Como são as entrevistas em BH e SP?

26 respostas
moacirjava

Pessoal, tudo bem?!

Ainda estou a procura de emprego na nossa área, mas já tenho alguns colegas que estão com mais sorte do que eu. Conversando com alguns deles esse fds, eles me disseram que:

:arrow: Um fez uma entrevista mais de uma vez com a psicóloga e vai começar a trabalhar mês que vem (com Java), ele só conversou até então.
:arrow: Já outro vai fazer a entrevista dentro de alguns dias e vai ter de, além da entrevista com psicóloga e tudo mais, criar um programinha de cadastro de alunos com bd em delphi.

Agora eu pergunto: em Java as entrevistas são da mesma forma? O pessoal pede pra vc fazer um programinha em tempo recorde?!

26 Respostas

thegoergen

Bom… em BH e SP eu nao sei.

Mas quando eu fiz a entrevista aqui, eu só respondi algumas perguntas (onde tinha estudado, o que tinha aprendido…) e me deram uma folha com 3 codigos pequenos pra interpretar: um Java (era um fatorial), um SQL(um SELECTzinho simples com um INNER JOIN só) e um HTML com javascript (era uma tabela que mudava de cor, se nao me engano).

E foi conversa com meu atual chefe só, sem psicologa ou pessoal do RH…

Pedrosa

Aqui em SP basicamente aplicam um teste de conhecimento geral em Java, logica, uml as vezes, e ate mesmo fazer programas, eu já fiz varios, em alguns lugares somente um bate papo para identificar o nível do candidato.
Nossa o pior que já fiz foi no uol, que provinha heim.

jcmird

Olá Garoto!
As entrevistas de empregos vao de acordo com a politica da empresa. Mas a maioria das entrevista que já fiz, sempre teve uma conversa com o pessoal de RH e depois com o pessoal tecnico e aplicam uma prova que pode ser escrita ou na pratica. Creio que isso é o feijao com arroz e a maioria deve adotar esse modelo.

Abraços

E boa sorte …

moacirjava

Mas digamos que o cara do RH chegue pra vc e diga:
“-Você conhece Hibernate?”
vc responde:
“-Sim”
ai ele diz:
“-Blz, então tem como vc fazer um programinha com as operações básicas ai usando o Hibernate agora?”

Se isso pode acontecer, imagine vc escrevendo classe por classe em MVC e usando Hibernate!! Não é meio pressão d+ não só pra uma entrevista?

jcmird

Geralmente o pessoal de RH nao entra nessa parte tecnica. Eles perguntam mais da sua experiencia profissional e faz analise do seu comportamento na entrevista.

O seguinte para passar pelo RH é ir bem vestido, não ter erro de portugues e o mais importante CHEGAR NO HORÁRIO…

jcmird

Geralmente o pessoal de RH nao entra nessa parte tecnica. Eles perguntam mais da sua experiencia profissional e faz analise do seu comportamento na entrevista.

O seguinte para passar pelo RH é ir bem vestido, não ter erro de portugues e o mais importante CHEGAR NO HORÁRIO…

Pedrosa

O pessoal de RH não sabe nem o que eles estão pedindo, agora se encaminhar para uma pessoa da area tem sentido esse tipo de pergunta, portanto prepare-se para o que der e vier, leia revistas técnicas, partcipe de foruns, fique sempre atualizado e estude sobre o que pedem na vaga, não existe uma receita de bolo para ser aprovado, mas com isso já seria um bom candidato.

moacirjava

Mas e quanto ao fato desse meu colega ter de fazer um programinha com banco na hora, acham isso normal ou correto?

Pergunto isso pq imagina eu tenho de escrever uma classe pra iniciar o hibernate, uma de mapeamento da classe e outra de configuração do hibernate…srsrsr

Pedrosa

Já fiz teste mais ou menos assim, mas os arquivos estavam ok, somente precisva colocar as informações corretas montar as querys e paginas, eu tinha um colega que era muito bom e se negava a fazer testes, rsrs, aqui em SP tem de tudo ate consultorias que mandam os testes por email, estão desesperados por candidatos!

Marcio_Nogueira

Normalmente, na entrevista, eles estão mais interessados em saber quais conhecimentos vc possui, quais projetos participou,etc. :wink:

aconstantino

Uma vez fiz um teste de uma empresa de sp

como estava em outra cidade, fizeram uma entrevista por telefone e mandaram um algoritmo de fibonacci recursivo e dizer pq acontecia algumas coisas com ele…rs

Na geral eles sempre fazem um teste pra saber se o cara não é muito ruim mesmo

As únicas empresas que eu não precisei fazer teste para entrar eram empresas que precisavam bastante e eu fui indicado por peixe grande.

B

moacirjava:
vc responde:
“-Sim”
ai ele diz:
“-Blz, então tem como vc fazer um programinha com as operações básicas ai usando o Hibernate agora?”

