Como saber retorno de uma Query

Pessoal, estava fazendo um programa que faz uma conexão com banco de dados.

Mas, idependente de ele ter atualizado ou não um contato (é uma agenda telefônica), ele me retorna a mesma coisa, como eu posso ter o controle das linhas alteradas?

Exemplo, se atualizar um contato ele exibe “Contato Atualizado” e se ocorrer o contrário “ID do contato não existe” (ele busca o contato pelo ID).

Exemplifica melhor o seu problema, voce tem uma lista telefonica que possui varios contatos 1:N correto?

para voce visualizar os contatos de uma lista telefonica, voce tera de fazer o select dando um INNER JOIN em contato, assim ira retornar todos os contatos da lista telefonica, como voce fez o relacionamento entre essas duas tabelas e como esses objetos estao relacionados em sua aplicação?

Acho que eu expliquei errado a primeira vez, vou tentar de novo.

Quando tento executar um update no banco, vou e busco pelo ID do usuário e peço para ele atualizar os dados daquele ID específico.
Mas, se ele altera ou não, tanto faz, ele diz que a query foi executada e retorna true, e o programa exibe “Atualização efetuada com sucesso” pelo JOprionPane.

O que eu queria era que se nenhum dado fosse encontrado ele aparecesse “ID não encontrado”, a única forma que eu consigo imaginar para isso é dando um select antes, para ver se existe e se ele retorna algo.

Deu pra entender? Valeu pela ajuda! :smiley:

lança um try catch, se ocorrer um erro ele lança uma mensagem personalizada, faz um if() se passou pelo catch, msg = “salvo com sucesso”, deu pra entender a ideia? (:

na pesquisa cria um if perguntando se o result é null ou = 0, se for, lança a msg falando “Não encontrado”

Valeu Matheus! Eu fiz um select antes, se ele retornasse o ID era por que ele existia, caso contrário, não.

Eu podería fazer isso no próprio Update? Não consegui pensar em nada ainda.

[quote=h0br]Valeu Matheus! Eu fiz um select antes, se ele retornasse o ID era por que ele existia, caso contrário, não.

Eu podería fazer isso no próprio Update? Não consegui pensar em nada ainda.[/quote]

O método executeUpdate retorna o número de linhas afetadas. Se executar um update mas aquele registro não existir, acredito que ele retorne 0 e não uma exceção.
É só verificar o número de linhas retornadas e caso seja 0, sabes que aquele registro não existe.

Abraços.

Valeu nel, não conhecia esse método, ele retornou 0 quando não tinha nenhuma linha alterada.

Obrigado!