Como "pegar parte da URL"

2 respostas
wendigo

Bom talvez o titulo não ajude muito mais vou tentar explicar o quero fazer. Mas antes gostaria de esclarecer que não tenho experiência alguma com desenvolvimento.

Como trabalho da Facul o prof mandou desenvolver um sistema x. Bom no meu sistema eu criei um sistema de permissões que funciona assim.
Na minha base de dados eu tenho pessoa que pertence a algum grupo (adimin/user) uma tabela de modulo que tem o id, link e uma tabela de permissão que tem como pk id_modulo e id_grupo.

Por exemplo: xxx/index.jsp //Apresenta a tela de login e registra na sessão.
Ai eu dou um clique em cadastrar alguma coisa… digamos que o nome seja cadMusica.jsp… fazendo isso sou redicionado para xxx/cadMusica.jsp

O que eu quero é um meio de recuperar o cadMusic.jsp e colocar em alguma variável do tipo String. Ai eu posso fazer uma consulta no BD e ver se o user logado tem ou não permissão para Visualizar/Inserir/Alterar/Excluir.

Faz um tempo que eu to pensando nisso e cada vez mais me convenço que estou fazendo do modo errado. Afinal como é feita a validação de permissões em um sistema padrão?

2 Respostas

gomesrod

Olá,

Para pegar o caminho solicitado, utilize request.getServletPath()

Quanto à sua outra pergunta, se os sistemas de verdade são feitos desse jeito: O mais indicado é utilizar o sistema de segurança padrão do Java EE, em que as permissões são dadas através de configuração. O servidor trata isso automaticamente, sem que se precise programar em cada página.
É um assunto um pouco longo. Você pode saber mais sobre isso no tutorial oficial (http://download.oracle.com/javaee/5/tutorial/doc/bncat.html) ou através de alguns livros que explicam de maneira mais simples (Como o “Use a Cabeça JSP & Servlets”)

Mas por enquanto, para o trabalho de faculdade, está ok!

wendigo

Olá gomesrod,

Muito obrigado pela sua ajuda. Vou verificar como funciona. Depois dou retorno.
E obrigado pelo tutorial… vou ver se consigo “absorver” algum conhecimento. Meu inglês é péssimo.

Criado 7 de outubro de 2010
Ultima resposta 8 de out. de 2010
Respostas 2
Participantes 2