Se isso pode acontecer, imagine vc escrevendo classe por classe em MVC e usando Hibernate!! Não é meio pressão d+ não só pra uma entrevista?

Ótimo isso. O que tem de gente que fala que sabe, mas que na verdade só ouviu falar é absurdo.

É pressão? É. Se vc não aguenta isso logo na entrevista, imagina dentro da empresa, na hora da verdade.

Rubem_Azenha

Isso varia mais de empresa para empresa do que de região para região.

Já vi empresas aplicarem questionários de 80 perguntas padrão que não avaliam nada, entrevista com desenvolvedores com perguntas tecnicas bem cabeludas e, depedendo do nivel de despero (ou picaretagem) não avaliar tecnicamente o candidato.

rmendes08

Bem, não moro nessas cidades, mas trabalho em Minas, penso que não deve ser muito diferente. Basicamente eu fiz uma entrevista com o RH, que como o pessoal falou, serve mais para confirmar algumas informações do seu currículo e avaliar seu comportamento. Fiz uma prova de Java, no mesmo estilo que a prova da SCJP, mas menor. Então fiz a entrevista com o coordenador da área técnica. Basicamente, ele me deixou bem a vontade para eu falar sobre o que eu conhecia de Java, acho que é a melhor hora para ser honesto. Simplesmente deixe bem claro o que você conhece e o que você não conhece, antes de mentir, lembre-se que os primeiros meses são experiência (pelo menos no meu caso). Por fim, fiz uma prova prática, que pude fazer em casa mesmo. Um sistema de cadastro bem simples, via Web, porém, esta etapa tinha por objetivo muito mais avaliar como eu agia para resolver um problema do que o conhecimento técnico em si.

moacirjava

Bruno Laturner:
moacirjava:
vc responde:
“-Sim”
ai ele diz:

Ótimo isso. O que tem de gente que fala que sabe, mas que na verdade só ouviu falar é absurdo.

É pressão? É. Se vc não aguenta isso logo na entrevista, imagina dentro da empresa, na hora da verdade.

Entendi o que disse. Mas imagine vc criando uma aplicação web utilizando jsf + jsp + hibernate + …, é muito código pra vc desenvover na hora, até mesmo utilizando um querys nativas. Eu por exemplo não sei códigos de cabeça, sei como se usa, mas não decoro códigos. Agora um cara pedir pra eu fazer algo na hora, ai me complica.

Em delphi eu sei que existem componentes que conectam com o banco nao sei como se usa, mas sei que existem, agora em Java vc tem de digitar bastante coisa. É como trabalhar com Sockets ou Datagrama, sei como se faz, mas de cabeça eu não me lembro daquelas classes e interfaces que tem que implementar antes de conectar um servidor e cliente.

Digo isso pq acho que assim na hora, eles assustam o funcionário, principalmente se o cara estiver em busca da primeira oportunidade. Mas sou altamente a favor de uma conversa franca sobre o que o candidato sabe e o que não sabe, como disse nosso amigo rmendes08.

Agora o fato de haver pressão, talvez seja até bom até mesmo pq na facu a maioria é acostumada assim!

aconstantino

Cara, na verdade tem uns caras que elaboram uns testes meio dificeis…

Ja vi em uma empresa, um cara que elaborou um teste que era mais ou menos o seguinte:

Você recebia um projeto e tinha que “se virar” para publicar esse projeto num jboss, fazer rodar e implementar um caso de uso rápido.

Isso era tudo que você deveria fazer no teste.

Fora isso já vi uma prova de Java estilo certificação com questões retiradas do mock do javaranch etc…

Com o tempo você vai ver que isso é um processo normal e vai ser acostumar a enfrentar esses tipos de situações

moacirjava

Espero…rsrsrsr
Pessoal obrigado por todos que têm postado!

A propósito, esses dias que o GUJ tava passando por manutenção eu quase morri.

aleck

Se me passam questionario ou um teste eu costumo agradecer pelo tempo do estrevistador e recuso a proposta.

Quando eu era junior e pleno até topava essas coisas, mas atualmente não gosto de perder meu tempo, me reservo o direito de nao aceitar provas, no maximo um bate boca com perguntas,etc.

Ou será que consegui enganar o pessoal por mais de 10 anos no mercado? 8)

josue_carrecon

Veio, não tem modelo, eh o seguinte geralmente os caras tao interessado em um determinado perfil (coisa de empresa) se voce encaixa. Tah dentro.

W

Algumas entrevistas que eu fiz eu tive uma conversa previa com o pessoal do RH (que as vezes sao psicologos) e todas as vezes eles nao entraram em assuntos tecnicos, eles mais falam da empresa, qual eh a filosofia da empresa, ai eles fazem algumas perguntas sobre a sua experiencia profissional (ai vc nem precisa entrar em detalhes tecnicos) eh mais pra dizer como era nas empresa, quanto tempo vc ficou por la, o que gostou, o que nao gostou e coisas do tipo.
Aconteceu tb uma vez que perguntaram um pouco da minha vida pessoal tipo, quando o meu hobby, como era a minha familia, se eu morava sozinho ou com familia, quais as suas qualidades e defeitos (na sua opiniao) e por ai vai.
Essas entrevistas sao mais pra conhecer a pessoa e ver se ela se enquada no perfil da empresa, nao eh nenhum bicho de sete cabecas.

