Como obter HTML 'enxuto' com JSF?

[quote=AbelBueno][quote=Hebert Coelho]
O VRaptor ouço falar bem, mas se sua preocupação for framework para mercado de trabalho e achar profissional que conheça o framework eu não indico.[/quote]

De maneira geral eu concordo contigo que esta é uma preocupação válida.

No caso específico do Vraptor, acho que você não precisa procurar profissionais que conheçam o framework.
Se a pessoa conhece Spring MVC, por exemplo, ele vai achar Vraptor um passeio no parque.[/quote]Pois é, mas vi inclusive uma pessoa de rh preocupada pois não encontrava ninguém relacionada ao VRaptor para contratar.

Pode ser fácil, mas ainda assim eu não o escolheria por causa disso para um projeto que envolvesse muito dinheiro.

Se esse não é o caso aqui, vá e seja feliz. [=

[quote=Hebert Coelho]Pois é, mas vi inclusive uma pessoa de rh preocupada pois não encontrava ninguém relacionada ao VRaptor para contratar.

Pode ser fácil, mas ainda assim eu não o escolheria por causa disso para um projeto que envolvesse muito dinheiro.

Se esse não é o caso aqui, vá e seja feliz. [=[/quote]

A maioria vai na onda de “não vejo vagas, não vou aprender”, e quem toma a decisão pensa “não acho quem saiba, não vou usar”. E ficarão eternamente com as mesmas tecnologias e perderão a oportunidade de inovar e usar um framework fantástico. Isso não é só sobre o VRaptor, vale pra cada tecnologia nova, boa, produtiva e/ou melhor que existe e o pessoal não tem coragem de experimentar. Acho isso um erro. Talvez não caiba inovação em fábricas de software que são a maioria.

E voltando ao caso se a empresa quer usar VRaptor basta contratar alguém que conheça bem JSP e Servlets, ou Spring MVC, ou Struts. E o cara vai passear no VRaptor.

[quote=fredericomaia10][quote=Hebert Coelho]Pois é, mas vi inclusive uma pessoa de rh preocupada pois não encontrava ninguém relacionada ao VRaptor para contratar.

A maioria vai na onda de “não vejo vagas, não vou aprender”, e quem toma a decisão pensa “não acho quem saiba, não vou usar”. E ficarão eternamente com as mesmas tecnologias e perderão a oportunidade de inovar e usar um framework fantástico. Se a empresa quer usar basta contratar alguém que conheça bem JSP e Servlets, ou Spring MVC, ou Struts. Quando o desenvolvedor estudar o VRaptor vai ver o quanto é fácil. [/quote]Engraçado como conheço muita gente que pensa “não vejo vagas, não vou aprender” e tem aprendido outros “frameworks fantásticos”.
Bem… não vou continuar essa discussão pq não cabe a tópico uma vez cabe ao tópico.

Até editei meu comentário antes de vc responder pq não me refiro apenas ao VRaptor no que disse acima. Não me refiro a você Hebert. Me refiro a maioria que não estuda nada além do que usa na empresa. E muitos nem o que usam não estudam para compreender melhor, apenas usam.

JSF mesmo é uma vítima destes desenvolvedores que usam sem saber o mínimo necessário.

Falar isso é fácil, agora RH é RH :slight_smile:

VRaptor é VRaptor, nesse filtro inicial duvido que alguém saiba o que é action-based, sevlets e JSP :slight_smile: O equals aí é duro mesmo hehehe

Mas pra seguir na sugestão de frameworks action based, o Play! também tá fazendo sucesso

haha! Obrigado pela atenção que estão dando a minha dúvida! Me desculpem não responder logo, correria do trabalho…

Bem, eu estava justamento procurando por algo que trabalhasse como o JSP/Servlet pois eu queria abstrair a camada das páginas HTML do Java. Quer dizer que posso fazer isso com Frameworks específicos como SpringMVC/VRaptor/Mentawai/Struts(?) ?

Caso esteja falando besteira, me corrijam, estou estudando e não tenho tanto conhecimento nessa área.

[quote=Marcelo de Andrade]haha! Obrigado pela atenção que estão dando a minha dúvida! Me desculpem não responder logo, correria do trabalho…

Bem, eu estava justamento procurando por algo que trabalhasse como o JSP/Servlet pois eu queria abstrair a camada das páginas HTML do Java. Quer dizer que posso fazer isso com Frameworks específicos como SpringMVC/VRaptor/Mentawai/Struts(?) ?

Caso esteja falando besteira, me corrijam, estou estudando e não tenho tanto conhecimento nessa área. [/quote]Sim.

Só para corroborar com o que já disseram… Apache Wicket é um pouco exceção, pois é component-based e mesmo assim não o prende a usar nada mais do que html. É o melhor dos dois mundos! :smiley:

[quote=Hebert Coelho][quote=AbelBueno][quote=Hebert Coelho]
O VRaptor ouço falar bem, mas se sua preocupação for framework para mercado de trabalho e achar profissional que conheça o framework eu não indico.[/quote]

No caso específico do Vraptor, acho que você não precisa procurar profissionais que conheçam o framework.
Se a pessoa conhece Spring MVC, por exemplo, ele vai achar Vraptor um passeio no parque.[/quote]Pois é, mas vi inclusive uma pessoa de rh preocupada pois não encontrava ninguém relacionada ao VRaptor para contratar.

Nessa caso a culpa não é do RH e sim do gestor que solicitou a vaga!
Um bom programador Java aprende qualquer framework. Isso pode até ser um diferencial para a vaga, mas nunca um requisito obrigatório.
Se um gestor pensa que conhecer framework é a coisa mais importante para a vaga de trabalho, tenho até dó da pessoa que vai ser subordinada a ele. Eu evitaria trabalhar nessa empresa.
Além do mais, bons programadores aprendem o básico dos frameworks mais usados do mercado pelo menos para poderem concorrer nestas vagas.

Já em questão de projetos que envolvem muito dinheiro a questão não acho que seria o framework em si, mas o fato de ser mantido por uma empresa pequena. Escolher algo “maior” pode ter suas vantagens em um projeto grande e caro! É a mesma coisa que ter de optar entre o Linux Red Hat e o Slitaz.

[quote=AbelBueno][quote=Hebert Coelho]

Se a pessoa conhece Spring MVC, por exemplo, ele vai achar Vraptor um passeio no parque.[/quote]
Isso é verdade do conhecimento em action based ser suficiente para trabalhar com VRaptor. Mas na prática do que já vi, as vagas pedem VRaptor diretamente sem mencionar que o principal é ter conhecimentos de framework action based. Que pelo menos tenha experimentado VRaptor, gostado e esteja afim de aprender.

Outra questão é o próprio profissional já não querer a vaga para não ficar trabalhando em algo que não é tão valorizado no mercado como outros frameworks, é uma relativa perda de tempo em bagagem para o cara, isso é natural do ser humano, por mais que a tecnologia seja perfeita tecnicamente.

Não sei como está o marketing do VRaptor internacionalmente, mas isso ajuda muito no crescimento. O crescimento do uso tem que partir mais da própria desenvolvedora.