Como redimensionar JFrame ao tamanho do monitor?

pessoal, como posso redimensionar o JFrame para o monitor que estou usando, eu fiz um programa em java em minha maquina e minha resolução do monitor e 1280x800 e é widescreen, fiz ela do tamanho do meu monitor, quando coloquei em outra maquina que o monitor e diferente o programa ficou torto, apareceu uma parte e a outra fora do monitor, e isso que eu quero quando iniciar meu programa, ele fique dentro do monitor.

Bom, não sei se é bem isso que você quer mas, você pode tentar colocar o método setLocationRelativeTo(null); no seu JFrame para que ele sempre apareça no centro da tela.

Não sei o que você quer fazer exatamente, mas olha o Toolkit.getDefaultToolkit().getScreenSize().
Ele retorna a resolução do monitor, ai voce pode fazer um setbounds com esse valor.

Se vc quiser inicializar a tela maximizada, basta usar esse codigo quando for chama-la.

TelaInicial tela = new TelaInicial(); tela.setExtendedState(JFrame.MAXIMIZED_BOTH); tela.show();

1 curtida

[quote=daniloCosta]Se vc quiser inicializar a tela maximizada, basta usar esse codigo quando for chama-la.

TelaInicial tela = new TelaInicial(); tela.setExtendedState(JFrame.MAXIMIZED_BOTH); tela.show();[/quote]

pessoal, me desculpe , houve equivoco da minha parte, mas o meu problema naum e redimensionar o JFrame, mas os componentes dentro dele, tipo JMenuBar, o JToolBar, JDesktopPane, JLabel, JInternalFrame.

tipo eu ja havia colocado setExtendedState(MAXIMIZED_BOTH); e os componente de dentro que estão ficando desalinhados.

alguem sabe como fazer?

Usa as constraints de localização quando for adicionar os componentes no seu JFrame. Exemplo:

jFrame.add(componente, BorderLayout.NORTH);

Assim ele se alinha automaticamente.
att,

[quote=Marck]Usa as constraints de localização quando for adicionar os componentes no seu JFrame. Exemplo:

jFrame.add(componente, BorderLayout.NORTH);

Assim ele se alinha automaticamente.
att,[/quote]

ok, mas onde eu coloco esse codigo no meu projeto?

Onde voce adiciona os componentes para o JFrame.
Se voce esta fazendo pelo Visual do NetBeans, voce pode clicar com o direito no JFrame, e tem uma Opção Layout. Vai mudando e ver o que fica melhor p voce!

Se mesmo assim voce tiver muitos controles dentro do JFrame, tipo, botões de Navegação, voce cria um JPanel, coloca estes controles dentro do JPanel e depois adiciona o JPanel no JFrame. Assim fica mais fácil de controlar a posição!

[quote=Marck]Onde voce adiciona os componentes para o JFrame.
Se voce esta fazendo pelo Visual do NetBeans, voce pode clicar com o direito no JFrame, e tem uma Opção Layout. Vai mudando e ver o que fica melhor p voce!

Se mesmo assim voce tiver muitos controles dentro do JFrame, tipo, botões de Navegação, voce cria um JPanel, coloca estes controles dentro do JPanel e depois adiciona o JPanel no JFrame. Assim fica mais fácil de controlar a posição![/quote]

teria um codigo que faça isso que vc me passou mas para DesktopPane? tipo JDesktopPane.add(componente, layout.NORTH);

Sim!

funcionou para JFrame esse codigo: add(JLabel ,BorderLayout.NORTH); como eu tenho um JDesktopPane o JLabel ficou atras dele

Adiciona tudo no JDesktop.
E o JDesktop no JFrame.