Como saber o indice do componente em um container?

Salve galera…

Seguinte, eu estou procurando uma maneira de saber qual o indice de um componente em seu container. Eu preciso pegar o componente, mas tenho q ficar testando pra ver onde ele esta.

Por exemplo…Eu tenho um JFrame e quero pegar os JButtons desse JFrame…Por enquanto naum estou usando JPanel ainda, pq eh apenas teste.

entaum eu tenho o seguinte esquema…1 JFrame e 4 JButtons, para pegar os JButtons eu faço assim.

this.getContentPane().getComponent(0); //aqui botao inserir
this.getContentPane().getComponent(1); //aqui botao alterar
this.getContentPane().getComponent(2); //aqui botao consultar
this.getContentPane().getComponent(3); //aqui botao imprimir

Deveria estar nesta ordem do codigo, pq os botoes estaum no JFrame nesta ordem…Mas, esta o contrario, o JButton inserir usa o indice 3, o alterar o 2, o consultar o 1 e o imprimir o 0…Entaum eu queria saber como faço para saber em qual indice o JButton esta, ou ate msm alterar seu indice…

Existe uma maneira de fazer isso ???

obrigado

Nas propriedades do JFrame você vai em tab order. Você pode alterar a ordem dos botões…

Diferente do Visual Basic, que vc tem que colocar o índice em cada componente, para organizar. No Java a medida que você arrasta os componentes eles se organizam (índice) sozinho.

Escrever código que dependa do número do componente dentro de um container é pedir para Deus que o mate e para o diabo que o carregue. Evite fazer isso; se precisar de alguma coisa que funcione assim, adicione esses componentes em um List ou array separado e tambem no seu container.