Como salvar dados de uma mesma jframe com varias tabelas?

Opa!
bom, mais um iniciante em programação por aqui.
Sem mais delongas…
Estou desenvolvendo um software mas empaquei em vários problemas.

1. tenho a tabela Objetivos e a tabela Decisão, (relação nx1 respectivamente), em uma mesma tela (jframe) eu adiciono os Objetivos e crio a decisão, como eu faço pra quando eu clicar em salvar a decisão seja incluida nos objetivos (OBS.: no banco os Objetivos tem uma fk da decisão, mas eu crio os objetivos antes de salvar a decisão);

Qualquer dica e bem vinda

1. Em uma outra tela tenho a consulta a esta decisão, queria saber como chamar esta decisão e virem os objetivos (relacionados a ela) na mesma tela…

se conseguirmos esta mato metado do resto do software…

tem outros mas vamos devagar depois pergunto… GRATO!

A primeira dúvida sua seria basicamente, insira primeiro no banco a decisão, logo em seguida os objetivos pois os mesmos dependem da decisão, se os dois comandos de inclusão funcionarem corretamente, aí você faz o commit da transação em questão, caso contrário, rollback.
Na sua segunda dúvida basta fazer um inner join no seu sql de consulta que você vai obter todos os objetivos de um decisão em questão.

Eu ja tinha pesquisado um pouco, e tinha tentado, mas não tinha conseguido… poderia me dar uma sugestão ou uma linha de código pra eu tentar…

como fazer um commit?
e um rollback?
ja tentei o inner join não retorna nada… tem alguma linha generica (dentro do java) pra eu adaptar?
uso o HSQLDB.