Como referenciar arquivo ".JASPER"?

galera, configurei meu relatório no iReport, gerei os arquivos .jrxml e .jasper,
os arquivos .jrxml bem como .jasper estão na pasta raiz do projeto (C:\Documents and Settings\User\Desktop\sigme12.03(1))
criei esse método pra gerar o relatório e um outro pra mostrá-lo.

[code]public JasperPrint gerar() {
JasperPrint rel = null;
try {
con = Conexao.getConexao();
HashMap map = new HashMap ();
String arquivoJasper = "relatproduto.jasper";
// String arquivoJasper = "/Documents and Settings/User/Desktop/sigme12.03(1)/relatproduto.jasper"; DÁ O MESMO ERRO !!!
rel = JasperFillManager.fillReport(arquivoJasper, map, con);
}
catch (JRException e) {
JOptionPane.showMessageDialog (null,e.getMessage());
}
return rel;
}

private void jBrelatorio(java.awt.event.ActionEvent evt) {
CadastroProduto cadprod = new CadastroProduto();
JasperPrint relat;
try {
relat = cadprod.gerar();
JasperViewer.viewReport(relat, false);
}
catch (Exception e) {
JOptionPane.showMessageDialog (null,e.getMessage());
}
}[/code]

erro: java.io.FileNotFoundException relatproduto.jasper
o q está errado, como referencio esse arquivo .JASPER ?? ou o problema é outro ???

Tente o seguinte. Coloque o arquivo dentro da raiz de sua aplicação. qundo for referencia-lo, coloque assim:

Você pode organizar seus relatorios em um diretorio na raiz da aplicação. Algo como relatorios (criativo não? rsrs). Ai basta substituir no codigo:

Avise se funcionar.
Até++;

vlw pela ajuda man !!!
consegui. obrigado !!!

Po!!!

Fiz igual mais comigo nao deu certo aparece uma mensage com o caminho do relatorio!
o que pode ser? o relatorio.jasper que nao foi feito direto? o relatorio foi feito bem simples e sem parametros.

Poste o erro ai que aa gente tenta resolver. Lembrem-se: as mensagens de erro são nossas “melhores amigas”. Interpretando-as corretamente é bem provavel que resolvamos o erro.

Galera eu tb estou com problema no ireport, mais nao com relatorio e sim com subrelatorio.
Criei um relatorio que tem apenas um field e dentro dele um subrelatorio mais que pega valores da mesma classe.
Criei este subrelatorio apenas para filtrar e calcular um valor total dos valores de cada filtro e um saldo que pega os valores totais de um filtro e subtrai do outro. só que o meu relatorio não que chamar de jeito nenhum o subrelatorio.

Obs:. no meu sistema eu utilizo uma servlet para pegar os arquivos .jasper.

Alguém poderia me ajudar?

Atenciosamente, Claucia.

estou usando a mesma classe para chamar o relatorio e ja coloquei o System.getProperty(“user.dir”) antes do relatorio e tal… porem me da o seguinte erro:

[quote]
net.sf.jasperreports.engine.JRException: Class not found when loading object from file : C:\projeto\pessoa.jasper
at net.sf.jasperreports.engine.util.JRLoader.loadObject(JRLoader.java:96)
at net.sf.jasperreports.engine.util.JRLoader.loadObject(JRLoader.java:64)[/quote]

amigo ja agradeço pela atenção

ola pessoal …
usei o codigo acima para executar o relatorio .jasper …
localmente funcionou, mas quando coloquei no java web start, da o seguinte erro:

access denied java.util.propertypermission user.dir read

o que pode ser ??

Provavelmente você terá que fornecer uma permissão de leitura ao diretório onde está o arquivo java. Procure informações sobre Policy + JWS.

Como faco isso ???
[/quote]