Como receber e processar o formulário HTML

9 respostas
guisantogui

Gente estou iniciando com a programação web, mas tenho uma barreira que não estou conseguindo quebrar, minha dúvida é:

Como eu faço para enviar, editar e retornar a página html (as tags <form’s>) para o usuário? Para usar Servlet só posso usar jsp? tenho Xampplite instalado aqui como server!

Vlw pela força mais uma vez!

9 Respostas

allancmm

Kra, para receber os dados informados em um form, basta vc fazer algo do tipo:

String param = request.getParameter(“nome_do_parametro_do_form”):

espero ter ajudado.

guisantogui

ta mas tipo eu não tenho que definir de qual documento HTML ele vem? Tipo, não tenho q abrir como File e depois pegar esses dados? Devo ter tudo em uma mesma pasta para a vinculação ser possivel?

allancmm

kra, no proprio form vc especifica qual servlet vai receber os dados, tipo

Nome

no servlet, vc faz assim:

public Seu_servlet(){
doGet(…)…{

String nome = request.getParameter("nomeInformado");

}

}

guisantogui

Ok me ajudou a clarear esta parte, mas não consigo enxergar como a minha página web verá a minha servlet, as duas ficaram na mesma pasta? Ou a pagina procurará pela servlet?

Foi mal ai a ignorancia, mas naum sei mesmo como é feito este processo! :oops:

allancmm

entao, quando vc cria uma servlet, que nada mais eh que uma classe java com algumas especificidades, vc tem que mapea-la, assim seu servidor de aplicacao, no meu caso, eu uso o tomcat, sabe qual o nome da servlet, por exemplo, se vc cria uma servlet com o nome EfetivaPagamento e a mapeia com o nome efetivaPagamento, em qualquer página da sua aplicacao se vc colocar um link assim: , ao clicar no link, o servidor sabe que tem que instanciar a classe EfetivaPagamento.

espero ter ajudado, qlq coisa, posta ai

guisantogui

Bah, pode cre cara você me deu uma luz legal!!
Eu ando correndo um pouco então não terei tempo de estudar isso, mas no sabado e domingo eu vou pegar isso e ver o que acontece!
Vlw mesmo pela força!
Poderia só me esclarecer mais uma dúvida, tipo ouvi falar inumeras vezes aqui no guj sobre gassfish (assim q escreve?), tomcat, hibernate e talz, isso eh algo tipo banco mysql junto com apache?

vlw a força mais uma vez!

allancmm

O tomcat e o glassfish sao servidores web, ou seja, quando vc desenvolve uma aplicacao web, vc a implanta em um servidor web. O hibernate eh um framework de persistencia. Em miudos, eh uma meio mais eficiente de manipular bancos de dados, seja qual for o SGBD, mysql, sqlserver, etc.

guisantogui

Ouvi tb se falar sobre o JBoss, seria um hibernate pro TomCat??

allancmm

Nao, o Jboss tambem eh um servidor web, assim como o tomcat, mas acho que ele implementar o JEE como um todo. O tomcat nao implementa o JEE totalmente, assim o Jboss eh mais “robusto”.

Criado 8 de setembro de 2010
Ultima resposta 8 de set. de 2010
Respostas 9
Participantes 2