Como saber que a página está sendo carregada pela primeira vez? - Netbeans Visual Web + JSF

Estou desenvolvendo uma aplicacao web e estou meio confuso.

Preciso que o meu evento saiba se a página que o invocou está sendo carregada pela primeira vez no browser ou nao

Vou tentar explicar dando um exemplo. Tenho uma pagina de busca onde o cara digita o texto e o table mostra o resultado. O table esta ligado a uma variavel arraylist no sessionbean que agirá como um data provider, populando com valores do banco de dados.

Mas ae eu preciso saber se a página esta sendo carregada pela primeira vez, pois se foi, o evento não precisa ser acionado e nem a busca na base de dados.

Não se se fui muito claro :roll:

Agradeço qualquer ajuda

VENOM_TOTAL

Neste caso caberia o uso de cookies???

Oi,

Se o caso é esse da busca, você pode pensar em outra condição: o evento deve ser acionado somente qdo o usuario estah iniciando a busca. Ou seja, o evento é executado somente se a propriedade usada para fazer a busca tiver conteudo.

Mas para te ajudar preciso de mais detalhes: que framework JSF vc está usando (sun, myfaces, richfaces) ? A busca é iniciada com acão de botão ou simplesmente digitando o texto ?