//Daniel

fabio.massa

Quando eu estava a procura de uma vaga para estagiário eu me submeti a vários testes, a maioria deles sempre envolvia criar algum algoritmo mas no papel, acho horrível ter que codificar em uma folha de sulfite, em minha última entrevista eu me recusei a fazer…esse mês completei 2 anos de empresa :lol:
Resumindo, já fiz:

• teste psicológico(tipo aqueles que fazemos para tirar habilitação)
  • redação tema livre
  • scripts
  • dinâmicas em grupo
  • testes com questões do tipo: 2, 10. 12, 16, 17, 18, 19…qual o próximo número? :wink:
    Bizzaro!
renan_

200 !? oO

Sério que teve isso? huaehua
Isso foi apenas pra mostrar que já fez algumas questões de lógica/matemática né?

Leozin

Engraçado. Comigo, quando era referente a vagas com altos salários, as entrevistas eram basicamente uma conversa sobre a minha experiência e talvez alguma coisa técnica, mas nada de testes ridículos com código.

É tranquilo, sei lá.

fabio.massa

renan_:

200 !? oO

Sério que teve isso? huaehua
Isso foi apenas pra mostrar que já fez algumas questões de lógica/matemática né?

Sim, esse foi só um exemplo, mas teve outras “questões” desse tipo ahauhauhau, como, acho que a mais bizzara era: Quantos casais de cada animal Moisés levou em sua arca? :wink:
Esse tipo de testes sempre vêem do RH das empresas, o pior é que para todas as vagas que fiz entrevista sempre tive que passar antes por alguma pessoa desse departamento, e como foi dito, para passar dessa primeira fase, basta chegar no horário, ir arrumado e escrever corretamente.

rubinelli

Pois é. Normalmente partem do RH perguntas como:
“Quais são seus objetivos profissionais? E os pessoais?”
“O que você gosta de fazer?”
“Quais são seus pontos fortes? E os pontos fracos?”
“Por que você não descreve uma situação em que você teve que resolver um problema difícil, e o que você aprendeu com isso?”

Além disso, algumas empresas aproveitam essa oportunidade para passar o tal teste escrito. Ele pode durar até duas horas, e normalmente é usado para definir o nível do candidato. (sênior/pleno/junior/perdido)

Na entrevista técnica o bicho pega. Se você pôs uma tecnologia no seu currículo, tem que estar pronto para responder todo o tipo de perguntas sobre ela. Você não precisa responder tudo corretamente, a não ser que no seu currículo você tenha dito que é o supra-sumo do Java, até porque o (bom) avaliador vai usar essa oportunidade para ver como você se comporta quando não sabe alguma coisa. “Eu não tenho certeza, mas acho que…” normalmente funciona nesses casos, mas se tem uma coisa que queima o cara na hora é dar uma de estrela e responder que não precisa saber X ou Y.

Para cargos com alguma senioridade, a entrevista com o gestor é comum. Ele raramente tem o conhecimento técnico para fazer uma avaliação como a da etapa anterior, então ele pergunta mais sobre experiências passadas. Como na primeira entrevista, chegar no horário, ir arrumado, e saber apresentar o currículo são 99% do que se precisa para passar essa fase. Para vagas em consultorias, é comum que o gestor já seja funcionário do cliente.

kicolobo

Conheço varios casos em que é feita basicamente assim:

“Conhece Java? Sim, beleza.”
“Quais os frameworks que você conhece? Ah, que bom.”
“Já trabalhou com Hibernate?”
“Conhece a ferramenta X?” (momento perigoso. se disser que não conhece, irão lhe oferecer um treinamento na mesma. se sim, e disser que não gosta, possívelmente é ponto a menos :slight_smile: )

Em seguida, se o sujeito simplesmente responder sim a todas as perguntas, já é contratado. Infelizmente, há uma boa quantidade de picaretas que sempre respondem sim sem nem saber ao certo do que estão falando. São contratados, dão com os burros nágua e assim queimam o filme de toda uma categoria de profissionais.

Triste, mas é verdade :frowning:

Por outro lado, uma entrevista técnica rigorosa talvez seja desnecessária também. Vamos supor que alguém lhe peça para descrever o funcionamento interno de um kernel para uma vaga na qual este não seja o foco (caso extremo, eu sei). Seria uma boa? Com certeza não.

Criado 26 de janeiro de 2009
Ultima resposta 28 de jan. de 2009
Respostas 26
Participantes 17