Como são criados as 'fases' dos games?

To fazendo um jogo aqui e preciso criar agora uma fase. Basicamente eu preciso criar uma pista e tal.
So que essa pista ela precisar ‘rolar’ pra frente, pois a tela do celular é muito pequena (to usando o AndEngine).

Alguém tem ideia de como fazer isso? Eu tenho que fazer uma imagem grande mesmo?
Sei programar mas as técnicas de desenvolvimento de jogos eu sou totalmente cru :frowning:

Fiz um jogo de plataforma para Android, usei o conceito de tiles para criar o cenario da tela.

Acho que será parecido com o que voce vai fazer. Dai depois basta fazer o player não passar do chão solido.

Acho que foi vc que fez um mario usando o jdk padrao do java.
Se nao me engano esse tipo de jogo se chama side-scrolling.

Eu ja dei uma olhada aqui no Tiled TMX.
So nao entendi como vou “desenhar” a fase de acordo com a posicao do player. Nao vou mostrar tudo de uma vez.

E o game que eu quero fazer e semelhante ao Angry Birds. Com a possibilidade de olhar todo o terreno com a camera antes de dar um " tiro"

Me preocupo tbm com o desemepnho

Não fui eu que fiz o JMario não, foi alguém do forum e não lembro quem.

Mas ele é side-scrolling.

O ideal é você procurar maneiras de implementar platform-games.

No meu caso, eu tenho a posição do jogador , eu exibo sempre 3 tiles pra cima / pra baixo independente de resolução e de largura sempre a quantidade para chegar ao tamanho do device, o resto é matematica e saber o que está dentro da area visivel do jogo.

Uma dica é a seguinte, a posição do player mesmo sendo 4500 voce vai diminuir o portview até a esquerda da area visivel, então o jogador vai ser desenhado na tela em 300 por exemplo (meio da tela), e as posições de todos objetos ainda consideram o tamanho total do cenario você só escolhe o que desenhar na fase de rendering.