Galera estou com uma dúvida de como montar um ambiente ideal para se trabalhar, gostaria de saber a opinião de vocês.
Aqui na empresa temos um servidor de teste que é linux e os servidores de produção, sendo que, as nossas workstations são windows. Como ficaria este ambiente?
O desenvolvimento é todo feito no servidor de teste? Ou nas workstatios? Ou o servidor de teste só teria um svn, por exemplo, para ficar guardando os projetos? Aonde seriam feitos realmente os testes?
Como poderíamos debugar um projeto qualquer?
Sei que são muitas dúvidas, mas gostaria de saber a opnião, para que possamos montar um ambiente legal aqui.
Desde já agradeço a ajuda de todos.
Como montar um abiente de trabalho?
4 Respostas
Acredito que o ambiente ideal é o que a sua equipe consiga uma maior produtividade. Onde eu trabalho possui o seguinte ambiente:
Um servidor SVN - para armazenarmos as versões e para os projetos que estão em desenvolvimento no momento;
Um “servidor” de teste - temos uma máquina (desktop) com maior quantidade de memória onde testamos a aplicações antes de entrar em produção.
Workstations - temos desktops windows xp (evidente que poderia ser linux, MacOS ou qualquer outro) com NetBeans e Eclipse.
Os projetos com NetBeans estão com maior produtividade, porem não existe como abrir mão do Eclipse.
Nos desktops possuimos Tomcat, Glassfish e Weblogic
Nós consegui rodar nossos projetos no desktop com tomcat e glassfish tranquilamente o Weblogic é nosso servidor de produção.
Valeu pela resposta.
Você acabou respondendo a minha maior dúvida, “aonde desenvolver?”…
Vi que ai na sua empresa vocês desenvolvem na workstation, acho que vou sugerir isso aqui também.
E em relação ao netbeans, também estou achando a produtividade com ele maior, e estou começando a usar ele agora…
Ja desenvolvi com servidor web rodando no desktop e tambem em uma maquina só para testes.
Sem duvida no próprio desktop para desenvolvimento é muito mais produtivo. A maquina de testes é bom para simular o ambiente de produção, para vc testar configurações etc.
Quando desenvolvia direto na maquina de testes eu perdia muito tempo com politicas de segurança de rede entre outras burocracias.
Acho que o melhor mesmo é :
- Servidor web no desktop para desenvolvimento.
- Servidor Web para teste final.
- SVN com branch para desenvolvimento, homologação e produção. (Cada um sendo projetos diferentes e independentes.)
Se for projeto J2EE vc pode usar JBoss ou tomcat no Desktop. São mais leves e mais faceis de manipular e configurar.
No servidor de teste geralmente roda-se o que roda em produção, como por exemplo o Weblogic que é inviavel rodar no Desktop.
Quanto ao sistema operacional, isso influência muito pouco. O Servidor de testes geralmente fica no Unix/Linux
Ja tive alguns problemas com rwindows+unix+svn, quando o unix usa catacters Unicode(UTF), mas é raro e quando acontece é problema de configuração.