Como pegar a lista de tabelas usando JPA

Senhores tenho uma aplicação com a seguinte arquitetura: JPA, Hibernate, JSF, Spring e RichFaces:
Estou precisando criar um método onde ele me retorne um array contendo todas os nomes das tabelas do banco.

Exemplo: [“Pessoa”,“Cliente”,“Vendas”]

Alguem ja passou por isso?

Usando JPA/Hibernate, você deve ter os nomes das tabelas mapeadas por annotations/xml, certo? Assim você pode pegar esses valores programaticamente, se você for fazer isso via SQL, fica dependente do banco.

Mas quando se utiliza essa arquitetura, você não deveria precisar se preocupar com essas coisas, como nomes de tabelas. :wink:

Flw! :thumbup:

Olha antes de tudo obg pela resposta.

Eu tenho sim todas as entidades anotadas utilizando da anotação @Entity
Porém estou com um problema que preciso dos nomes das tabelas para que eu possa gerar um tela para o usuário de forma dinamica.

Sei que não posso utilizar de SQL. Porém como tenho utilizado no Ruby on Rails essa funcionalidade acho que aqui no JPA/Hibernate deve ter algo parecido.

Grato!

Com elas anotadas, você consegue pegar via reflection as annotations das classes, e aí chega aos nomes das tabelas mapeadas.
Não sei como é feito no RoR, mas tenho certeza de que você terá muito mais trabalho. :mrgreen:

Flw! :thumbup: