Como programar em português!

Ae, só um toque pro pessoal, um pequeno comentário meu aqui pra comunidade:

Tem gente aqui dizendo que é essencial pra um programador saber ingles E que uma linguagem de programação SÓ pode ser boa em ingles, em portugues fica uma merda, etc.

Bom, vamos lá, é essencial sim saber ingles por que as linguagens que temos sao em ingles. Agora, achar que só essa lingua “serve” pra ser usada em uma linguagem de programação, é uma grande demonstração de conformismo e falta de conciencia cultural. Claro que ninguem é obrigado a ter “conciencia cultural”. Aqui no brasil se falavam várias linguas, os portugueses chegaram e OBRIGARAM os índios a falar português, agora os americanos OBRIGAM agente a falar inglês (nesse caso, ainda somos os índios da história), enquanto agente achar que não dá pra fazer nada com a nossa língua, agente vai ser índio e vai ser obrigado a aprender uma lingua estrangeira.

Claro que pra quem já sabe inglês, como nós, não é um problema ter que usar inglês, mas lembremos que nossos colegas aqui do brasil, que estão começando, e que vão trabalhar com nós no futuro, terão que aprender inglês, além de aprender a programar. Os americanos só precisam aprender a programar, o ingles ja vem de graça. Ou seja, nao é apenas uma pessoa, mas é um país que sai na vantagem por causa desse esquema. O nome disso é domínio cultural, que é PREJUDICIAL e agente não precisa aceitar e achar bom ainda! (geralmenta quem aceita e acha bom, não percebeu que é prejudicial ou não liga de sair no prejuízo).

A França é um bom exemplo, onde as pessoas não aceitam coisas em inguês, pois eles SABEM que é prejudicial e que é bom usar a sua própria lingua pra tudo, é uma cultura forte, a nossa pelo jeito é bem fraca, nós que fazemos ela ser fraca, nós somos os fracos.

Detalhe, o pessoal além de não incentivar nenhum projeto de linguagem em português, ainda CRITICA dizendo que é ridículo em português, dizendo por exemplo que é ridiculo por que tem acento!!! haha santa ignorância, usando UNICODE agente pode ter acento, podemos ter linguagens de programação mesmo em chinês usando ideogramas! funcionando da mesma forma!

Fred

A maioria das linguagens é em inglês porque pelo que sei o inglês é a “linguagem universal” de hoje em dia.
Logo, se eu tiver que mexer num código do meu colega de trabalho que é de outro país eu não terei problema.
E inglês é fácil de se aprender cara.

não existe linguagem universal, cada país tem uma língua…

tem razão, pessoas de diversos países podem trocar código em inglês, mas precisa ser pra sempre em inglês?

A maior parte da documentação e comunidade estará em inglês… que coincidentemente é a língua mãe de muitos autores.

Olha, convivo bastante com gringos e a visão dele eh totalmente diferente em relação a isso. No começo eles olham agente vamos dizer com os “zoio torto”, mas no dia a dia e com resultados eles acabam respeitando e muito, mas vai botar um gringo pra programar em outra lingua pra voce ver o que acontece.

rola um puta dum preconceito mesmo, quem ja sabe fala pra quem não sabe aprender ingles de uma forma tão simples… como se fosse algo a se aprender em 6 meses…

concordo em partes com o criador do tópico…na maioria delas…

por mais que se possa coloca acento, é uma coisa a ser evitada na minha opinião mesmo… getIdade por exemplo ou isAdulto ou coisa sdo tipo ficam meio zuadas na minha opinião…apesar de isso ser meio comum…

voltando pro lado do “valorisar a nossa lingua”, eu tb não gosto dessepreconceito todo mais infelizmente não é assim facil abrir a mente de quem é assim…

[quote=maior_abandonado]
voltando pro lado do “valorisar a nossa lingua”, eu tb não gosto dessepreconceito todo mais infelizmente não é assim facil abrir a mente de quem é assim…[/quote]

Realmente nos temos que valoriZAR a nossa lingua :slight_smile:

Eu também acho que o inglês é sim a língua universal. Toda vez que alguém quer internacionalizar algo, o faz traduzindo para inglês. Embora não seja a língua mais falada em quantidade de pessoas.

Acredito que se pede inglês nas áreas da informática porque, como nosso colega comentou, a maior parte da documentação e da própria web (vi uma estatística de que mais de 80% dos textos da internet estava em inglês há alguns anos atrás) está escrita em inglês ou, ao menos, tem uma tradução para o inglês.

Detalhe, voces dizem que a documentação está toda em inglês, está toda em inglês, por que eles escrevem em ingles, e como nós “pagamos pau” pra eles, escrevemos em ingles também, e ferramos os nossos compatriotas brasileiros, que se não souberem inglês, não podem entender a documentação. Estamos então ajudando americanos a aprender a programar, e atrapalhando os brasileiros a aprender, BELO trabalho de documentação, documentação pra quem?

O que o autor do tópico sugere, criar versões pra cada língua ?
Gente, por favor, essa moda de politicamente correto já encheu o saco, pra ser bem sincero.
É por ai que surgem idéias absurdas como cotas.
Ok, em 3 linhas consegui por lenha pra uma discução sem fim hehehehehe agora é tarde =P

OK, fredrischter.
Então faça uma versão pra cada língua existente no planeta. Afinal você poderá ter clientes americanos, indianos, chineses e é muito injusto eles terem que aprender português por causa de uma imposição maligna dessas =/

A documentação fica só pra quem ja sabe, pra quem não sabe, continua sem saber, que documentação é essa que agente escreve em inglês? Programas que escrevemos em inglês entram no mesmo barco, tanto ter documentação em portugues quanto ter linguagem em portugues, ambas ajudam quem fala portugues.

