Boa tarde Amigos do GUJ!
Eu programo JAVA SE a uns dois anos! E nesses dois anos, algumas duvidas me perseguem quanto a “Criação Visual” dos meus programas!
Ao contrario de muitos aqui, eu não desenvolvo os Swings manualmente, na unha! Para facilitar a compreensão e otimizar o tempo, eu faço tudo utilizando as “Paletas” do NetBeans!
Ate ai tudo bem faço o programa, atribuo ações e tudo mais!
Minha única duvida é:
Como devo Proceder na criação do programa visual de forma que o mesmo “Desenho” feito em tempo de programação, seja o mesmo em tempo de “Execução”?
Confuso né?
Vou citar um exemplo:
Tenho um JFrame “Principal”. Nesse JFrame, tenho dois jPanel “Opção 01” e “Opção 02”!
Os dois jPanel foram desenhados pela IDE NetBeans utilizando a “Paleta”! Portanto, consigo ver os dois jPanel quando seleciono a opção “Projeto” do NetBeans!
“Eles não foram feitos via código!”
Aos dois jPanel, atribui a propriedade “setVisible(false)”. E, os mesmo só aparecerão quando forem chamados por seu botão especifico, fazendo com que, o jPanel que não teve o botão pressionado, continue oculto! Resumindo, apenas um jPanel ficar visível por vez!
A onde esta minha duvida é:
Tanto o jPanel 01 quando o jPanel 02, irão ocupar no JFrame Principal o mesmo espação quando estiverem visível!
No NetBeans, na hora de desenhar esses dois jPanel, como posso fazer esse desenho, pois quando estou desenhando, os dois estão visíveis pra mim!
Meu, minha aplicação quando esta rodando, fica perfeita! Porem quando estou desenhando ela fica uma verdadeira zona! É um jPanel ao lado do outro, os dois visíveis! Fica ruim ate de administrar o tamanho do meu JFrame com vários objetos que só irão aparecer quando forem chamados!
Ai oque eu fiz, coloquei os dois jPanel na aquela parte de ?Outros Componentes? que tem no Inspetor do NetBeans e desenho os dois lá, quando estiver em execução eu através do botão adicionaria eles no frame! Mais não aparece!
Sei que a duvida é boba, mais isso me assombra! Rsrsrsrsrs
Desde já agradeço!