Pessoal
É o seguinte, eu sou novo em Java porem já programei para WEB em outras tecnologias (.Net, Asp, PHP, etc).
Agora eu preciso desenvolver um servidor (multiplataforma e com possibilidade de escolonabilidade).
Com isso acabei chegando até o GlasFish como servidor, mas acabei ficando 100% perdido (heheheheh), em quais pacotes, utilizar nessa sopa de letrinhas que existe no Java (EJB, POJO, NETBEAN, etc, etc).
Eu já li varias documentações e até peguei a idéia, bem resumida, do que eles fazem mas ainda assim não consegui fazer a coisa funcionar.
Então nisso que eu venho pedir a ajuda da galera.
- Melhor começar com um Tomcat que um GlassFish ??
- Preciso deixar o server apenas respondendo a SOAP, porem de quais pacotes eu preciso (JAVA JRE, JAVA SE, JAVA EE)
- Preciso do AXIS ou Axis 2??
- Preciso de um Apache com servdor HTTP ou posso utilizar somente o TomCat / Glassfish.
- Qual o melhor IDE de desenvolvimento para isso (Eclipse SOA, Eclipse Indigo somente) ?? NetBens IDE ??
O que eu já tentei:
- Instalei o Java EE com Glashfish (windows)
Ele instala o Glassfish querendo ou não porem o java que ele instala fica na pasta jdk e me parece que é a JRE e não o Java EE (ou eu não entendi nada).
Varios how-to que vi na internet pedia o java 6 mas esse sempre ficava com o Java 1.6 quando ia criar o Web Service pelo eclipse. - Tentei com o Tomcat 6
Esse eu até consegui fazer algo junto com um tal de Axi ali ele meio que sozinho gerou um wsdl(acho que é assim que escreve) porem ele utilizada uma porta de monitoramento para pegar o result e não uma interface (como eu acho que é o correto).
Agora eu apaguei tudo de java na maquina (windows vista) e vou começar a reinstalar porem eu penso que o melhor para mim seria :
- Começar num TomCat (achei mais simples)
- Utilizar o Java EE e não SE ou JRE, Porem não acho na Oracle um pacote que venha somente o Java EE sem o GlashFish junto.
- Utilizar o Eclipse sou um pouco mais familiarizado com ele.
- Tentar montar um SOAP server simples para uma classe bem simples porem com o response pela propria classe não pelo monitaring.
Essa é a melhor opção ou você recomendam outras ??
Se sim como posso conseguir uns exemplos que rodem legal sem precisar instalar 200 componentes extras
( ou temos que instalar mesmo esses componentes??)
Bem eu sei que estou meio, para não dizer totalmente perdido no Java, porem não na linguagem a parte OOP e regras eu domino bem, mas esse monte de pacotinhos é que está me deixando louco.
Qualquer ajuda é bem vinda.
Abraços