Como nao mostrar erro do jsp ao usuario?

eu tenho um formulario em html que chama um arquivo jsp que insere os dados no banco de dados.
mas quando o usuario preenche o formulario com o mesmo id e envia os dados aparece uma mensagem de erro do jsp.
eu queria que essa mensagem nao fosse mostrada ao usuario final!!!
tem como fazer um codigo em html, jsp ou sql que eu possa dar uma mensagem de erro ao usuario???

:wink:

[quote=belcris]eu tenho um formulario em html que chama um arquivo jsp que insere os dados no banco de dados.
mas quando o usuario preenche o formulario com o mesmo id e envia os dados aparece uma mensagem de erro do jsp.
eu queria que essa mensagem nao fosse mostrada ao usuario final!!!
tem como fazer um codigo em html, jsp ou sql que eu possa dar uma mensagem de erro ao usuario???

:wink: [/quote]

oi,

você pode definir uma error_page

você mapeia no seu web.xml

<error-page> <exception-type>java.lang.NullPointerException </exception-type> <location>/NPEerror.html</location> </error-page>

assim quando ocorrer uma NullPointerException o container se encarrega de exibir para o usuário a página NPError.html

Ou você pode generalizar e fazer assim:

&lt;error-page&gt;
    &lt;error-code&gt;500&lt;/error-code&gt;
    &lt;location&gt;/erro.jsp&lt;/location&gt;
  &lt;/error-page&gt;

ai independente do tipo de erro, ele irá chamar está página.

[quote=alpharagga]Ou você pode generalizar e fazer assim:

&lt;error-page&gt;
    &lt;error-code&gt;500&lt;/error-code&gt;
    &lt;location&gt;/erro.jsp&lt;/location&gt;
  &lt;/error-page&gt;

ai independente do tipo de erro, ele irá chamar está página.[/quote]

só uma correção, ai ele pega todos os erros de código 500 e joga para a página de erro…

Exatamente.

Boa noite,
eu fiz o arquivo web.xml e insere o error-page, so que o erro continua aparecendo!!!
e se nao bastasse eu perdi todos os meus arquivos do tcc atualizados!!!
eu mereco viu…
:frowning:

valeu pela ajuda! obrigada