Como pegar a linha de um elemento XML

Bom, preciso validar a estrutura de um documento XML, esta validação já fiz. Porém quero que ao encontrar um erro em algum elemento do XML, pegar em qual linha do documento isto ocorreu e acrescentar na minha mensagem de erro. Algo assim: “error na linha 11 do XML”.
Estive analisando a API DOM do java, para tentar encontrar algum objeto/método que fizesse isso, mas não achei nada parecido… alguém sabe como posso fazer? estou usando a API DOM mesmo.
Obrigado pela atenção desde já.

Por favor ninguém tem uma dica? a única idéia que veio em mente… foi de que eu tinha que percorrer este arquivo na “mao” e comparando linha a linha… ou algo assim mas não sei ainda…

por favor?

Olha, a ideia que tenho não sei se é aplicavel ao seu projeto, mas de qualquer jeito:

Esse xml vai ser salvo no hd ?

se sim, voce podeira abrir esse xml e trabalhar com ele no java. (como abrir o xml: http://guj.com.br/articles/13) depois na hora de ler o arquivo inteiro:
(obs leia o tutorial que voce vai entender a manipular o arquivo)

String aux = new String();
int contador = 0;
while((aux = leitor.readLine()) != null){
   // ai aqui dentro voce trabalha linha a linha do seu xml até achar o erro que voce quer
   // e bota um contador aqui e cria uma exception que recebe esse contador.
   //dai pronto, voce gera a menssagem de erro da forma como voce quer, mostrando o numero da linha e algo 
   // a mais que voce queira.
   contador = contador +1;
} 

mas enfim, voce pode utilizar isso sem ter gravado no disco, mas voce vai ter que percorrer do mesmo jeito teu xml inteiro.
enfim, espero ter ajudado.
Salute. 8)

Então… para eu fazer a validação deste XML, eu estou utilizando a API DOM do java… e pego todas as tags deste docuemnto que eu quero validar… eu não o “percorro” linha a linha como vc mencionou. Não sei se seria uma boa idéia, e se isso seria tão fácil para mim implementar em meu caso, mas de qualquer forma obrigado pela sugestão.
Basicamente eu queria localizar a linha onde está o nodo de um arquivo XML, como fazer isso?