Como rodar o Form Designer do netbeans SEM o arquivo.form ? Tem como fazer isso?

OPA !
Pessoal, andei pesquisando os tópicos, mas não achei exatamente a resposta pra essa pergunta…
É o seguinte:
No netbeans, como eu faço pra abrir o modo Design SEM ter o arquivo.FORM ? Acredito que o código que estou trabalhando foi feito no netbeans (com o modo design), mas não consigo encontrar o .form.
Alguém tem alguma dica do que eu posso fazer ? Já tentei criar um JForm e copiar o codigo antigo, mas não é possível fazer isso por causa do “blocked code”… Será que eu vou ter que redesenhar todos os componentes ???

HELP ME AÍ, POR FAVOR :smiley:
Agraceço desde já ! Valeu.

Se realmente foi isso, você está “na roça”.

Vai ter de redesenhar o form, já que o NetBeans só consegue carregar o arquivo .form (é um arquivo XML) para o form designer dele; não interpreta o código gerado. (Ouvi falar de alguns produtos pagos que interpretam o código gerado, mas o NetBeans, para simplificar, não faz isso.)

O Eclipse pode até ler o código gerado pelo NetBeans, mas o layout fica esquisito (mesmo usando o form designer do Eclipse, ele se perde todinho, principalmente se você usou o AbsoluteLayout do NetBeans.)

dá uma olhada no site www.nbextras.org, que me parece que agora tem um plugin que gera o .form apartir do codigo JAVA.

aki: http://www.nbextras.org/2006/04/25/1146003185144.html

Galera, valeu pelas dicas…

Agora eu to partindo pra essa ideia do giu, sobre o FormGenerator.

Eu li o README do módulo… mas não consegui usa-lo.
Ainda sou iniciante no java, e enquanto estive tentando fazer a coisa funcionar, surgiram algumas dúvidas que talvez sejam mais simples que eu imagino… o problema é a minha falta de base pra trabalhar em cima da coisa… :roll:

Deem uma olhada:

  1. o que que são os arquivos .nbm ?
  2. como faço pra usar os arquivos.jar ? Isso é uma coisa que tem me atrapalhado bastante…
  3. cacete… pra que serve o classpath !? é como um path normal do windows ?
  4. e, se alguem já tiver usado este módulo, pode me dar uma orientação? Pelo readme as coisas não foram, pra mim, muito úteis…

Ficarei muito grato se alguém puder me dar uma maozinha… sabem como é, o começo é sempre foda… (depois piora, hahaha) :lol:
Bom, obrigado pela colaboração de voces…
Até !

cara tu instalou o module? tu colocou o nbextras no netbeans e fez o update modules?
e .nbm é os arquivos de modulos do netbeans(NetBeansModules)

aki tem como instalar o update site do nbextras.org
http://www.nbextras.org/pages/howto-use.html

Então, cara…

Fiz o update certinho, e teoricamente não deu nenhum problema.
Carreguei o FormDesigner pelo proprio netbeans.

Agora, quanto ao uso do modulo, estou meio travado. Desculpe abusar da boa vontade, mas as vezes pra voces (obrigado, giu :smiley: ) é facil dar uma luz…
Poxa, no readme do FormDesigner, tem coisas do tipo:

  • Use Add Path button to add your source code paths for the classes you plan to use to generate the forms.

Onde ficam esses botões? Tem alguma coisa a ver com o Java Platform Manager que tem mencionado no tutorial pra netbeans aqui do guj?
E o que é o STANDALONE MODULE ? AAARGH !!!

As sugestões de tutoriais são muito bem-vindas. Tem alguma coisa boa que voces conheçam por aí?
Muito obrigado !