Como programar em português!

Olha eu até concordaria com você SE a maioria das pessoas soubesse realmente português…
Consciência, a gente, valorizar, concordâncias…E não falo para usar a forma culta da linguagem e sim para pelo menos evitar erros grotescos, se os brasileiros não sabem a própria linguagem que usam desde que nasceram, não dá pra ficar exigindo muito não é? Que dirá criar uma linguagem de programação em português .

Imagine o seguinte cenário:
Você desenvolve um framework comercial muito utilizado por várias empresas ao redor do globo.
Você comercializa o código fonte, binários e documentação com essas empresas.
Qual a solução que pretende adotar?

• Escrever em inglês e fim de papo (a linguagem universal);
  • Escrever tudo em portguês pela liberdade (lol?) e foda-se o cliente se precisar de suporte e documentação;
  • Dar continuidade ao esperanto e ensinar a população terrestre uma nova lingua universal unindo todos os povos numa grande nação …blablabla;
    [/quote]

Trocar inglês por esperanto é um erro do mesmo tipo.[/quote]
A próxima vez aviso pra ligar o detector de sarcasmo…[/quote]

Só quis dizer que, a primeira vista, pode se pensar em usar uma linguagem “sem patria” como o esperanto como solucao pra esse problema, mas ele continua sendo um problema do mesmo tipo, não se está internacionalizando as linguagens dessa forma.

Se for pra chamar de “demagogo” quem quer dar uma idéia de tecnologia nova, ou de prática nova. Da pra chamar quem “não tá nem aí” de “joão sem braço” ou de “preguiçoso”, ou de “conservador”, por não estar aberto a pensar em novas abordagens. Mas aí agente ficar rotulando não resolve o problema nem ajuda na discussao neh.

[quote=Veronicaaa]… se os brasileiros não sabem a própria linguagem que usam desde que nasceram, não dá pra ficar exigindo muito não é? Que dirá criar uma linguagem de programação em português .
[/quote]

http://www.guj.com.br/posts/list/86146.java

eu pelo menos achei um passo bem grande…

bom…claro que temos muito a melhorar na educação desse pais, a lingua é dificil pra caramba, os niveis educacionais estão no chão… mais isso não muda o fato de que aqui nesse pais tem muita gente criativa e competente…

Imagine o seguinte cenário:
Você desenvolve um framework comercial muito utilizado por várias empresas ao redor do globo.
Você comercializa o código fonte, binários e documentação com essas empresas.
Qual a solução que pretende adotar?

• Escrever em inglês e fim de papo (a linguagem universal);
  • Escrever tudo em portguês pela liberdade (lol?) e foda-se o cliente se precisar de suporte e documentação;
  • Dar continuidade ao esperanto e ensinar a população terrestre uma nova lingua universal unindo todos os povos numa grande nação …blablabla;
    [/quote]

Trocar inglês por esperanto é um erro do mesmo tipo.[/quote]
A próxima vez aviso pra ligar o detector de sarcasmo…[/quote]

Só quis dizer que, a primeira vista, pode se pensar em usar uma linguagem “sem patria” como o esperanto como solucao pra esse problema, mas ele continua sendo um problema do mesmo tipo, não se está internacionalizando as linguagens dessa forma.

Se for pra chamar de “demagogo” quem quer dar uma idéia de tecnologia nova, ou de prática nova. Da pra chamar quem “não tá nem aí” de “joão sem braço” ou de “preguiçoso”, ou de “conservador”, por não estar aberto a pensar em novas abordagens. Mas aí agente ficar rotulando não resolve o problema nem ajuda na discussao neh.

[/quote]
A questão é: de time que se esta ganhando, não se muda.

Peguemos o Java, por exemplo. Altamente difundida, o mundo inteiro já sabe como funciona (salvo alguns casos hehehe) pra que trocar de camiseta e cuasar tantos problemas?
Ok, vamos supor então que você queira uma tecnologia nova, outra linguagem, um .BR (bom nome, não acha?).
Vá em frente oras, se tiver capacidade e/ou conseguir montar uma comunidade que esteja disposta a mante-la… por que não? Faça-a em português, javanês (hehe essa foi boa) se ela tiver capacidade de ser um novo JEE, um .Net e o mercado aceitar parabéns, senão paciência, você vai continuar usando linguagens escritas em inglês simplesmente por terem sido criadas por pessoas que vivem em países de língua… inglesa.

Nessas hora que fico pensando no filme “O dia em que a Terra parou”, Klaatu fica brigando com a secretária dos estados unidos, falando “A sua Terra?”, com desdém, por que os humanos ficam se diferenciando dos outros seres que habitam o planeta, sem falar da separação dos humanos em nações.

Com isso dito, eu tomo uma posição totalmente contrária, devemos sim dar boas vindas para a lingua mais prática para conversarmos e trocarmos idéias com todo o mundo, e não ficar fazendo panelinha de nações. Culturas continuarão existindo independente da linguagem que a transmitirmos.

