Como mostrar uma mensagem no JSP?

Colegas,

Utilizo JSTL+Servlet. Estou fazendo uma página de cadastro e gostaria de mostrar para o usuário, através de mensagem, que o registro foi salvo, foi deletado, ocorreu um erro, etc . ou seja, gostaria de enviar uma mensagem do Servlet para o JSP e mostra esta mensagem através de JSTL lá no JSP.

Qual a melhor maneira de fazer isso ? Qual a melhor prática ?
Estava pensando em colocar na Session uma String - Mensagem. é o certo ?

Um abraco

Vimieiro

Não sei se o correto é esse mas sempre seto no request pois imagina toda msgem um set na session vai utilizar muita memoria, já no request ele seta vc recupera e já nao existe mais a informação ela é perdida assim vc não sobre carrega a sessão do browser.

Java Servlet

request.setAttribute("variavelRequestMsgErro", "Usuario e senha invalidos");

JSP JSTL

<c:out value="${variavelRequestMsgErro}" />

Opa Fabio brigado

Agora uma outra dúvida, lá no JSP coloco <c:out value="${variavelRequestMsgErro}" /> aonde ? pois tenho um botão Salvar :

<input type=“submit” value=“Salvar” onclick=“enviar(‘salvar’)” e estou na dúvida.

Vimieiro

Você pode por onde quiser…olha meu exemplo…eu crio uma classe no css onde as letras ficam vermelhas e o fundo cinza para destacar e deixo a mensagem aparecer quando setada no request…

No meu caso eu uso : request.setAttributes(“mensagem”,“Aqui vem a mensagem!!!”);

onde o primeiro campo é o nome do atributo e o segundo o valor que ele vai possuir…

&lt;form action="usuario.login.logic"&gt;
		&lt;div id="divLogin"&gt;

Login : &lt;input type="text" name="login" style="margin-left:28px;" /&gt;<br>
			Senha : &lt;input type="password" name="senha" style="margin-left:23px;" /&gt;<br><br>

Supervisor &lt;input type="radio" name="tipo" value="supervisor" checked="checked" /&gt;
			Representante &lt;input type="radio" name="tipo" value="representante" /&gt;

<p>
				&lt;input type="submit" value="Log In"&gt;
				&lt;input type="reset" value="Clear"&gt;
			</p>

<p >${mensagem}</p>	
		&lt;/div&gt;	
	&lt;/form&gt;

Exato, você pode colocar como o Giulliano mensionou.
Imagine essa tag <c:out> do JSTL como a label do HTML apenas escreve, o que tem dentro da tag.

Entendi + ou - gente

Entendi como passar do Servlet para o JSP mas …

Como o Browser vai saber quando é para mostrar a mensagem ???

Desculpe as perguntas bobas mas é por que estou engatinhando em J2EE

abs

Vimieiro :oops:

tranquilo cara…a sua JSP sempre vai mostrar a mensagem toda vez q ela for exibida…o que diferencia no caso é: existe alguma coisa na varíavel mensagem para mostrar ???

se eu fizer request.setAttributes(“mensagem”,"") ;
Não vai exibir conteúdo…
mas se fizer request.setAttributes(“mensagem”,“Aqui temos uma mensagem !!!”) ;

Vai brincando e fazendo uns teste q vc pega a prática logo…

Agora saquei !!!

Já até fiz um teste aqui e deu certinho !!!

Você deixa a mensagem como se fosse um Label e controla o seu conteudo ( " " ou “qq mensagem” através da Servlet !

Vou tentar fazer esta mesma mensagem sendo mostrada como um Alert !?

Vamos ver

Muito obrigado mesmo

Vimieiro :smiley: