Como saber qual tabela? SQL

8 respostas
guisantogui

Gente to mexendo agora pela primeira vez com JTable, preciso ter tabelas que puxem dados de um BD (postgreSQL), alguem me indica por onde começar, como eu setaria as linhas do JTable, com os dados do campo ou ao contrario setar a tabela e modificar no banco, tipo um geral me ajudaria.

PS.: já estou com a API aberta :slight_smile:

Modifiquei o titulo, pois não era um topico muito informativo, favor ver ultimo post!

8 Respostas

Nicolas_Fernandes

Olá!
Veja o link na minha assinatura!

Há MUITOS tópicos que irão te ajudar bastante!
Em especial, procure sobre AbstracTableModel escrito pelo ViniGodoy!

Abraços! :smiley:

guisantogui

Mais uma duvida, como e qual classes devo usar AbstractTableModel, pq dei uma lida nos outros post’s, mas achei tudo meio dificil ainda, alguem tem material mais basico, pq estou implementando a primeira JTable aki! :wink:

vlw!

ViniGodoy

Primeiro vc se preocupe em ler do seu BD para suas classes. Depois vc se preocupa em montar um model para exibi-las.

guisantogui

Não te entendi Vini, como assim ler o BD?
:shock:

vlw

Nicolas_Fernandes

O Vini quis dizer que você deve se preocupar em montar um Model “redondinho”.
Deve criar suas Classes POJO para armazenar os dados, deve criar as Classes DAO para requisitar os dados do Banco, deve criar uma classe de Conexão que gerencia as conexões com o Banco… É isso que ele quis dizer ^^

Quando seus métodos do pacote MODEL estiverem “redondos”, aí sim você se preocupa em montar um modelo para a sua tabela!

o//

guisantogui

Bom então tenho que explorar as classes PreparedStatement, Connection e ResultSet?

Por qual delas devo começar? mais alguma dica?

guisantogui

Gente como vou fazer para usar a interface ResultSet q navega pelo banco e retorna os dados que estiverem lá, e como vou definir para o ResultSet andar em determinada tabela!

guisantogui

Alguem poderia me dizer por que esta dando erro esta minha tentativa de pesquisa no BD?

PreparedStatement prepStm = InstanciaBanco.getInstancia().getConexao().prepareStatement("SELECT * FROM Pessoas;");
        System.out.println(prepStm.getResultSet());
        ResultSet rs = prepStm.getResultSet();
        System.out.println(rs.first());

retorna o seguinte erro:

null Exception in thread "main" java.lang.NullPointerException at Classes.Main.main(Main.java:37) Java Result: 1

Criado 27 de abril de 2010
Ultima resposta 27 de abr. de 2010
Respostas 8
Participantes 3