Como regristrar minha extensão no Windows?

E ae galera!
É o seguinte… Meu projeto salva na extensão “.pj”, como faço para registrar isso no Windows para poder abrir meus arquivos salvos com um duplo clique?
Estou pesquisando mais não acho nada…
Qualquer sugestão de palavras-chave é bem vinda… já pesquisei as básicas “how to registry windows”, “how to add new windows file extension”, etc…

Fiz um procedimento bem simples:

Criei um arquivo em disco com o nome de file.cristianclever
Cliquei em abrir, e obviamente o windows perguntou com qual aplicativo eu gostaria de abrir essa extensão.

Após esse procedimento verifiquei o registro do windows (regedit) e vi que o mesmo abriu uma nova chave em:

HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\FileExts.cristianclever

Resumindo, vc pode repetir o procedimento acima, e exportar o conteudo do do arquivo de registro para um arquivo .reg, dessa forma bastara vc executar o arquivo .reg para que a maquina reconheca sua extensao.

Muito provavelmente vc podera tbm inserir (sem o usuario visualizar este procedimento) as chaves correspondentes no registro do sistema… mas vc precisará obter informacoes sobre como isso pode ser feito…

Espero ter ajudado!

Muito bem pensado, valeu!

Para finalizar… eu fiz uma busca completa no registro e ‘montei’ um arquivo .reg com o seguinte conteudo de texto.
(note que eu usei uma nova extensão a ‘helloregedit2’)

A única chave que gerou um pouco de dúvida foi a:

HKEY_USERS\S-1-5-21-1812285003-1073417230-837300805-4236

esse número parece ser bem singular pra mim… então precisaria ver se ele se enquadra de maneira geral.

CONTEUDO DO ARQUIVO

Windows Registry Editor Version 5.00

[HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Classes.helloregedit2]
@=“helloregedit2_auto_file”

[HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Classes\helloregedit2_auto_file]
@=""

[HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Classes\helloregedit2_auto_file\shell]

[HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Classes\helloregedit2_auto_file\shell\edit]

[HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Classes\helloregedit2_auto_file\shell\edit\command]
@="D:\Cristian\app\EPP311~1\EDITPLUS.EXE “%1"”

[HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Classes\helloregedit2_auto_file\shell\edit\ddeexec]
@="[open("%1")]"

[HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Classes\helloregedit2_auto_file\shell\open]

[HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Classes\helloregedit2_auto_file\shell\open\command]
@="D:\Cristian\app\EPP311~1\EDITPLUS.EXE “%1"”

[HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Classes\helloregedit2_auto_file\shell\open\ddeexec]
@="[open("%1")]"

[HKEY_USERS\S-1-5-21-1812285003-1073417230-837300805-4236\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\FileExts.helloregedit2]

[HKEY_USERS\S-1-5-21-1812285003-1073417230-837300805-4236\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\FileExts.helloregedit2\OpenWithList]
“a”=“EDITPLUS.EXE”
“MRUList”=“a”

[HKEY_USERS\S-1-5-21-1812285003-1073417230-837300805-4236\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\FileExts.helloregedit2\OpenWithProgids]
“helloregedit2_auto_file”=hex(0):

Eu to fazendo uns testes desses tb, mas parece q os resultados saem diferentes cada vez que faço, ou mudam se eu reinicio o pc…
Deve haver algum comando simples de DOS para registrar isso… vou procurar mais…