Como recuperar valor de Cookie em uma navegação com p:dock

Olá galera
Estou com dúvidas de como posso recuperar o valor de um login que foi armazenado em um cookie. Sendo que estou realizando a navegação pelo componente <p:dock>.
Estou utilizando @SessionScoped.
Cookie

public class AdicionaCookie {
    FacesContext context=FacesContext.getCurrentInstance();
    ExternalContext externalContext = context.getExternalContext();
    HttpServletRequest request=null;
    HttpServletResponse response = (HttpServletResponse) externalContext.getResponse();

public void addCookie(String login)throws IOException, ServletException{
            Cookie cookie = new Cookie(login, login);
            cookie.setMaxAge(24*60*60);
            response.addCookie(cookie); 
        }
    public String retornaCookie(String login){
        Map<String, Object> cookies = externalContext.getRequestCookieMap();
        Cookie cookie = (Cookie) cookies.get(login);
        return cookie.getValue();

}     
}

Página que recupera valores do login

<h:outputText value="Seja Bem Vindo!!!" style="text-align: left"></h:outputText><br/> 
 <h:outputText id="username" value="#{cookiebean.retornaCookie(autenticacaobean.loginAutenticacao)}" style="text-align: left"></h:outputText> //Para a primeira pagina funciona retorna o valor do cookie, mas se clicar em um menuitem do dock, já se perde o valor do bean... 
 <p:dock position="top">
                        <p:menuitem value="Usuarios" icon="/imagens/cadastro.png" action="#{redirecionamentobean.redirecionaAcesso()}">  
                        </p:menuitem>
                        <p:menuitem value="Instituições" icon="/imagens/instituicao.png" action="#{redirecionamentobean.redirecionaInstituição()}"></p:menuitem>
                        <p:menuitem value="Operadores" icon="/imagens/operador.png" action="#{redirecionamentobean.redirecionaOperador()}"></p:menuitem>
                        <p:menuitem value="Equipamentos" icon="/imagens/motor.jpg" action="#{redirecionamentobean.redirecionaEquipamento()}"></p:menuitem>
                        <p:menuitem value="Sensores" icon="/imagens/sensor.jpg" action="#{redirecionamentobean.redirecionaSensor()}"></p:menuitem>
                        <p:menuitem value="Variáveis" icon="/imagens/variavel.jpg" action="#{redirecionamentobean.redirecionaVariavel()}"></p:menuitem>
                        <p:menuitem value="Experimentos" icon="/imagens/experimento.png"></p:menuitem>
                        <p:menuitem value="Agenda" icon="/imagens/agenda.png" action="#{redirecionamentobean.redirecionaAgenda()}"></p:menuitem>
                    </p:dock>

Como poderia recuperar esse valor nas outras páginas?
Obs: estou utilizando FacesContext.getCurrentInstance().getExternalContext().redirect() para o redirecionamento de páginas.
Agradeço que puder me dar um help

O seu usuario logado não fica na sessão? Tipo… UserSession ou algo assim?

Pq não pega o cookie, e autentica o cara e seta o usuario no bean que controla isso?

outra coisa, pq vc redireciona?