Não vejo nenhuma solução. Se quer ter controle e fazer ajustes finos de HTML, CSS e JS o melhor é não usar JSF.
Tem como melhorar os id’s dos elementos e tal, mas nada que ajude muito.
Hebert_Coelho
Esse é o comportamento não do JSF apenas, mas de um framework component based.
O que você poderia fazer é pesquisar sobre o JSF 2.2 que vem com a funcionalidade para limpar o html.
Note que agora é muito mais simples o HTML (sem o facelets), MAS você tem que ver se o primefaces está compatível com essa nova funcionalidade. [=
Li um pouco sobre o JSF 2.2 na Java Magazine. Parece bem mais interessante escreve-lo assim. Sabe se isso já funciona assim pra todo o JSF 2.2 Hebert?
Hebert_Coelho
fredericomaia10:
Sabe se isso já funciona assim pra todo o JSF 2.2 Hebert?
Para o JSF 2.2 sim, para componentes eu duvido fortemente.
J
jmmenezes
fredericomaia10:
Não vejo nenhuma solução. Se quer ter controle e fazer ajustes finos de HTML, CSS e JS o melhor é não usar JSF.
Tem como melhorar os id’s dos elementos e tal, mas nada que ajude muito.
Penso a mesma coisa! Se tem esse requisito, tente evitar ao máximo o acoplamento da camada de visualização com qualquer tecnologia que não seja HTML/CSS/JS.
Em compensação é bom colocar na balança o quanto estes ajustes finos valem a pena em pró da perda de produtividade.
rodrigo.uchoa
Use Apache Wicket
fredericomaia10
E qual seria a real razão para querer um HTML mais limpo?
Hebert_Coelho
rodrigo.uchoa:
Use Apache Wicket :)
Quem dera trocar um framework fosse opção cabível para o dia a dia…
Hebert_Coelho
fredericomaia10:
Fica mais fácil de um webdesign trabalhar em seu projeto. [=
Ou manipular os trem com jquery.
fredericomaia10
Hebert Coelho:
fredericomaia10:
Fica mais fácil de um webdesign trabalhar em seu projeto. [=
Ou manipular os trem com jquery.
Possíveis razões eu sei. =]
Estou querendo saber do autor do tópico. Quais seriam os motivos dele.
Hebert_Coelho
fredericomaia10:
Possíveis razões eu sei. =]
Estou querendo saber do autor do tópico. Quais seriam os motivos dele.
A tá, desculpa. :’(
javaflex
Desculpa ser muito direto, mas é melhor mesmo não usar nenhuma solução componente based.
Marcelo_de_Andrade
Questão de layout mesmo pois terei um front-end me ajudando e facilitaria a leitura do código.
Obrigado pela dica, procurarei saber do recurso no JSF 2.2
Alguém tem alguma dica então para trabalhar com Java web e não utilizar JSF e etc?
Hebert_Coelho
Marcelo de Andrade:
Alguém tem alguma dica então para trabalhar com Java web e não utilizar JSF e etc?
hum… não trabalhar com JSF?
igor_ks
Já que tem um web designer, manda bala tudo em framework action based
fredericomaia10
Se tem como opção mudar o framework parte pra algum action-based como VRaptor que é muito bom e tem curva de aprendizado bem baixa ou Spring MVC.
Hebert_Coelho
Só um detalhe, tem como você limpar também o CSS plotado pelo primefaces por exemplo, o que facilita a vida para um web design.
Action based tem SpringMVC que vc encontra mais vaga no mercado de trabalho. Tem também o Stripes que ouvi falar muito bem dele.
O VRaptor ouço falar bem, mas se sua preocupação for framework para mercado de trabalho e achar profissional que conheça o framework eu não indico.
A
AbelBueno
Hebert Coelho:
O VRaptor ouço falar bem, mas se sua preocupação for framework para mercado de trabalho e achar profissional que conheça o framework eu não indico.
De maneira geral eu concordo contigo que esta é uma preocupação válida.
No caso específico do Vraptor, acho que você não precisa procurar profissionais que conheçam o framework.
Se a pessoa conhece Spring MVC, por exemplo, ele vai achar Vraptor um passeio no parque.
fredericomaia10
AbelBueno:
Hebert Coelho:
No caso específico do Vraptor, acho que você não precisa procurar profissionais que conheçam o framework.
Se a pessoa conhece Spring MVC, por exemplo, ele vai achar Vraptor um passeio no parque.
+1
Hebert_Coelho
AbelBueno:
Hebert Coelho:
Pois é, mas vi inclusive uma pessoa de rh preocupada pois não encontrava ninguém relacionada ao VRaptor para contratar.
Pode ser fácil, mas ainda assim eu não o escolheria por causa disso para um projeto que envolvesse muito dinheiro.
Se esse não é o caso aqui, vá e seja feliz. [=
fredericomaia10
Hebert Coelho:
Pois é, mas vi inclusive uma pessoa de rh preocupada pois não encontrava ninguém relacionada ao VRaptor para contratar.
Pode ser fácil, mas ainda assim eu não o escolheria por causa disso para um projeto que envolvesse muito dinheiro.