Infelizmente todo conhecimento em desenvolvimento de sistemas que possuimos é “importado” seja dos EUA ou nao. O mesmo acontece com as metodologias de desenvolvimento de sistemas, vem tudo “de fora”, nós apenas adaptamos a nossa necessidade. Nao vejo problema nenhum no fato de as linguagens de programacao serem em ingles, pois estas tecnologias e linguagens que utilizamos vem de lá(EUA). Quem ve problemas onde nao há só pode ser recalcado,bitolado ou muito tapado. :wink:

Já parou pra pensar no PORQUE das linguagens serem feitas em inglês (mesmo as criadas por pessoas que não falam o idioma)?

Simples: porque é um idioma simples: poucas palavras e pouca ambiguidade. Tá, existe um pensamento xenófobo que ronda países em desenvolvimento como o nosso, mas temos de tirar o chapéu para uma coisa: o inglês É um idioma direto. Conheço casos de empresas alemãs nas quais algumas reuniões (cujos participantes são todos alemães) são feitas EM INGLES. Por que? Por que os americanos dominaram? Não. Porque é menos ambiguo.

E portugues é ambiguo?

Pra c*. =|

E como!
Só para tu teres uma noção, nós temos quatro porquês! Escritos de formas diferentes e com significados diferentes e a quantidade de palavras homônimas e homógrafas nós temos?

Seguinte, já que vc falou em unicode, tenta compilar esse código:

public enum UnidadesDeMedida {
    m², mm²
}

Ué, o caracter unicode não funcionou, porquê será…

cara, isso pra mim é desculpa de quem não se esforçou, como disse outro colega mais pra cima dessa thread do fórum.

Se vc quer crescer, tem que pensar fora da caixa (brasil). Consequentemente, eu não quero que meus colegas indianos falem português, o inglês deles é ruim o bastante.

IMFHO

se, então, senão, classe, Tela, Cor, Texto, método, atributo, valor, Conexão

alguma palavra dessas que agente usa na programação, é ambigua em português e não é em inglês?

e se português é ambiguo pra c*, posso pedir 3 exemplos? se é tão ambigua, não deve ser difícil.

Mesmo, SE considerarmos ela ambigua (agora fora da programação), agente lida bem com a nossa ambiguidade. Assim com chinês, você pode falar que é uma linguagem ambigua, aí sim voce terá mais exemplos pra dar, mas os chineses lidam bem com essa ambiguidade, para eles não é ambiguo a ponto de atrapalhar. Se é ambiguo pra nós escutar chines, pra eles usar ideogramas é algo fluente e claro até onde é necessário, obviamente eles poderiam programar em ideogramas, não há nenhuma impossibilidade técnica aí.

Galera na area de informática o inglês é muito importante, não só por causa
das linguagens de programação mas as melhorers bibliografia são inglês :(.

Resumindo: Português SUCKS!!!

E como!
Só para tu teres uma noção, nós temos quatro porquês! Escritos de formas diferentes e com significados diferentes e a quantidade de palavras homônimas e homógrafas nós temos?[/quote]

“teres” talvez já é forçação de barra hahaha acho que tem um erro aqui também né, será que eu usei duas cedilhas na mesma palavra!! meu português realmente é péssimo!.. mas… o que isso tem a ver com a tecnologia e as linguagens de programação? em qualquer lugar do mundo as pessoas escrevem errado, esse é bem ooutro assunto.

Talvez ter quatro porquês é justamente pra reduzir a ambiguidade. Todas as linguagens tem mecanismos ambiguos e outros que servem pra reduzir a ambiguidade! É bem complicado avaliar isso e também não tem nada a ver com o assunto, que é a internacionalização de uma linguagem de programação, poder escrever, compilar e executar em qualquer lingua!

Por que ninguem aceita que isso é possível? Talvez seja por que ninguem aqui cria tecnologa, apenas usa as que existem…

[quote=qmx]Seguinte, já que vc falou em unicode, tenta compilar esse código:

public enum UnidadesDeMedida {
    m², mm²
}

Ué, o caracter unicode não funcionou, porquê será…

cara, isso pra mim é desculpa de quem não se esforçou, como disse outro colega mais pra cima dessa thread do fórum.

Se vc quer crescer, tem que pensar fora da caixa (brasil). Consequentemente, eu não quero que meus colegas indianos falem português, o inglês deles é ruim o bastante.

IMFHO[/quote]

Hora não funcionou por que a sintaxe não permite unicode! mas poderia perfeitamente! a String nativa do java é unicode, a do C era ASCII

[quote=fredrischter]se, então, senão, classe, Tela, Cor, Texto, método, atributo, valor, Conexão

alguma palavra dessas que agente usa na programação, é ambigua em português e não é em inglês?

e se português é ambiguo pra c*, posso pedir 3 exemplos? se é tão ambigua, não deve ser difícil.

