Como não ficar maluco aprendendo mais de uma linguagem?

11 respostas
F

Galera… gostaria da opnião de vocês a respeito do aprendizado de novas linguagens de programação, pois recentemente me deparei com um dilema… explico melhor: eu preciso começar a estagiar e eu sempre programei em Java, faz uns 2,5 anos mais ou menos (além de Java eu programei umas 10 linhas de código em C++… :D)

O que é que está acontecendo, está surgindo bastante oportunidade pra programar em C#, então eu corri e comecei a aprender C#. Legal, linguagem fácil, muito parecida com Java, muito mais simples em alguns aspectos… porém, quando estou eu lá na segunda semana de aprendizado… surge uma oportunidade pra estagiar programando em C++, então eu largo o C# e caio de cara no C++… Isso meio que acabou dando um nó na minha cabeça (por exemplo, eu jurava que C++ tinha um garbage collector… :lol:).

Gostaria da ajuda de vocês, como eu posso aprender mais de uma linguagem ao mesmo tempo, sem dar um nó na minha (limitada) cabeça?

11 Respostas

rmendes08

Bem, eu acho um pouco difícil. Talvez o melhor seja você escolher qual você mais gosta ou qual das oportunidades lhe oferece mais vantagens e investir nela.

aconstantino

tem que saber a arte do standby rsrs
enquando vc esta focado em uma linguagem é como se vc só soubessa esta

quando pega para programar em outra…acaba relembrando

o problema é se pela manhã vc for programar em java, pela tarde em C# e a noite em C++

Alexandre_Saudate

Então… não dá! =P

Teve uma época em que eu trabalhava com VB e aprendia Java na faculdade. Muitas vezes, eu tentava instanciar variáveis em Java usando Dim =P Mas esse é um processo normal (acho que a área ocupada, no cérebro, é a mesma). O jeito é tentar se aprofundar o suficiente em todas e “chavear” (quando eu fazia essas confusões de linguagem, era só durante os primeiros cinco minutos em cada linguagem, depois funcionava bem).

[]´s

F

Sei… mas existem empresas que pedem mais de uma linguagem, tipo: Java C e C++, ou C#, Asp.Net e VB.Net… acho que esse é que tah sendo o grande problema, quando eu vejo uma oportunidade dessas eu penso: poxa eu sei C++, C# e Java, mas não sei Asp por exemplo, aí eu corro pra aprender Asp… e assim eu fico num ciclo vicioso… e termino não aprendendo nada…

entende?

F

dohko:
tem que saber a arte do standby rsrs
enquando vc esta focado em uma linguagem é como se vc só soubessa esta

quando pega para programar em outra…acaba relembrando

o problema é se pela manhã vc for programar em java, pela tarde em C# e a noite em C++

acho que então eh bom dar um tempinho entre uma linguagem e outra, feito o dohko falou: standby… o problema é que enquanto você dá um descanso pra mente… você fica pensando nas “oportunidades” perdidas pq vc não sabe uma linguagem… é complicado…

Alexandre_Saudate

Sei… mas existem empresas que pedem mais de uma linguagem, tipo: Java C e C++, ou C#, Asp.Net e VB.Net… acho que esse é que tah sendo o grande problema, quando eu vejo uma oportunidade dessas eu penso: poxa eu sei C++, C# e Java, mas não sei Asp por exemplo, aí eu corro pra aprender Asp… e assim eu fico num ciclo vicioso… e termino não aprendendo nada…

entende?

Ou seja, você acaba virando um profissional “pato” : anda, nada e voa. Mas não faz nenhum dos três direito.

[]´s

F

entende?

Ou seja, você acaba virando um profissional “pato” : anda, nada e voa. Mas não faz nenhum dos três direito.

[]´s

hehehehehehe
pois é cara… acho q você tá certo mesmo… o melhor é ter paciência e aprender “bem” cada linguagem de uma vez… pra não ser o tal pato da história…

Galera valeu pelos esclarecimentos…

Abraço!

rmendes08

entende?

Quanto a isso eu acho que você não deve se preocupar. Geralmente uma empresa assim não tem uma equipe especializada, não quer pagar bons profissionais e fica procurando bala de prata. No meu caso, eu tenho que trabalhar com Java e Adobe Flex, mas eu não preciso conhecer Flex tão profundamente quanto Java.

J

Se você sabe algoritmos sabe qualquer linguagem. O que muda é sintaxe.

System.out.println("Teste");

std::cout << "Teste" <<std::endl;

Console.writeline("Teste");

writeln("Teste");

printf("Teste");

........

Pense como algoritmo:

para x de 0 até 100 faça
escreve x

c++

for(int x=0;x<100;x++)
std::cout << x <

pascal

for x:=0 to 99 do
writeln(x);

Para aprender lnguagens, basta um bom livro.

fantomas

Como já foi bem dito, escolha uma que lhe mais agrada e lhe ofereça mais vantagens.

Se aprender uma bem já será um avanço surpreendente, aprender outras linguagens será consequencia de sua carreira profissional e seu interesse, é claro.

Oportunidades que pedem muitas linguagens ao mesmo tempo (C#, COLBOL, LISP, JavaScript etc…) geralmente são péssimas oportunidades. Vc fará manutenção durante muito tempo em sistemas “legados” resultantes de experiências não bem sucedidas.

flws

FrancoC

Depois de ler esse livro do Robert Sebesta http://www.amazon.com/Concepts-Programming-Languages-Robert-Sebesta/dp/[telefone removido]

vc teria dominio em linguagens de programação que nem inventaram ainda

Obs: a versão traduzida é um tanto quanto bizarra - http://www.submarino.com.br/produto/1/198485?franq=260173
mas com um olhar crítico sobre os termos utilizados vc consegue passar por cima

Criado 10 de março de 2010
Ultima resposta 12 de mar. de 2010
Respostas 11
Participantes 7