Como persistir uma collection usando JDBC?

Pessoal, eu não manjo muito de jdbc e me surgiu uma dúvida no meio do caminho
Como eu persisto uma collection?
uma List por exemplo … pq como estou utilizando jdbc imagino que tenha que fazer isso na unha msm … mas ai eu tenho uma List com digamos 100 objetos, alguns deles existem no banco e outros foram recem inseridos, eu teria que percorrer a List e ir persistindo 1 a 1?

Utilizando JDBC sim, porém usando Hibernate, iBatis, EJB… você terá mais facilidade.

mas não fica muito lento?
internamente as APIs de mapeamento O/R fazem esse mesmo processo?

Hibernate é um framework voltado a persistência de Objetos, certamente ele está preparado para tornar a persistência seja do que for no BD, então quando se trata de hibernate… tudo é possível e fica mais fácil. OK ?

realmente o hibernate é um framework incrivel, mas nesse caso iremos usar jdbc na unha mesmo (trabalho braçal … rs!)

obrigado pela sugestão!

Boa sorte!!! rs

[quote=“Fierodd”]Pessoal, eu não manjo muito de jdbc e me surgiu uma dúvida no meio do caminho
Como eu persisto uma collection?
uma List por exemplo … pq como estou utilizando jdbc imagino que tenha que fazer isso na unha msm … mas ai eu tenho uma List com digamos 100 objetos, alguns deles existem no banco e outros foram recem inseridos, eu teria que percorrer a List e ir persistindo 1 a 1?[/quote]

Sim. Mas como foi falado, você poderia utilizar o Hibernate que já provê uma forma bem transparente para persistência de coleções.