Como montar um Coding Dojo

10 respostas
fabiobp2000

Fala Galera, estou querendo montar um coding Dojo aqui na Faculdade toda sexta-feira, porem não sei como montar um.

Como dizem a pratica leva a perfeição e estou querendo praticar.

Vi um vídeo não me lembro mas tinha programadores de várias empresas falando a respeito de como é bom participar de Dojos.

Minha dúvida são as seguintes:
01 - Qual a estrutura necessária?
02 - Quais sites tem bastante desafio?
03 - Como é organizado? (Ex.: é feito uma analise primeiro e depois começa a programar)
04 - Qual o material de apoio é recomendado? (Ex.: Não pretendo deixar a net funcionando para que não caiamos em tentação de procurar a resposta, mas deixar um livro é interessante).
05 - Usa-se algum banco de dados para fazer alguma aplicação de exemplo?

Vi alguma coisa na net de piloto e co-piloto com revessamento de 7 a 10 min. e depois vinha uma pessoa da plateia no lugar do co-piloto e o co-piloto virava piloto. Gostaria de saber como é essa sequencia na escolha de co-piloto.

Outro ponto é que todos estamos aprendendo juntos, caso alguem tenha alguma pergunta ele pode perguntar no momento ou tem que espera abrir para as perguntas, se tem que esperar qdo é isso?

Obrigado.

10 Respostas

victormagno

Cara, dá uma olhado no site do dojorio, tem um conteúdo interessante que pode responder algumas de suas perguntas.

Rodrigo_Sasaki

Bom, só participei de um Dojo, mas posso dizer como foi.

Infra:

• 1 Notebook
  • 1 Projetor

Lá tinha internet sim, não tem essa de ser tentado a olhar a resposta, aí vai do bom senso dos participantes, o bom de ter a internet é que você pode abrir vários desses sites que tem desafios de programação, e escolher qual(is) quer atacar.

O dojo foi em uma linguagem que nem todos os participantes conheciam, então tentaram sempre manter ou o piloto ou o co-piloto sendo alguém conhecedor, para que pudesse fluir melhor, mas a escolha da ordem fica a cargo de vocês, podendo ser até aleatório (mas nunca deixando uma pessoa programar de novo antes de todos terem programados, ou “furar fila”).

Sempre em TDD, escrevendo o teste antes da solução, fazendo tudo em baby steps, pra que tudo vá crescendo, e em rodadas de 7 minutos.

Após isso uma rodada rápida de opiniões e perguntas, sabendo o que foi bom e/ou o que foi ruim, pra que possa ser aperfeiçoado no próximo dojo.

E eu lembro até hoje que reclamaram da falta de café hehehehe

EDIT: Segue um site bom para pegar desafios de dojo: http://dojopuzzles.com/

fabiobp2000

victormagno dei uma olhada mas não explica como funciona, mas tem uns links interessantes no site.

Rodrigo Sasaki como seria isso de escrever os testes antes e como funciona o baby staps?

Como vcs conseguiram ficar programando sem Café?? ai já é tortura,rsrs

Rodrigo_Sasaki

Baby steps é resolver o problema passo a passo.

Quando te é apresentada uma questão, você pode pensar de uma maneira completa de resolver, mas esse não é o foco do dojo, o foco do dojo é cada um ir seguindo sua própria ideia, com ajuda dos outros, e não todo mundo seguir a arquitetura do primeiro cara que sentou na cadeira.

Então por exemplo, nós fizemos a análise de uma URL (separar protocolo, domínio, dizer se é válida, etc.).

Aí escolhe uma url, Ex: http://www.guj.com.br/

primeiro precisamos ver se o protocolo é válido, e é escrito um teste dizendo que o método validarDominio(String url) precisa retornar true se o protocolo for “http”, mesmo sabendo que existem outros, começamos do começo, após escrevermos o código para tratar este caso, fazemos outro teste incluindo “https”, ou “ftp”, e por aí vai, após validar todos os protocolos (ou os que vocês quiserem, pra não perder tempo) parte pra outra parte da URL.

Os testes podem ser feitos com JUnit ou o que vocês mais gostarem, nós usamos o Specs2 porque era um Dojo de Scala.

E outra coisa, se é visto que o piloto está tendo dificuldades, a plateia não deve falar ou “assoprar” nada, a não ser que ele peça ajuda. Isso é bastante importante, pois naquele momento a decisão é dele.

E é bom se o piloto puder narrar o que está fazendo, pra manter o negócio todo mais interativo e animado.

Ataxexe

Acho que seria legal fazer isto num dojo:

victormagno

Acho que você quis dizer “protocolo” e não “domínio” no seu exemplo…

Rodrigo_Sasaki

Hahahaha, isso mesmo :slight_smile: isso que dá programar e escrever ao mesmo tempo :slight_smile:

Valeu por ter observado, vou editar lá

fabiobp2000

Ataxexe a intensão é que as turmas futuras continuem com o projeto, estamos pensando em montar um blog sobre esse dojo.

Seria um dojo de Java, esse git q vc postou é interessante como modelo.

Como sugeriram ai vi esse site http://dojopuzzles.com ele é ótimo, mas não tem as dificuldades encontradas e nem as soluções.

Rodrigo_Sasaki

Mas é aí que entram os participantes do dojo :slight_smile: Não existe só uma solução válida, e as dificuldades vão variar. É aí que tá a graça da coisa.

fabiobp2000

Pode crê, vou montar um blog falando da nossa dificuldade e experiencias.

Obrigado a todos pelo feedback, vai ser muito util.

Criado 26 de dezembro de 2012
Ultima resposta 26 de dez. de 2012
Respostas 10
Participantes 4