Como posso calcular posições dentro de um array?

[b]Olá pessoal , bom estou aprendendo a manipular o java , estou aprendo a usar vetores,matrizes , como arrayslist, estou com um problema
gostaria que pudessem me ajudar quem souber , gostaria de saber como calcular posições dentro de um array , preciso estanciar qual a maneira mais prática de fazer isso ?
toda ajuda eu agradeceria muito !

[quote=Wend][b]Olá pessoal , bom estou aprendendo a manipular o java , estou aprendo a usar vetores,matrizes , como arrayslist, estou com um problema
gostaria que pudessem me ajudar quem souber , gostaria de saber como calcular posições dentro de um array , preciso estanciar qual a maneira mais prática de fazer isso ?
toda ajuda eu agradeceria muito ![/quote]

Não entendi a pergunta… como assim, “calcular posições”?

Bom como uso vetor então vou ter várias posições no qual vc que está programando declara! eu queria saber como posso calcular todas essas posições !
assim oh declarei meu vetor!

Então cara… novamente a pergunta… como assim, “calcular”?

Você já tem o vetor, indo do indice 0 até 6, já que você declarou seu vetor com 7 posições…
Voce acessa cada uma das posições através da sintaxe:
vetor[indice]

Agora, o que você quer “calcular”?

Existem funções especificas para cada modelo de array, arrayList, Vector, List, onde vc informa o objeto e a função retorna o índice daquele objeto.

bom eu fiz um arraylist para guardar nas posições , nomes de frutas , data de vencimento , valor do produto e quantidade de compra !
tudo ae tranquilo , fiz um metodo pra calcular o valor e a quantidade , e eu consigo imprimir isso !
só que quando eu to usando o vetor , o valor individual de cada compra aparece , agora eu queria calcular cada valor desse que eu guardei entendeu ?
tipo eu faço uma compra , deu 30 na posição 0 do vetor ! só que quando eu compro novamente já é outra compra !