A maioria vai na onda de “não vejo vagas, não vou aprender”, e quem toma a decisão pensa “não acho quem saiba, não vou usar”. E ficarão eternamente com as mesmas tecnologias e perderão a oportunidade de inovar e usar um framework fantástico. Isso não é só sobre o VRaptor, vale pra cada tecnologia nova, boa, produtiva e/ou melhor que existe e o pessoal não tem coragem de experimentar. Acho isso um erro. Talvez não caiba inovação em fábricas de software que são a maioria.
E voltando ao caso se a empresa quer usar VRaptor basta contratar alguém que conheça bem JSP e Servlets, ou Spring MVC, ou Struts. E o cara vai passear no VRaptor.
Hebert_Coelho
fredericomaia10:
Hebert Coelho:
A maioria vai na onda de “não vejo vagas, não vou aprender”, e quem toma a decisão pensa “não acho quem saiba, não vou usar”. E ficarão eternamente com as mesmas tecnologias e perderão a oportunidade de inovar e usar um framework fantástico. Se a empresa quer usar basta contratar alguém que conheça bem JSP e Servlets, ou Spring MVC, ou Struts. Quando o desenvolvedor estudar o VRaptor vai ver o quanto é fácil.
Engraçado como conheço muita gente que pensa “não vejo vagas, não vou aprender” e tem aprendido outros “frameworks fantásticos”.
Bem… não vou continuar essa discussão pq não cabe a tópico uma vez cabe ao tópico.
fredericomaia10
Até editei meu comentário antes de vc responder pq não me refiro apenas ao VRaptor no que disse acima. Não me refiro a você Hebert. Me refiro a maioria que não estuda nada além do que usa na empresa. E muitos nem o que usam não estudam para compreender melhor, apenas usam.
JSF mesmo é uma vítima destes desenvolvedores que usam sem saber o mínimo necessário.
Rodrigo_Sasaki
Falar isso é fácil, agora RH é RH
VRaptor é VRaptor, nesse filtro inicial duvido que alguém saiba o que é action-based, sevlets e JSP O equals aí é duro mesmo hehehe
Mas pra seguir na sugestão de frameworks action based, o Play! também tá fazendo sucesso
Marcelo_de_Andrade
haha! Obrigado pela atenção que estão dando a minha dúvida! Me desculpem não responder logo, correria do trabalho…
Bem, eu estava justamento procurando por algo que trabalhasse como o JSP/Servlet pois eu queria abstrair a camada das páginas HTML do Java. Quer dizer que posso fazer isso com Frameworks específicos como SpringMVC/VRaptor/Mentawai/Struts(?) ?
Caso esteja falando besteira, me corrijam, estou estudando e não tenho tanto conhecimento nessa área.
Hebert_Coelho
Marcelo de Andrade:
haha! Obrigado pela atenção que estão dando a minha dúvida! Me desculpem não responder logo, correria do trabalho…
Bem, eu estava justamento procurando por algo que trabalhasse como o JSP/Servlet pois eu queria abstrair a camada das páginas HTML do Java. Quer dizer que posso fazer isso com Frameworks específicos como SpringMVC/VRaptor/Mentawai/Struts(?) ?
Caso esteja falando besteira, me corrijam, estou estudando e não tenho tanto conhecimento nessa área.
Sim.
rodrigo.uchoa
Só para corroborar com o que já disseram… Apache Wicket é um pouco exceção, pois é component-based e mesmo assim não o prende a usar nada mais do que html. É o melhor dos dois mundos!
J
jmmenezes
Hebert Coelho:
AbelBueno:
Hebert Coelho:
Nessa caso a culpa não é do RH e sim do gestor que solicitou a vaga!
Um bom programador Java aprende qualquer framework. Isso pode até ser um diferencial para a vaga, mas nunca um requisito obrigatório.
Se um gestor pensa que conhecer framework é a coisa mais importante para a vaga de trabalho, tenho até dó da pessoa que vai ser subordinada a ele. Eu evitaria trabalhar nessa empresa.
Além do mais, bons programadores aprendem o básico dos frameworks mais usados do mercado pelo menos para poderem concorrer nestas vagas.
Já em questão de projetos que envolvem muito dinheiro a questão não acho que seria o framework em si, mas o fato de ser mantido por uma empresa pequena. Escolher algo “maior” pode ter suas vantagens em um projeto grande e caro! É a mesma coisa que ter de optar entre o Linux Red Hat e o Slitaz.
javaflex
AbelBueno:
Hebert Coelho:
Isso é verdade do conhecimento em action based ser suficiente para trabalhar com VRaptor. Mas na prática do que já vi, as vagas pedem VRaptor diretamente sem mencionar que o principal é ter conhecimentos de framework action based. Que pelo menos tenha experimentado VRaptor, gostado e esteja afim de aprender.
Outra questão é o próprio profissional já não querer a vaga para não ficar trabalhando em algo que não é tão valorizado no mercado como outros frameworks, é uma relativa perda de tempo em bagagem para o cara, isso é natural do ser humano, por mais que a tecnologia seja perfeita tecnicamente.
Não sei como está o marketing do VRaptor internacionalmente, mas isso ajuda muito no crescimento. O crescimento do uso tem que partir mais da própria desenvolvedora.