Como programar em português!

E como!
Só para tu teres uma noção, nós temos quatro porquês! Escritos de formas diferentes e com significados diferentes e a quantidade de palavras homônimas e homógrafas nós temos?[/quote]

“teres” talvez já é forçação de barra hahaha acho que tem um erro aqui também né, será que eu usei duas cedilhas na mesma palavra!! meu português realmente é péssimo!.. mas… o que isso tem a ver com a tecnologia e as linguagens de programação? em qualquer lugar do mundo as pessoas escrevem errado, esse é bem ooutro assunto.
.[/quote]
2ª pessoa do singular… Eu sou do RS meu amigo e não uso o pronome “você”! Portanto está correto!

[quote=windsofhell]Eu acho o portugues uma lingua muito bonita, nao vejo nenhum problema com portugues.
A questao das linguagens de programacao serem em ingles nao eh somente porque alguns dos criadores de linguagens falam ingles. O ingles se tornou tao popular por causa da influencia economica que os USA tem sob os outros paises. Lembra um tempo atras quando escolas de ingles vendiam cursos dizendo que ingles eh a lingua dos negocios? Isso aconteceu com outras linguas tb, so ver como o espanhol ficou populaar de uns anos pra ca.
Isso poderia ter acontecido com o portugues tb.
Por isso que hoje o ingles eh tao falado e alguns chamam de linguagem universal e por tabela afetou a area de informatica.

//Daniel

[/quote]

Sim e eu já ouvi pessoas falando isso sobre o mandarim, mas sei lá, não deve ser muito fácil aprender!

Mandarim é mais facil de aprender do que inglês, e ingles é mais facil do que portugues… é a minha opinião…

Em relação a lingua ser mais bonita, acho que as linguas orientais são sim mais bonitas, depois vem as latinas e por ultimo as anlgo-saxonicas (ingles incluso, que é horrível)

De qualquer forma, todos poderiam programar nas suas linguas usando uma tecnologia q permitisse isso,

Nao sou fluente na lingua inglesa, mas consigo me virar. Cada vez mais se faz necessário o dominio de uma segunda e terceira lingua (espanhol). Se voce pretende estudar fora do país, voce deve saber pelo menos falar bem o ingles. Muitos dos livros sobre tecnologias sao em ingles, há de fato algumas traducoes (sofriveis) diga-se de passagem. :cry:

programar em português é paia

existem algumas linguagens que foram, de fato traduzidas pra outras linguas

uma vez eu ví um código VB que era todo em alemão, muito true

Acho que o colega ali que falou que mandarim é mais fácil de aprender do que português não sabe do que fala. A China tem uma quantidade tão grande de dialetos que mesmo que o dialeto oficial seja o mandarim nem todos os dialetos são compreensíveis entre si ( outro exemplo é o castelhano e o basco que não tem nada parecido e os dois pertencem a uma região próxima). Sintaticamente pode ser mais simples mas semanticamente não. Pergunte para alguém que sabe japonês quantos kanjis para “ta” ou “go” existem.
Beleza de língua não pressupõe facilidade de compreensão.

Até!

Conteudo em portugues é legal, ajuda, mas acho fundamental um bom conhecimento em inglês. Pessoalmente eu tenho uma grande dificuldade de aprender outra linguas, defeito de fabricação. Mesmo assim me esforço e consigo compreender relativamente bem. E nem por isso eu defendo a bandeira de traduzir linguagens em outras linguas q não as q elas foram originalmente criadas.

Para mim quem defende isso deveria deixar de ter preguiça e aprender inglês.

Para informática Inglês é o canal, mandarim pode ser q seja num futuro uma lingua interessante, mesmo assim acho q será mais fácil o governo chines bancar o aprendizado em ingles para ampliar mais ainda o seu comércio.

