[size=18][color=darkred]Oi pessoal eu tenho um arquivo no netBeans e preciso gerar um executavel dele para o cliente!
como eu posso fazer isso! Alguem ai pode me ajudar por favor Bjokas[/color][/size]
Como se gera o executavel para o usuario final no netBeans?(RESOLVIDO)
11 Respostas
java não gera .exe
gera .jar
no netbeans se não me engano é so vc clicar com o direito no seu projeto e em construir, ou build ai la dentro da pasta do seu projeto vai te uma pasta dist e dentro desta pasta vai te um .jar que ele gerou
Boa tarde, é o seguinte, assim como o marcosharbs falou, em java não se gera arquivo .exe , o que se gera é um arquivo .jar.
Existe uma solução para pessoas que são acostumadas com o arquivo .exe
Pode-se criar um arquivo texto renomeando a extenção para .bat
O conteúdo deste arquivo será: O caminho onde está instalada a máquina virtual -Xmx256m -jar o caminho do ser arquivo .jar
exemplo: c://link3/jre/bin/java -Xmx256m -jar c://link3/dpexport/dpexport.jar
Pronto você acaba de criar um arquvo com características semelhantes ao executável.
Boa tarde, é o seguinte, assim como o marcosharbs falou, em java não se gera arquivo .exe , o que se gera é um arquivo .jar.
Existe uma solução para pessoas que são acostumadas com o arquivo .exe
Pode-se criar um arquivo texto renomeando a extenção para .bat
O conteúdo deste arquivo será: O caminho onde está instalada a máquina virtual -Xmx256m -jar o caminho do ser arquivo .jarexemplo: c://link3/jre/bin/java -Xmx256m -jar c://link3/dpexport/dpexport.jar
Pronto você acaba de criar um arquvo com características semelhantes ao executável.
… e tirar uma das principais características do Java: portabilidade. É preferível ao exportar para jar, selecionar a classe principal para o que JAR chame-a ao ser executado com o interpretador da JVM. Se tentar executar isso no Linux, como fica?
marcobiscaro2112 , como eu falei anteriormente essa é “uma solução para pessoas que são acostumadas com o arquivo .exe”
Além do que o fato de estar fazendo um arquivo .bat não tira em nada a PRINCIPAL característica do Java que é a portabilidade, afinal até onde eu sei a portabilidade se dá ao fato do codigo necessitar apenas de uma Máquina Virtual Java para ser executado, e assim ser totalmente independente de plataforma.
Essa solução que você deu é totalmente aceitavel e coerente, apenas não axo que sugerir a criação de um arquivo .bat seja uma atitude totalmente ignorante da minha parte, afinal caso o usuário queira usar linux ele pode criar um arquivo .sh, da mesma forma. Ou até mesmo mapear a classe principal como você sugeriu.
Que é isso? Não disse isso em momento algum. Apenas disse que é PREFERÍVEL (não obrigatório) exportar e rodar direto do JAR previamente configurado. E disse que um bat no Linux não funciona.
Só isso!
Obrigada pessoal, eu fiz o arquivo .bat, na minha maquina rodou, mas eu coloquei o arquivo no pen drive e testei em outras duas maquinas e naum rodou!
E em uma das maquinas tem o java virtual o que mas alem do java virtual pra rodar na maquina do ususario!
bjokas
no eclipse vc pode usar o plugin FATJAR
dei umas pesquisadas e não achei o correspondente no netbeans
mas vc pode importar seu projeto do netbeans pro eclipse e usar o fatjar, que tal?
…
Ja tentei importa ai naum rodou no eclipse, depois eu criei todas as classes e dei Ctrl C, Ctrl V, mas ai deu muitos erros e eu naum muito tempo, pra corrigir todo o codigo e alem mas como ja rodou na minha maquina eu vou procurar o plugin refente ao netBeans
confere se o endereço do arquivo jar esta correto na maquina que vc colocou…
o q o arquivo bat faz é chamar o arquivo jar, então nele tem que estar o endereço doarquivo jar…
se for o caso, no final do arquivo bat coloca la o comando “pause” sem as aspas e veja o q esta aparecendo…
se for alguma exceção vc terá que trata-la, disconfio de NoClassDefoundError…
se vc não conseguir resolver sozinha cola ai pra agente o q aparecer no dos q agente tenta te ajuda…
Valeu maior_abandonado, eu ja conseguir resolver o problema era o endereco que estava errado quer dizer faltava eu colocar a pasta com o .jar no disco c da maquina do usuario!
Obrigada
bjokas