Como posicionar e inserir um ImageIcon [resolvido]

Boa tarde.

Comecei a aprender Java a pouco tempo e estou desenvolvendo uma JFrame para um trabalho escolar e quero inserir algumas imagens em um JFrame, porém usando de varias tentativas não obtive sucesso. Uso netBeans como IDE, então a minha primeira pergunta é: O netBeans cria um diretorio chamado netBeansprojects portanto é la que deve ser colocado uma pasta com as imagens que vou inserir na JFrame?! segunda pergunta: existe algum método que posicione as imagens da form que eu quiser como setBounds(setBounds não funciona com ImaeIcon!)?

Irei postar parte do código que estou tendo esse problema.

[code]import javax.swing.;
import java.awt.event.
;
import java.awt.;
import javax.swing.text.MaskFormatter;
import javax.swing.ImageIcon.
;
public class aplicativotcc extends JFrame {

ImageIcon produto_imagem,produto_imagem1;

public aplicativotcc(){
super(“Faça a sua compra”);
Container tela = getContentPane();
setLayout(null);
produto_imagem = new ImageIcon(“aqui seria o diretorio completo do projeto a partir o c:\lata_coca.jpeg”);
produto_imagem1 = new ImageIcon(“aqui seria o diretorio completo do projeto a partir o c:\lata_delvalle.jpeg”);

int altura = produto_imagem.getIconHeight();
            int largura = produto_imagem.getIconWidth();

[/code]
Desde de já agradeço e agradeço a ajuda das pessoas sobre um outro tópico o qual não responde.

se vc quer por só a imagem no form, coloca um JLabel no lugar que vc quer q a imagem apareça e depois utiliza o metodo setIcon. Ex:

Icon produto_imagem = new ImageIcon("imgs/lata_coca.jpeg");
jLabel1.setIcon(produto_imagem);

Eu te aconselho a criar um pacote para conter só as imagens que vc vai usar. Ai quando vc for carregar as imagens vc passa a String assim: “pacote/nome_imagem”.
No exemplo acima a imagem lata_coca.jpeg estaria dentro do pacote imgs.

Eu aconselho fazer assim:

new ImageIcon(getClass().getResource("/pacoteprojeto/pastaimagens/imagens.jpg"));

Desta forma vc pega o caminho relativo da pasta.

Abraços!

1 curtida

Muito obrigado pela dica… Um abraço

Beleza cara!

Abraços