[quote=fredrischter]
Mandarim é mais facil de aprender do que inglês, e ingles é mais facil do que portugues… é a minha opinião…

Em relação a lingua ser mais bonita, acho que as linguas orientais são sim mais bonitas, depois vem as latinas e por ultimo as anlgo-saxonicas (ingles incluso, que é horrível)

De qualquer forma, todos poderiam programar nas suas linguas usando uma tecnologia q permitisse isso,[/quote]

Eu não sei, dizem que é mais fácil a gente aprender uma língua que seja semelhante à nossa.
Se tu falas uma língua latina consequentemente será mais fácil aprender outra língua latina.

Quanto a cada um programar em seu próprio idioma, isso seria uma verdadeira utopia!

programar no proprio idioma em projetos que envolvem equipes ou clientes no exterior acarreta em grandes problemas, se não for do exterior alguma possivel outra equipe ou o cliente, ai ja não vejo nada demais…

de repente o software é até pra alguma coisa especificamente brasilera, para uma empresa que só se encontra brasil… não a necessidade de saber ingles… assim mesmo isso é uma exigencia muitas vezes…

essa história de ambiguidade me lembrou de uma piada:

[i]"O director de uma importante companhia, desconfiado com a mudança de atitude de um de seus altos executivos, contrata um detective para esclarecer a situação.

• Quero que siga o Dr. Meireles durante toda a semana. Quero ter a certeza absoluta de que ele não está metido em algo duvidoso!
    Uma semana depois, o detective apresenta-se com a missão cumprida e lê o seu relatório:
  • Todos os dias da semana, o Dr. Meireles sai ao meio-dia do trabalho, apanha o seu carro, vai a sua casa almoçar, depois faz amor com sua mulher, fuma um de seus excelentes charutos e volta p’ró trabalho!
  • Muito bem. Fico aliviado. Obrigado. Pode apresentar a sua factura à minha secretária, e até à próxima.
  • Importa-se que o trate por tu durante trinta segundos, senhor Director?
  • Não, claro que não.
  • Posso ler o relatório novamente?
  • Faz favor.
  • Todos os dias da semana, o Dr. Meireles sai ao meio-dia do trabalho, apanha o teu carro, vai a tua casa almoçar, depois faz amor com tua mulher, fuma um dos teus charutos e volta p’ró trabalho!"[/i]

engraçado… mas prova a ambiguidade do idioma.

Não entendo por que a conversa pendeu pra ambiguidade da lingua.

Inglês também tem uma boa leva de palavras com mais de um sentido. Basta pegar um dicionário anglófono.

Caros, acho muitos argumentos de ambos lados dados aqui válidos. Mas está havendo sim preconceito.
Veja só, eu particularmento recomendo e ensino todas as convencões e regras que aprendi, entre elas, a nomeclatura de métodos e variáveis não deve conter acentos ou espaços. Mas entendo também que isso além de ser uma forma de simplificar (afinal, quanto mais recursos mais difícil de gerenciar a coisa), também é uma perda de riqueza de comunicação, que é, em certo aspecto, do que se trata isso tudo, já que se não fosse pra se comunicar com ninguém, cada um podia fazer da maneira que quisesse.

Tudo bem falarem que é uma utopia ter java (que tem a imensidão de 53 palavras reservadas) traduzido pra todo e qualquer linguagem, ou melhor, ter uma jdk com, por exemplo, as classes Number, Nombre, Numero, Número, Zahl, Tal e Getal todas juntas, mas ficar arranjando desculpa de dizer que português é ambíguo, difícil ou qualquer outra coisa, isso é um claro preconceito linguístico. Não estou dizendo que não é, mas adivinhem, nós já programamos em português, mesmo com toda nossa imperícia na língua vernácula (é claro que me incluo), já escrevemos algoritmos, rotinas (desde um SMS marcando um encontro em determindos local e horário, até procedimentos para uma neurocirurgia) que são processadas (já que não precisam de compilação/interpretação) e executadas. E tem mais, “utopia” e “impossível” são palavras muito fortes que geralmente não uso. Eu prefiro dizer “atualmente inviável”. Vai na mesma linha do “nunca diga nunca”.

Concordo com muitos dos argumentos atuais pra não se ter linguagem em português ou acentos no código. Mas sempre lembrando que isso é uma limitação da infra-estrutura de programação atual. Bah, falei demais, vou aguardar com um escudo as réplicas. :smiley:

Meu caro, esse teu post é extremamente preconceituoso.

