Como permitir que o usuário entre com null no Scanner?

Eu fiz um programa simples com vários scanners para serem digitados pelo usuário, só que eu queria deixar como opcional algumas entradas, por exemplo, bastasse o usuario dá enter e dai ele consideraria aquilo como null e pulasse pra proxima entrada. Só que ele não faz isso, qnd eu dou enter, ele conitnua esperando uma entrada qualquer do usuário. Como fazer?

Pode postar o código? Comportamento estranho esse.

A classe Scanner tem exatamente o mesmo problema do scanf do C.

Por exemplo, scanf ("%d", &x) em C fica tentando ler um número, mesmo que você fique digitando ENTER adoidado, e só vai parar quando você digitar um número e teclar ENTER.

A mesma coisa acontece com x = scanner.nextInt() do Java.

Na prática, em C não se usa scanf (a menos que você queira criar um programa bem bobinho) e sim lêem-se as strings (talvez linhas, por exemplo usando o método fgets (stdin), e então convertem-se as strings (usando sscanf ou então as N funções de conversão disponíveis).

Da mesma forma, eu não recomendaria usar diretamente a classe Scanner para ler diretamente do teclado. Use BufferedReader para ler cada linha, e Scanner para pegar os valores desejados de cada string (ou então as conversões adequadas, como Integer.valueOf etc.)