Como não deixar salvar 2 estados com siglas iguais

12 respostas
R

Estou tendo que fazer o meu 1º projeto na faculdade e o professor pediu para fazermos o método cadastrar, consultar, salvar.

Porem quero adicionar um campo para não deixar salvar 2 Siglas iguais.

Segue meu código no salvar

public void adiciona (EstadoDTO estado){
    String sql = "INSERT INTO estado (sigla) VALUES(?)";
    try {
        PreparedStatement stmt = conn.prepareStatement(sql);
        stmt.setString (1,estado.getSigla());
        stmt.execute();
        stmt.close();

}
    catch (SQLException e) {
        throw new RuntimeException(e);
    }

}

Consigo inserir bonitinho na View, excluo, consulto, mas não sei fazer essa validação, alguem me ajuda?

12 Respostas

ViniGodoy

Na criação da tabela do banco, você deve inserir uma constraint UNIQUE.

Posta o SQL que você usou para criar essa tabela e o tipo de banco de dados que você está usando.

R

bom dia.

Segue como minha tabela estado, estava no banco

CREATE TABLE estado ( id_estado serial NOT NULL, sigla character varying(2) NOT NULL, CONSTRAINT chave_primaria_estado PRIMARY KEY (id_estado) )

Já mudei o sigla character varying(2) NOT NULL UNIQUE,

O sistema não esta deixando cadastrar com nomes iguais, agora preciso que o sistema exiba uma msg onde alerta que não pode por ter já cadastrado, como posso fazer?

ViniGodoy

Captura a exception no try catch e põe a mensagem de erro.

R

Não entendi o que você pediu para eu fazer, mas me retorna esse erro

[color=red] Exception in thread “AWT-EventQueue-0” java.lang.RuntimeException: org.postgresql.util.PSQLException: ERRO: duplicar valor da chave viola a restrição de unicidade “estado_sigla_key”
Detalhe: Chave (sigla)=(SP) já existe.
[/color]

ViniGodoy

Aquele “catch” ali serve para você tratar erros:

public void adiciona (EstadoDTO estado){ String sql = "INSERT INTO estado (sigla) VALUES(?)"; try { PreparedStatement stmt = conn.prepareStatement(sql); stmt.setString (1,estado.getSigla()); stmt.execute(); stmt.close(); } catch (SQLException e) { if (e.getMessage().contains("estado_sigla_key")) { JOptionpane.showMessageDialog(this, "Estado duplicado!"); } else { throw new RuntimeException(e); } } }

R

ihh informei coisa errada o método que eu citei anteriormente é na minha DAO.

Esta show da forma que você me explicou, porem esse JOptionpane, não deveria ser dentro do método salvar na view?

Segue o código e como faço para fazer isso?

private void btSalvarActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {                                         
        EstadoDTO estado = new EstadoDTO();
        // estado.setSigla (txtSigla.getText());

if (novoEdit == true){
            if ((txtSigla.getText().equals(""))){
                JOptionPane.showMessageDialog(rootPane, "Nome em Branco");
            }

else{
                estado.setSigla(txtSigla.getText());
                EstadoDAO dao = new EstadoDAO();
                dao.adiciona(estado);
                JOptionPane.showMessageDialog(rootPane, "Cadastro Efetuado");
            }
            txtSigla.setText("");
            txtSigla.setEnabled(false);

}
        else if (novoEdit == false) {
            estado.setId_estado(Integer.valueOf(tbEstado.getModel().getValueAt(tbEstado.getSelectedRow(),0).toString()));
            estado.setSigla(txtSigla.getText());
            EstadoDAO dao = new EstadoDAO();
            dao.Editar(estado);
            JOptionPane.showMessageDialog(rootPane, "Cadastro Atualizado");
        }
        txtSigla.setText("");
        txtSigla.setEnabled(false);
        preencherTabela("");

btNovo.setEnabled(true);
        btSalvar.setEnabled(false);
        btDeletar.setEnabled(false);
        btEditar.setEnabled(false);
    }

Pois coloquei o código que você passou agora e na DAO fica apresentando para eu criar a classe
“JOptionpane” no pacote Estado.

ViniGodoy

Nesse caso sua DAO poderia:
a) Retornar um código de erro (false se não cadastrou, ou um número ou enum indicando o tipo de erro);
b) Disparar uma exceção criada por você, como uma EstadoDuplicadoException. Aí vc captura a exceção na VIEW e mostra a mensagem de erro.

R

ixe já não consigo acompanhar seu raciocínio mais não.

Consegue fazer um exemplo para eu me basear?

ViniGodoy
  1. Criar a classe da Exception:

public class EstadoDuplicadoException extends Exception { public void EstadoDuplicadoException() { super("Estado duplicado!"); } }

1. Dispara-la no DAO:

public void adiciona (EstadoDTO estado) throws EstadoDuplicadoException { String sql = "INSERT INTO estado (sigla) VALUES(?)"; try { PreparedStatement stmt = conn.prepareStatement(sql); stmt.setString (1,estado.getSigla()); stmt.execute(); stmt.close(); } catch (SQLException e) { if (e.getMessage().contains("estado_sigla_key")) { throw new EstadoDuplicadoException(); } else { throw new RuntimeException(e); } } }

ViniGodoy
  1. Usar isso na view:

try { estado.setSigla(txtSigla.getText()); EstadoDAO dao = new EstadoDAO(); dao.adiciona(estado); JOptionPane.showMessageDialog(rootPane, "Cadastro Efetuado"); } catch (EstadoDuplicadoException e) { txtSigla.requestFocusInWindow(); JOptionPane.showMessageDialog(this, "Estado duplicado!"); }

R

opa deu certo aqui, vou tentar fazer alguns ajustes que esta aparecendo a msg “Estado duplicado” ai clico em Ok vem a msg “Cadastro Efetuado” mas vou vendo aqui vlw mesmo brow.

Vou tentar nas outras tabelas dessa mesma forma que voce me ensinou.

C

Neste caso, com java e jdbc a melhor forma:

Na coluna do banco de dados, defina a sigla como unique.
No sistema, no mento de salvar… vai disparar um exceptions.
trate com try/catch, e com uma exception específica para a coluna “unique”, não com contains.
ai então, você poderá configurar uma mensagem e uma ação bem específica quando isto acontece.

Atenciosamente, Clarel

Criado 1 de setembro de 2014
Ultima resposta 2 de set. de 2014
Respostas 12
Participantes 3