Como saber qual meu "nivel" de programador (PARA O CURRICULO)

Gente eu comecei a mais ou menos um ano a faculdade de computação, o que me deixa encabulado é quando vou fazer o currículo e tem que por:
BÁSICO
INTERMEDIÁRIO
EXPERIENTE
em alguma linguagem ou tecnologia
(EX: conhecimentos básicos em MySQL)
Como eu sei em qual categoria eu estou?
o que diferenciaria o básico do intermediário?
ou será que eu apenas ocultaria o nível?
(EX: conhecimentos em MySQL)

Ao invés de ficar imaginando, seja prático, consulte o que mais tao pedindo nas vagas de estágio e se prepare baseado nisso.

1 curtida

Você não tem que por nível em currículo, você tem que mostrar o que sabe na prática, 99.9% das oportunidades exigem testes técnicos, ao fazer estes testes você saberá em que nível você está para a vaga em questão!

1 curtida

Tô com os colegas aí acima.

Eita. E como são esses testes técnicos?
As próprias empresas que fazem durante entrevista?

No geral, você não precisa colocar o nível de experiência em cada item, apenas listar o escopo dos projetos que atuou e quais tecnologias usadas. Se você nunca trabalhou, basicamente só vai listar as tecnologias que já estudou e se sente confortável em usar.

São coisas que podem variar dependendo da empresa e do cargo pretendido. Supondo que você vai se candidatar a estágio ou programador júnior, pode ser algo como:

  • se o cargo envolve SQL: numa base de dados de teste, escreva uma consulta sql que retorne estas colunas seguindo essas condições (basicamente, um “select” com “where”);
  • se o cargo envolve programação: escreva uma função que receba X parâmetros, calcule algo e retorne algum valor;

E por aí vai.

Abraço.

1 curtida

Variam de empresa para empresa, geralmente te passam um problema para que você crie uma solução, em sua maioria são CRUD’S!
Sim as próprias empresas aplicam isso em uma etapa do processo de seleção à fim de certificar qual é o seu nível de conhecimento.

1 curtida