Imagine o seguinte cenário:
Você desenvolve um framework comercial muito utilizado por várias empresas ao redor do globo.
Você comercializa o código fonte, binários e documentação com essas empresas.
Qual a solução que pretende adotar?

• Escrever em inglês e fim de papo (a linguagem universal);
  • Escrever tudo em portguês pela liberdade (lol?) e foda-se o cliente se precisar de suporte e documentação;
  • Dar continuidade ao esperanto e ensinar a população terrestre uma nova lingua universal unindo todos os povos numa grande nação …blablabla;

OK, fredrischter.
Então faça uma versão pra cada língua existente no planeta. Afinal você poderá ter clientes americanos, indianos, chineses e é muito injusto eles terem que aprender português por causa de uma imposição maligna dessas =/[/quote]

Exatamente, uma versão pra cada língua, ou um padrão, realmente internacional, que não prejudique nenhum deles, um padrão que se adapte a cada língua. Isso é uma tarefa de inteligência que deve ser feita, assim como agente internacionaliza um software, agente pode internacionalizar uma linguagem de programação, não é nada de outro mundo, é apenas tecnologia a favor do desenvolvimento (tanto no sentido de aprendizado pessoal, quanto no sentido de desenvolvimento economico, de todos as nações, ao invés de beneficiar só uma)

OK, fredrischter.
Então faça uma versão pra cada língua existente no planeta. Afinal você poderá ter clientes americanos, indianos, chineses e é muito injusto eles terem que aprender português por causa de uma imposição maligna dessas =/[/quote]

Exatamente, uma versão pra cada língua, ou um padrão, realmente internacional, que não prejudique nenhum deles, um padrão que se adapte a cada língua. Isso é uma tarefa de inteligência que deve ser feita, assim como agente internacionaliza um software, agente pode internacionalizar uma linguagem de programação, não é nada de outro mundo, é apenas tecnologia a favor do desenvolvimento (tanto no sentido de aprendizado pessoal, quanto no sentido de desenvolvimento economico, de todos as nações, ao invés de beneficiar só uma)[/quote]
Já existe um nome pra isso: utopia.
Largamente pronunciada por demagogos.

Você desenvolve um framework comercial muito utilizado por várias empresas ao redor do globo.

• Escrever tudo em portguês pela liberdade (lol?) e foda-se o cliente se precisar de suporte e documentação;
  • Dar continuidade ao esperanto e ensinar a população terrestre uma nova lingua universal unindo todos os povos numa grande nação …blablabla;
    [/quote]

Trocar inglês por esperanto é um erro do mesmo tipo.

é ± por ai… tem mto pucha saco mesmo… entre outras coisas…

eu sou a favor de fazer a documentação em ingles mesmo ja que hj é a lingua mais comumente falada pelo mundo… mta gente ao redor do mundo sabe ingles mesmo q nao seja a lingua nativa, assim mesmo acho que algumas linguagens mto comumente faladas como o espanhol, o portugues inclusive tb deveriam ter sua versão da documentação tb…mais acho isso bem secundario…

o problema é excluir pessoa boa, com potencial por que não sabe ingles, em projetos que não tem nenhuma ligação com o exterior… gente que e´tão totalmente contra a tradução de IDES por exemplo (e que se pudesse até proibiria…rs).

quanto a ter se esforçado para aprender o ingles, puxa que bom, é uma coisa muito boa mesmo(eu nao to sendo ironico), o q é errado na minha opinião não é exigir ingles aonde é necessario, mais sim excluir o portugues aonde internacionalização nunca vai ser executada…

e sim, eu so PESSIMO em portugues mesmo… mais o q importa pra mim é a semantica e não a sintaxe… se é q vc ai em cima me intendeu…

OK, fredrischter.

Exatamente, uma versão pra cada língua, ou um padrão, realmente internacional, que não prejudique nenhum deles, um padrão que se adapte a cada língua. Isso é uma tarefa de inteligência que deve ser feita, assim como agente internacionaliza um software, agente pode internacionalizar uma linguagem de programação, não é nada de outro mundo, é apenas tecnologia a favor do desenvolvimento (tanto no sentido de aprendizado pessoal, quanto no sentido de desenvolvimento economico, de todos as nações, ao invés de beneficiar só uma)[/quote]
Já existe um nome pra isso: utopia.
Largamente pronunciada por demagogos.[/quote]

Tecnologias novas podem ser consideradas utópicas sim, se forem impossíveis ou dificeis de serem criadas, daí voce deve demonstrar isso, é realmente impossível ou impraticável? (ja que é utópico…)

Lembrando que antes agente só tinha software em ingles, daí trabalhou-se para traduzilos, e internacionalizalos, por que nao com as linguagens?

[/quote]

Trocar inglês por esperanto é um erro do mesmo tipo.[/quote]
A próxima vez aviso pra ligar o detector de sarcasmo…

Para programar em português, o mínimo necessário também é conhecer o idioma.

O que pelo tópico já se percebe não ser bem a verdade…

Aliás, uma coisa que eu não entendi: a “discussão” é toda em cima da linguagem em inglês, da documentação em inglês, ou dos programas terem suas variáveis/métodos/classes/etc. em inglês?