Como saber onde está o FOCO [RESOLVIDO]

4 respostas
cesarbruno16

Olá galera, estou com uma pequena dúvida que procurei em toda internet e por incrivel que pareça (ou por minha possivel má tecnica de procura) não consegui encontrar resposta, então lá vai!!

Estou desenvolvendo uma pequena aplicação com SWING e gostaria de ativar o evento de um botão por meio da tecla ENTER, obtive informações de que seria por meio do keylistener, então gostaria de saber como faço o JAVA saber que o meu botão está selecionado quando o Listener do ENTER for ativado!

E tambem gostaria de saber onde estabeleço o Keylistener, se é no JFrame ou no JPane do botão, desde já agradeço vossas atençoes!!!

4 Respostas

ivo_costa
Ivan_Alves

Fiz um dessa forma, adicione um evento de keyReliesed e depois verifique se a tecla digitada foi enter ou não dessa forma

seuComponente.addKeyListener(new java.awt.event.KeyAdapter() {
            public void keyReleased(java.awt.event.KeyEvent evt) {
                if(evt.getKeyCode() == evt.VK_ENTER){ //se pressionar enter então
                     //códigos
                }
            }
        });
JhowTroMundo

será que o ActionListener apenas não resolve?

cesarbruno16

Muito obrigado Ivan Alves, dessa forma que vc me mostrou resolveu da maneira como eu queria, e JhowTroMundo apenas o ActionListener não resolve, pois, estou me baseando numa aplicação que funcionará sem a necessidade de mouse, somente usando o teclado mesmo.

Muito grato pela atenção de todos e bons desenvolvimentos pra vcs!!!

Criado 6 de junho de 2011
Ultima resposta 6 de jun. de 2011
Respostas 4
Participantes 4