Como saber se devo abandonar a area de TI

Apenas gostaria de saber se alguem esta passando ou passou pelo mesmo problema que estou passando.
Trabalho na tv globo na equipe tecnica porque nao consegui estagio em java e porque precisei voltar para a area de tv, pois estava a meses batendo cabeça e nada.
A questao e a seguinte, devo eu continuar sonhando com a area de ti ou devo me concentrar em tv e aceitar que ti nao deu para mim e esquecer os seis semestre de C/C?
Gostaria de tentar continuar estudando java e TI, mas na tv estudo sobre equipamentos e tem gravação o dia inteiro…entao me perguntei porque continuar com ti?Se ate agora nao deu, talvez nao vai dar em nada, apenas sonho, e ninguem vive de sonho.
alguem pode dar um conselho amigavel…rsrsrsr

Você realmente gosta da área de TI?

É com TI que você deseja trabalhar?

Se as duas respostas forem sim (com sinceridade) invista e siga está área.

Caso as respostas sejam não continue na TV (ou outra área que gosta) e ganhe dinheiro com isto, mas nada impedi de você continuar estudando TI.

Valeu a dica, mas adoro programar em java, acho fantastico terminar livros e comprar outros, estou estudando para a certificacao quando nao estou gravando, mas
preciso sustentar minha casa e nao posso esperar um estagio ou passar em uma entrevista para java, entao decide voltar para a tv.
Quero muito viver de ti, mas preciso ganhar grana e ti ainda nao me deu, apenas gastos e gastos.
mas valeu a dica.

Não te conheço, mas pela sua resposta (posso está errado) , acho que você é fã de Java e não de TI como um todo, certo :?:

:idea: Fique com o que sustenta a família e deixa a diversão (Java) para as horas vagas.

:thumbup:

Um amigo meu demorou 6 meses para conseguir a primeira vaga como desenvolvedor, hoje não larga o osso mais. =D

Eu gosto e me amarro, caso você goste, tenha perseverança. [=

jakefrog muito obrigado pela ajuda, mas estou nesta de estagio e teste pra java a quase um ano, e preciso pagar a facu que ja parei, e voltei para a area de tv, porque la pelo menos vejo dinheiro, rsrsrsr, vou tentar continuar estudando java e voltar para a facu enquanto estiver na tv, vou tentar levar os dois juntos ate eu me decidir que devo parar ou continuar.
valeu a dica.

A vida não é 8 ou 80. Trabalhe com tv e continue estudando TI. Uma boa alternativa que te permitiria pular sem sofrimentos de uma área para outra seria um concurso público. Mas seja lá o que escolher, busque ser o melhor.

eu acho que você não está enxergando ao redor

porque…

Você está na globo e ai tem programação java que eu sei
o que está faltando é você conversar com o pessoal e ir trocando ideia
com o setor de TI…

[ironic mode: on]
Sim. Passa aos domingos depois do UFC reality show.
[ironic mode: off]

:lol:

:thumbup:

Eu já estive na sua situação…levei anos para conseguir uma oportunidade na àrea de TI com salario compativel. Se vc achar que TI é realmente a àrea que você quer continue estudando e se possivel participe de algum projeto, mesmo que não ganhe nada com ele; você precisa conseguir algum tipo de experiência para ganhar confiança e alguma bagagem.

Como já disseram vc poderia tentar procurar uma oportunidade na propria empresa onde vc trabalha; a globo tem um nome bastante forte, poderia ser um ótimo começo de carreira.

flws

marciojesus

Não é porque você não conseguiu trabalhar com Java que você deve abandonar a área.

Existem outras plataformas de desenvolvimento, outras linguagens, outros segmentos…

Aprenda outras coisas. Talvez você se identifique mais.

ta… você gosta de java, mas você gosta do que trabalha nessa área de televisão?

se gosta do que faz hoje, numa boa, eu não trocaria o certo pelo duvidoso, se não ainda vale a pena investir em TI (procurar coisas que facilitem pra quem está começando, ocpjp, curso em caelum da vida, participação em projeto open source…) se é… ± eu aconselharia pensar

se a resposta de se você gosta seja ±… ai você quem tem que decidir isso, procure coisas dentro do que estão mais acessíveis a você que te motivem mais por exemplo… ai no rio se você investir nas coisas certas você consegue logo o seu primeiro serviço logo…

a parte boa de ir para desenvolvimento, dependendo dos benefícios da sua área, é que você iria para desenvolvimento como estagiário por exemplo ganhando pouco, ok, você daria um passo para trás, mas isso apenas para dar 3 passos para frente depois… a longo prazo pode valer a pena.

