Como posso calcular posições dentro de um array?

[b]Olá pessoal , bom estou aprendendo a manipular o java , estou aprendo a usar vetores,matrizes , como arrayslist, estou com um problema
gostaria que pudessem me ajudar quem souber , gostaria de saber como calcular posições dentro de um array , preciso estanciar qual a maneira mais prática de fazer isso ?
toda ajuda eu agradeceria muito !

[quote=Wend][b]Olá pessoal , bom estou aprendendo a manipular o java , estou aprendo a usar vetores,matrizes , como arrayslist, estou com um problema
gostaria que pudessem me ajudar quem souber , gostaria de saber como calcular posições dentro de um array , preciso estanciar qual a maneira mais prática de fazer isso ?
toda ajuda eu agradeceria muito ![/quote]

Não entendi a pergunta… como assim, “calcular posições”?

Bom como uso vetor então vou ter várias posições no qual vc que está programando declara! eu queria saber como posso calcular todas essas posições !
assim oh declarei meu vetor!

Então cara… novamente a pergunta… como assim, “calcular”?

Você já tem o vetor, indo do indice 0 até 6, já que você declarou seu vetor com 7 posições…
Voce acessa cada uma das posições através da sintaxe:
vetor[indice]

Agora, o que você quer “calcular”?

Existem funções especificas para cada modelo de array, arrayList, Vector, List, onde vc informa o objeto e a função retorna o índice daquele objeto.

bom eu fiz um arraylist para guardar nas posições , nomes de frutas , data de vencimento , valor do produto e quantidade de compra !
tudo ae tranquilo , fiz um metodo pra calcular o valor e a quantidade , e eu consigo imprimir isso !
só que quando eu to usando o vetor , o valor individual de cada compra aparece , agora eu queria calcular cada valor desse que eu guardei entendeu ?
tipo eu faço uma compra , deu 30 na posição 0 do vetor ! só que quando eu compro novamente já é outra compra !
eu queria imprimir o valor da posição 0 mais o da posição 1 quando eu comprar novamente entendeu ? se puder entender legal e puder me ajudar mto obrigado

não entendi o que você quer…
posta o código… explica por partes…

bom vou explicar por partes entao ,

blz no meu codigo , eu criei um metodo inserir que onde o usuario cadastra o nome da fruta, validade , preço e a quantidade que vai comprar , ver se dar de entender ?

no codigo acima eu tenho o calculo do preço vezes a quantidade onde estou imprimind para o usuario!

aqui nesse tou mostrando meus metodos de calculos q utilizei !

entao o problema é que só consigo imprimir o valor de cada compra !
eu queria saber de um jeito simplificado como posso guardar um valor , no caso que eu compre na 1 vez e quando comprar a 2 vez já some tudo !
no caso de eu ja ter comprando 30 e depois comprar mais 40 e somar tudo e visualizar p usuario !

acho que entendi…
existem outras maneiras para solucionar isto, mas vou explicar a que me parece mais ‘limpa’:

na sua classe VetorFrutas, crie o seguinte método

public double getTotalCompras(){
     double total = 0;
     for (int i = 0; i < vetor; i++){
        total = total + frut[i].getTotal();
     }
     return total;
}

OBS: me parece que seu vetor é uma variável global, se não for, passe o seu vetor como parametro…

e então, se desejar imprimir o total de todas as compras, de dentro da classe VetorFrutas, faça:

System.out.println(getTotalCompras());

era isto?
qualquer dúvida avise…

Pelo o que eu entendi, vc precisa criar uma variável pra guardar os valores do itens da compra ir somando cada item comprado nesse total, igual o alanrodrigues fez.

Testa isso e posta ae pra gente se funcionou.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!

Me desculpem, mas depois de 1/2 duzia de Erdingers Weisbier Weissbrau Dunkel (500ml) nao pude evitar :slight_smile:

[ ]'s