já citou, eu aconselho também usar uma distribuição do Linux mais enxuta, tipo o Slackware (meu favorito para servidor).
Não instale nada do X, assim liberando mais memória para o Apache, Samba, etc…

Para deixar ele conectado diretamente na internet, verifique duas coisas

1 - Se o seu provedor não bloquiou a porta 80 (para acessar página), se sim, mude seu Apache para ouvir em outra porta
2 - Se você tem um IP fixo, caso contrário, toda vez que você reconectar na internet, você terá que anotar o seu IP.

gabrielmassote

Obrigado Pessoal pelas respostas.

Pelo que todos falaram o samba e o apache resolveria uma das minhas necessidades. Que seria a de armazenar grandes arquivos e backups.

Mas eu quero que esse meu servidor possa suportar que quando eu chegue em casa e precise de um .iso que esteja nele eu possa pegar sem problemas (creio que seja resolvido pelo samba e apache). E a outra aplicação seria que meu servidor estivesse disponivel para ser acessado remotamente para fazer o download de pequenos arquivos e documentos que estejam la. O acesso podendo ser feito ou pela web ou por outro programa qualquer.

Se puderem me ajudar ficarei grato.

Abraço a todos.

Criado 25 de setembro de 2008
Ultima resposta 25 de set. de 2008
Respostas 4
Participantes 4