Como programar sem usar um editor de textos?

Como usar a linguagem Assembly “do zero”, sem usar criações de terceiros para programar?

Curiosidade, estava planejando aprender a fazer um ‘setPixel’ e um ‘Multi-thread’ em ASM, pegar alguns bits do modem/ethernet… Fazer um driver básico.

Porque assembly? Qualquer coisa no nível que você quer fazer daria um trabalho imenso, fora que o SO não permite que você faça acesso direto ao hardware. Se você quer usar assembly recomendo o uso com microcontroladores.

Por curiosidade junto ao objetivo de ampliar meu conhecimento. Por exemplo, eu criaria um driver básico para I/O de Ethernet, mas isso serviria para as mais variedades de modems? É uma informação que por exemplo, eu já saberia, se soubesse programar algo em ASM.

Eu achei isso muito legal, imaginei se esse dispositivo tivesse algum adaptador wi-fi ou de chip, daria para fazer algo bem semelhante á um celular. E por mais que pareça simples, o amigo desse video deve manjar de matemática, foi um algoritmo 3D-espacial, dá pra se locomover pelo mapa (ampliar, rotar).

Se eu soubesse Assembly, eu poderia fazer algumas coisas mais legais, nem que fosse só pra mim e o source pra galera. xD

Bom, acho que você está começando pelo lugar errado.

Bom, sugiro que primeiro aprenda sobre arquitetura de computadores, você está cometendo erros básicos, um exemplo é que não existe “I/O de Ethernet” e um modem não tem nada haver com isso. Outro motivo é que para programar drivers, não é necessário utilizar Assembly. Drivers são meramente uma “interface” para SO se comunicar com um dispositivo e podem ser programados nas mais diversas linguagens. O conhecimento de arquitetura não requer conhecimento de linguagem. Assembly não é a linguagem ideal para se apreender.

Para programar qualquer dispositivo, você deve conhecer a arquitetura desse dispositivo. Depois você vai escolher a melhor linguagem para isso.