Eu sou descendente de índio, e agora vejo um branco filhinho de papai falando que “índio é burro”? Sou índio, e falo inglês fluentemente, e qual o problema nisso? Sei falar até mesmo o maldito português que tu fala. E qual o problema disso? Aprendi a tua lingua assim como o inglês e hoje falo muito bem as duas, além da minha língua nativa.

Nenhum estadunidense me obrigou a falar inglês. Falo pq como disseram acima, é um diferencial para minha vida, além de que eu sempre acho que posso mais. Eu tenho cabeça boa para mergulhar em livros e aprender o que for necessário para acrescentar conhecimento na minha vida. Índio também fala inglês, português, e o que mais tu queira que eu fale. Não me venha com esses preconceitos.

E quanto a linguagem, eu gosto de programar em inglês. Seria um tanto chato programar usando SE ou invés d IF, ou sei lá o que mais.

[quote=fredrischter]Ae, só um toque pro pessoal, um pequeno comentário meu aqui pra comunidade:

Tem gente aqui dizendo que é essencial pra um programador saber ingles E que uma linguagem de programação SÓ pode ser boa em ingles, em portugues fica uma merda, etc.

Bom, vamos lá, é essencial sim saber ingles por que as linguagens que temos sao em ingles. Agora, achar que só essa lingua “serve” pra ser usada em uma linguagem de programação, é uma grande demonstração de conformismo e falta de conciencia cultural. Claro que ninguem é obrigado a ter “conciencia cultural”. Aqui no brasil se falavam várias linguas, os portugueses chegaram e OBRIGARAM os índios a falar português, agora os americanos OBRIGAM agente a falar inglês (nesse caso, ainda somos os índios da história), enquanto agente achar que não dá pra fazer nada com a nossa língua, agente vai ser índio e vai ser obrigado a aprender uma lingua estrangeira.

Claro que pra quem já sabe inglês, como nós, não é um problema ter que usar inglês, mas lembremos que nossos colegas aqui do brasil, que estão começando, e que vão trabalhar com nós no futuro, terão que aprender inglês, além de aprender a programar. Os americanos só precisam aprender a programar, o ingles ja vem de graça. Ou seja, nao é apenas uma pessoa, mas é um país que sai na vantagem por causa desse esquema. O nome disso é domínio cultural, que é PREJUDICIAL e agente não precisa aceitar e achar bom ainda! (geralmenta quem aceita e acha bom, não percebeu que é prejudicial ou não liga de sair no prejuízo).

A França é um bom exemplo, onde as pessoas não aceitam coisas em inguês, pois eles SABEM que é prejudicial e que é bom usar a sua própria lingua pra tudo, é uma cultura forte, a nossa pelo jeito é bem fraca, nós que fazemos ela ser fraca, nós somos os fracos.

Detalhe, o pessoal além de não incentivar nenhum projeto de linguagem em português, ainda CRITICA dizendo que é ridículo em português, dizendo por exemplo que é ridiculo por que tem acento!!! haha santa ignorância, usando UNICODE agente pode ter acento, podemos ter linguagens de programação mesmo em chinês usando ideogramas! funcionando da mesma forma!

Fred
[/quote]

Não é questão de aprender em 6 meses.

Eu tenho um bom inglês e me dediquei a vida inteira por isso.

Se o meu companheiro do lado não teve essa mesma dedicação, eu sinto muito. Inglês é um diferencial e tanto.

Quanto ao autor do tópico, não concordo em praticamente nada.

E nenhum americano nos obriga a aprender Inglês. O que acontece é que a maioria das tecnologias tem sua origem em países de língua inglesa e portanto nada mais natural que as palavras estejam em inglês. Se amanhã algum brasileiro for capaz de escrever uma tecnologia superior ao .NET ou Java em português, não teria nenhum problema nenhum em usa-la. E se os americanos não quizerem usar devido o idioma, azar o deles, pois eles estarão perdendo.