Como montar uma JTable no net beans? (E faze-la funcionar, rs)

7 respostas
simone.tafinel

Pessoal,

Estou com a seguinte situação:

Tenho em meu BD uma tabela de pedidos e uma de itens de pedido. Preciso cadastrar os itens a partir da tela de pedidos, pra isso estou pensando em usar uma JTable.
Eu sei que é perguntar mta coisa num topico so, hehe, mas preciso saber como manipular a JTable, ja que o maximo que consegui até agora é clicar no JTable no pallet e arrastar pro meu form. Como faço para por exemplo, colocar os nomes que eu quero nas colunas?

7 Respostas

Mantu

Dê uma lida neste tutoria da Sun
http://java.sun.com/docs/books/tutorial/uiswing/components/table.html
Depois de Lê-lo, anote suas dúvidas e poste-as aqui.
Divirta-se!

loganwlogan

Aproveite e de uma lida também no tutorial do guj sobre JTable ele é muito bom, como vc está trabalhando com NetBeans eu aconselho vc procurar no site da java magazine as esdições que apresentam a criação de App no NB passo a passo me ajudaram muito quando comecei a estudar o NB, e lá mostra passo a passo como criar uma JTable colocando nomes nas colunas e tudo mais.

[]´s

Logan

V

Meu conselho eh para que vc utilize um modelo de tabela para sua JTable estendendo AbstractTableModel, onde vc pode implementar alguns metodos para facilitar seu trabalho como getComlumnName para atribuir nomes a suas colunas, como vc citou.

simone.tafinel

Alguns progressos…
Encontrei as propriedades que colocam o nome nas colunas…
Mas ainda estou com problemas no acesso ao banco, alguém tem algum exemplo de como acessamos o banco de dados para inserir e recuperar dados?

Veneno

Simone vc pegou aquela tabela pronta ??
e arrastou pra dentro do Frame ??

loganwlogan

Simone

vc pode criar na sua classe de banco de dados um método que retorne um vector, por exemplo, de objetos e vc passa esse vector como parâmetros para o seu TableModel e ele vai preecher a JTable.

[]´s

Logan

B

Olá Simone!

Espero que a essas alturas seu problema já esteja resolvido!!! :smiley:

Uma dica: logo depois de você arrastar a tabela do palette, você pode editar as propriedades das colunas e a quantidade inicial de linhas na visão “Properties”, “model”. Quando você clica no botão com as opções, “…” aparece um editor gráfico interessante. :wink:

[]s!

Tkm

Criado 13 de novembro de 2006
Ultima resposta 12 de dez. de 2006
Respostas 7
Participantes 6