Mesmo, SE considerarmos ela ambigua (agora fora da programação), agente lida bem com a nossa ambiguidade. Assim com chinês, você pode falar que é uma linguagem ambigua, aí sim voce terá mais exemplos pra dar, mas os chineses lidam bem com essa ambiguidade, para eles não é ambiguo a ponto de atrapalhar. Se é ambiguo pra nós escutar chines, pra eles usar ideogramas é algo fluente e claro até onde é necessário, obviamente eles poderiam programar em ideogramas, não há nenhuma impossibilidade técnica aí.[/quote]

Bom acho que não me referi à ambiguidade para palavras reservadas e sim em uma conversação como citou o colega anteriormente.
Simplesmente acho que deve haver um porquê das linguagens de programação serem em inglês, provalmente quem difundiu tenha sido americano ou pelo menos simpatizante da língua não é?
Existem teorias dizendo que os chineses chegaram à América muito antes de Colombo, mas não foi nunca nada documentando, perderam a vaga! Meu ponto é, alguém lançou assim, pegou moda e os outros foram atrás.

Mas se tu queres palavras ambíguas, te dou mais de três, jogo, manga, seca, colher, seção, sede, página, pia, planta, raiz, conserto/concerto, censo/senso, noz/nós, hera/era…

Eu acho o portugues uma lingua muito bonita, nao vejo nenhum problema com portugues.
A questao das linguagens de programacao serem em ingles nao eh somente porque alguns dos criadores de linguagens falam ingles. O ingles se tornou tao popular por causa da influencia economica que os USA tem sob os outros paises. Lembra um tempo atras quando escolas de ingles vendiam cursos dizendo que ingles eh a lingua dos negocios? Isso aconteceu com outras linguas tb, so ver como o espanhol ficou populaar de uns anos pra ca.
Isso poderia ter acontecido com o portugues tb.
Por isso que hoje o ingles eh tao falado e alguns chamam de linguagem universal e por tabela afetou a area de informatica.

//Daniel

E como!
Só para tu teres uma noção, nós temos quatro porquês! Escritos de formas diferentes e com significados diferentes e a quantidade de palavras homônimas e homógrafas nós temos?[/quote]

“teres” talvez já é forçação de barra hahaha acho que tem um erro aqui também né, será que eu usei duas cedilhas na mesma palavra!! meu português realmente é péssimo!.. mas… o que isso tem a ver com a tecnologia e as linguagens de programação? em qualquer lugar do mundo as pessoas escrevem errado, esse é bem ooutro assunto.

Talvez ter quatro porquês é justamente pra reduzir a ambiguidade. Todas as linguagens tem mecanismos ambiguos e outros que servem pra reduzir a ambiguidade! É bem complicado avaliar isso e também não tem nada a ver com o assunto, que é a internacionalização de uma linguagem de programação, poder escrever, compilar e executar em qualquer lingua!

Por que ninguem aceita que isso é possível? Talvez seja por que ninguem aqui cria tecnologa, apenas usa as que existem…[/quote]
Veja bem: existem quatro porquês onde TODOS tem exatamente a mesma fonética… preciso terminar a frase?

[quote=Veronicaaa][quote=fredrischter]se, então, senão, classe, Tela, Cor, Texto, método, atributo, valor, Conexão

Mesmo, SE considerarmos ela ambigua (agora fora da programação), agente lida bem com a nossa ambiguidade. Assim com chinês, você pode falar que é uma linguagem ambigua, aí sim voce terá mais exemplos pra dar, mas os chineses lidam bem com essa ambiguidade, para eles não é ambiguo a ponto de atrapalhar. Se é ambiguo pra nós escutar chines, pra eles usar ideogramas é algo fluente e claro até onde é necessário, obviamente eles poderiam programar em ideogramas, não há nenhuma impossibilidade técnica aí.[/quote]

Bom acho que não me referi à ambiguidade para palavras reservadas e sim em uma conversação como citou o colega anteriormente.
Simplesmente acho que deve haver um porquê das linguagens de programação serem em inglês, provalmente quem difundiu tenha sido americano ou pelo menos simpatizante da língua não é?
Existem teorias dizendo que os chineses chegaram à América muito antes de Colombo, mas não foi nunca nada documentando, perderam a vaga! Meu ponto é, alguém lançou assim, pegou moda e os outros foram atrás.

Mas se tu queres palavras ambíguas, te dou mais de três, jogo, manga, seca, colher, seção, sede, página, pia, planta, raiz, conserto/concerto, censo/senso, noz/nós, hera/era…[/quote]

Quanto voce cobra a hora/aula?? Talvez eu peça umas aulas particulares por que meu portugues é péssimo haha, mas português a parte… Você falou de moda, mas aí, nós que trabalhamos com tecnologia, devemos nos levar por modas? A tecnologia sempre é algo novo que é mais eficiente e tenta ser sempre melhor, a moda por outro lado, consiste em copiar simplesmente por que já é assim, não tem nada a ver com tecnologia.