Quando eu me formei, eu não tinha feito estágio. Demorei mais de 1 ano para iniciar com o desenvolvimento. Embora já trabalhasse na área de TI, com infra e suporte, a transição não foi fácil, a adaptação foi complicada, mas estou aí há alguns anos e não pretendo sair, até me sentir realizado.
Sugiro que você use o que tem atualmente para construir uma estrutura financeira adequada para suportar algum tempo, aproveite para estudar e criar projetos que possam ser utilizados para “vender teu peixe”.

Eu to nessa merda tb, mas não é bem assim largar um salário fixo que me sustenta, pra ir programar ganhando menos ou quase nada, pelo simples fato de gostar de java, continuo no meu emprego, e quando estou de folga (tipo agora), estudo java e venho no fórum aprender e ensinar, o dia que eu achar que meu conhecimento está de acordo com o que o mercado quer, e com o que eu acho que posso ganhar pelo cohecimento, eu abandono tudo aqui e vou pra programação, mas enquanto isso não ocorre, ganho meu salário certo por mês e vou estudando…

Não sei se serve de motivação… mas sempre quis seguir a area de banco de dados, mas não conseguia vagas nem de estágio (na época estava em Belém - PA). Fiquei quase 2 anos como analista de sistemas (VB e PL/SQL) até conseguir uma vaga de DBA Trainee.

Boa sorte.

De boa esqueça TI! vc ta na globo meu caro, tente focar em algo mais artistico, e conhecer pessoas certas que te dem alguma oportunidade na carreira artistica… Dai sim vc vai ver cascalho de verdade.

Oi,

Pelo que li você ainda não concluiu sua faculdade, creio que isso possa estar impactando negativamente suas chances de conseguir algo.

Creio que uma alternativa interessante é: Continuar com seu trabalho atual até terminar sua faculdade(terminar de cursar e de pagá-la também), juntar algum dinheiro depois que acabar essa despesa da faculdade, e no tempo que você usava pra cursar a faculdade, estudar para uma certificação.

Supondo que você não tenha muito tempo pra estudar, digamos que estude durante 3 meses para a certificação, se você conseguir juntar ao menos o dinheiro que gastava na facul e tiver uma certificação na mão, você terá a cabeça mais fria pra tomar a decisão(pq tem alguma grana, não é mto, mas é algo) e estará mais apto a conseguir algo.

Não abandone seu trabalho atual até ter algo certo, mas uma dica interessante é tentar baixar seus gastos mensais para que um salário menor que o seu atual seja suficiente pra você custear sua vida, o que deve ser mais fácil já que você não estará mais pagando a faculdade.

A grande barreira mesmo de TI é o primeiro emprego, depois dele, com o mercado aquecido como está, é bem fácil conseguir outra coisa.

Outra coisa legal seria você procurar ai dentro mesmo alguma vaga de estágio, por já ter contatos isso facilita bastante.

Espero ter ajudado ao menos um pouco :slight_smile:

Abs

A TODOS EU AGRADEÇO PELAS DICAS E CONSELHOS, FICO MUITO GRATO PELA ATENÇÃO DE VCS, MAS VOU TENTAR CONTINUAR ESTUDANDO JAVA, E CRIANDO PROJETOS, VOU DEIXAR OS CURSOS DA CAELUM PRA DEPOIS VOU ESTUDAR AS APOSTILAS, POSSO DIZER QUE TENTEI VIVER DE TI, MAS NÅO DEU MUITO CERTO, MAS VOU ESPERAR OUTRO MOMENTO E TENTAR FAZER VALER A FACULDADE QUE JA ESTA QUASE NO FIM(SEXTO SEMESTRE).
VOU CONTINUAR DEVORANDO OS LIVROS E TENTAREI EM BREVE A CERTIFICAÇÃO OCJP 6.
UM ABRACO A TODOS E OTIMA SEMANA.