Como se monta um servidor?

Estou estudando aplicativos web, e gostaria de saber, como é que se cria um servidor online que suporte aplicações utilizando Servlets, Jsp entre outros? E que se possa ser acessado remotamente, porque minha idéia é a de criar um servidor para uma pequena empresa, de maneira que, os funcionários só possam acessá-lo no horário de 07:00 a 17:00 e como os dados são muito importantes, não queria usar um servidor desses que a gente vê por ai.

Só lembrando que, não manjo nada de servidores. Imagino que seja um computador normal que fique ligado no horário que mencionei acima, é isso? Mas como acessá-lo?

Desde já agradeço a resposta!!!

Bom dia moacirjava
Basicamente basta você instalar o servidor que você necessite. No caso de jsp e servlets somente, acredito que a melhor opção seja o tomcat.
Quanto ao acesso, você precisa controlar a sua aplicação e verificar quais as regras de rede da empresa. Caso a mesma não tenha uma regra na rede, o ideal seria implementar e se for um sistema que não seja necessário que seja acessado de fora da empresa, não coloque este servidor ligado a web.

É esta sua dúvida?

[]´s

Olha só, digamos que eu tenho um aplicação que fica no computador do escritório (meu servidor), e tenho vários outros computadores espalhados pela empresa, onde qualquer um tem acesso ao aplicativo ou seja, dentro da empresa, qualquer computador utilizando um browser pode acessar a aplicação agora e se eu quisesse acessar o aplicativo da minha casa? É essa minha dúvida, quero saber como eu faço um aplicativo utilizando Servlets, Jsp entre outros que funcione dentro da empresa e que eu consiga acessar da minha casa também.

Basta você colocar esta máquina que esta instalado o servidor web com um ip externo e poderá acessá-la da sua casa.!!!
[]´s

Veja bem, sao varias coisas

1 - Vc vai precisar de um servidor sim…
2 - A aplicacao ja esta feita ??? pq se ja estiver feita… o teu sistema é que deveria criar as regras de acesso
3 - Se nao estiver feita… vc poderia desenvolver um sistema em java para web, e nele tambem vc iria crias as regras.

Qual sua experiencia em java :?

Prológica Sistemas
Marcio Fermino
nug-br ? NUG - NetBeans Users Group Brasil
http://br.groups.yahoo.com/group/nug-br/

Coordenador do Fórum - Região Sul

contatos:
marciofermino2003@hotmail.com
skype marciofermino

busque sobre vpn é a melhor opção para ter acesso ao servidor sem expor ele