Como personalizar componentes do JSF com CSS?

2 respostas
wladyband

Estou aqui novamente solicitando a ajuda de vocês, infelizmente acredito que existam muitas pessoas que tenham preconceito com JSF, principalmente nos fóruns de discussões como o GUJ.

http://www.guj.com.br/java/311081-algumas-duvidas-sobre-jsf

Atualmente estou num projeto e estamos tendo bastante dificuldade para mexer em programação visual, estou me referindo á parte de JSF, infelizmente não tenho como passar tudo o meu conhecimento para eles, eu estou como Back-End e os meu dois parceiros estão como Frond-End no projeto, fizeram várias tentativas em buscar fontes de informação que mostre modelos JSF com CSS, o problema deles não é implementar os componentes, porque além do mais existem muitos bons exemplos de componentes no site do PrimeFaces, OmniFaces, ICEFaces e RichFaces, o problema é customizar os componentes com CSS, poder modifica-los, isso é uma necessidades maior deles, porém se eu for tentar solucionar todos as dificuldade em programação visual, ou seja, Frond-End, não conseguirei dá conta dos problemas de programação Back-End, e para criar um projeto Web Java infelizmente vou precisar de uma equipe, não consigo fazer tudo sozinho.

Nós todos somos uma equipe de programadores que não conseguimos emprego no mercado de trabalho, e somo inexperientes, e inclusive fiz várias pesquisas para ajuda-los, mas as coisas que encontrei foi somente explicações de como implementar numa pagina os componentes, e na verdade não é isso que precisamos, o que precisamos é customizar os componentes do JSF com CSS de tal maneira que o sistema não pareça como um programa de desktop e sim uma pagina de Web como qualquer outra pagina, não sei se conseguiu entender.

eu sei que tem como aplicar ManagerBean com JSP sendo que não encontrei essa fontes de pesquisa.

Se alguém conhecer uma boa sugestão de site que mostre como personalizar os componentes do JSF com CSS ou sugestões de sites que mostre como combinar ManagerBean com JSP.
Fico grato por qualquer ajuda.

2 Respostas

adriano_si

Importante você tocar na questão do preconceito com JSF e logo depois citar que está tendo dificuldades exatamente por um dos motivos pelos quais esses preconceitos ocorrem.

Perceba, eu não tenho preconceito algum com JSF. O uso todos os dias, em uma versão antiga com Richfaces (que não é um dos mais adorados pela comunidade), mas uma coisa que aprendi é que JSF se encaixa perfeitamente bem em alguns cenários e simplesmente não se encaixa em outros.

Onde trabalho, ele cai como uma luva, pois agiliza o desenvolvimento de nossas telas e mantém um tempo de resposta bom.

Porém, o JSF quando você precisa ter que customizar no nível que você e sua equipe querem, ele começa a ficar “ODIÁVEL”. Pois ele não nasceu pra ser customizado. Pode se fazer? Pode, com certeza, mas dá um trabalho do cão que chega a um ponto que você percebe que poderia ter feito com HTML+CSS de forma mais simples e mais rápida, além da facilidade de manutenção.

Enfim, o JSF foi sendo cada vez mais deixado pra trás pelas pessoas por vários motivos, mas o principal pra mim em meus projetos pessoais, foi exatamente por conta da dificuldade de customizar, que acaba não compensando o esforço. Se sua aplicação vai depender de ajuste fino de HTML + JS + CSS, abandone o JSF. Lembrando que outros fatores também devem ser analisados.

adriano_si

Oh… Talvez, só talvez (pois não testei NADA referente a esse framework) isso lhe ajude na sua missão:

http://www.bootsfaces.net/index.jsf

Dando uma fuçada pela net estou vendo vários “FACES” da vida surgindo e esse é mais um deles.

Abraços e sucesso :wink:

Criado 7 de agosto de 2015
Ultima resposta 10 de ago. de 2015
Respostas 2
Participantes 2