Como se tornar um PJ

59 respostas
asobrab

Ola pessoal,

Tenho observado que existem muitas oportunidades para trabalhar como PJ, tanto como programador, analista e afins, na área de informática. No entanto, ainda nunca trabalhei como PJ. Dessa forma não sei como se tornar um PJ.

Encontrei algumas informações pela web e notei que existe: “firma individual”, “sociedade comercial”, “sociedade civil”, “firma mecantil individual”, “juntas xxxx”, “juntas *@#$&”, umas enquadram no “SIMPLES”, outras enquadra não sei onde… e… documentos e mais documentos em fim…

Sei que aqui tem muitos PJ’s trabalhando em SP, DF, RJ.

Gostaria de saber, se possível, de que trabalha neste regime ou já trabalhou, quais são os procedimentos REAIS que “trilharam” para se abrir a empresa e; Qual a modalidade de empresa seria mais conveniente/comum (considerando a minimização dos custos R$)? Quais seriam os custos aproximadamente? Existe algum “step-by-step” a seguir normalmente? Em fim…

Obriagado.

59 Respostas

P

Olá asobrab, tudo bem?

Caso queira trabalhar como PJ, você precisará registrar uma empresa, e para isso você vai precisar de um contador, para te orientar melhor neste trâmite.

O que posso te adiantar é que a depender da cidade em que mora, pode gastar mais de R$ 1,000.00 só com a papelada.

Já com relação ao custo X benefício, sugiro que você dê uma pesquisada aqui no fórum, e mesmo na Internet, pois essa discussão é antiga…

Eu particularmente acho viável trabalhar via PJ, desde que se pague muito bem, tipo o dobro e um pouco mais do que se pagaria se fosse CLT, agora atingir essa cifra não é fácil…

Estude sobre o tema antes de tomar uma decisão.

Aquele abraço,

peczenyj

Que lugar pagaria para um PJ o dobro do que pagaria como CLT ?

O maximo q eu ja vi foi PJ ganhar 50% a mais que CLT

Proteu_Alcebidiano

peczenyj:

+1

O que compensa em contratar um PJ é justo isso…pq com CLT a empresa gasta no total quase o dobro, alem de parte de sua grana ter imposto retida na fonte.

PadrE

opa… +2 ^^

Bom… como foi dito, esse assunto eh antigo… e vale a pena pesquisar e tb te aconselho a consultar um contador…

Uma coisa que te adianto eh que vc terá uma porrada de impostos a serem pagos… como contador, imposto sobre a nota emitida, imposto por ter a empresa, imposto de acordo com o que vc ganhar no ano, no mês, de acordo com o tipo da empresa, imposto por respirar, espirrar e por ai vai… hehe

Uma coisa que vc precisa ficar atento eh em que ramo sua empresa deve atuar… pq tem umas frescuras idiotas em relação a isso… por exemplo… se vc criar uma empresa de processamento de dados, vc não pode atuar como desenvolvedor e nem como analista e muito menos prestar serviços de consultoria… claro que as coisas não são tão rigorosas assim, mas vale ficar atento…

Para ser desenvolvedor vc precisa abrir uma empresa no ramo de informática, ou seja, ter a palavra informática na razão social (se não me engano eh isso, por favor me corrijam)… soh que ao fazer isso… vc acaba tendo uma diferença de impostos… que nem… uma empresa de informática paga cerca de 18% em um certo imposto (n me lembro o nome) ja uma de processamento de dados, paga apenas 3%… (valores dependendo do estado)

Pq a diferença ?? Coisas do governo… vai entender…

Soh sei que eh uma bica… ah! outra coisa… assim q vc abrir sua empresa, vc vai receber uma cartinha do sindicato… q eles te cobram uma grana e não fazem nada…

Existem sindicatos e sindicatos cara… tem aqueles que são show de bola… que te oferecem seguro saúde, descontos em clubes e tudo mais… mas esses bons… não vão atrás de vc… vc que precisa procurá-los… o problema ??? Eh que boa parte não aceita PJ… ^^

Eh cara… vai uma grana… se vc for fazer tudo certinho vai gastar muito… e o pior eh que se vc fizer algo errado… eles nem te avisam… como, por exemplo, colocar um endereço residencial para a empresa…

Isso que não entendo… eh uma coisa que não pode, mas eles cadastram numa boa… nem eles conseguem controlar isso… por isso eh uma bagunça…

Se for pra mudar algo, vai ser pra cobrar mais algum imposto sabe se la do que…

Bom… boa sorte !! ^^

peczenyj

Acho que o tipo da empresa depende de quem contrata.

No meu caso eu tive q abrir uma empresa Limitada com + 1 ‘sócio’ e não tenho nada de mais na minha razão social. Alguns lugares não aceitam que a sua empresa esteja ligada ao simples.

Sugestão: procure nas cidades vizinhas algum imposto mais barato. As vezes a diferença é grande. E fique em cima do seu Contador.

asobrab

PQP. Será que não tem uma forma padrão de conseguir abrir uma “empresinha” simples? Pelo jeito, tudo terá que passar pelas as mãos de um contador. Será que a figura do contador neste processo é uma exigência da legislação? O que vejo são muitas informações desencontradas. Alguns falam uma coisa, outros falam outra… queixas daqui e dali… mas a pergunta é:

Como foi que você abriu a SUA empresa? Qual foi o seu “step-by-step”?

OBS: a empresa que preciso é tão somente, para trabalhar como desenvolvedor, programador, analista… etc.

peczenyj

Como foi que você abriu a SUA empresa?

Liguei pro contador

• oi, eu quero abrir uma empresa pra poder trabalhar… o que q eu faço
  • ah me paga X dinheiros, me traz Y documentos teus e de uma pessoa pra abrir sociedade contigo, q eu vou dar inicio à coisa.

depois eu tive q ir algumas vezes, pegar papeis, ir no cartorio, pagar taxas, uma hora apareceu um troço chamado CNPJ - paguei umas coisas, mandei imprimir as notas, fiz mais uns esquemas e ficou pronto.

Proteu_Alcebidiano

peczenyj:
> Como foi que você abriu a SUA empresa?

Liguei pro contador

• oi, eu quero abrir uma empresa pra poder trabalhar… o que q eu faço
  • ah me paga X dinheiros, me traz Y documentos teus e de uma pessoa pra abrir sociedade contigo, q eu vou dar inicio à coisa.

depois eu tive q ir algumas vezes, pegar papeis, ir no cartorio, pagar taxas, uma hora apareceu um troço chamado CNPJ - paguei umas coisas, mandei imprimir as notas, fiz mais uns esquemas e ficou pronto.

Issae, o contador faz tudo por você, e depedendo da empresa que lhe contrata como PJ, muitas vezes eles indicam um contador ‘conveniado’, que faz abatimento do valor dos serviços que ele presta. :smiley:

reizin

asobrab:
PQP. Será que não tem uma forma padrão de conseguir abrir uma “empresinha” simples? Pelo jeito, tudo terá que passar pelas as mãos de um contador. Será que a figura do contador neste processo é uma exigência da legislação? O que vejo são muitas informações desencontradas. Alguns falam uma coisa, outros falam outra… queixas daqui e dali… mas a pergunta é:

Como foi que você abriu a SUA empresa? Qual foi o seu “step-by-step”?

OBS: a empresa que preciso é tão somente, para trabalhar como desenvolvedor, programador, analista… etc.

Opa … Cara realmente é necessário um contador, afinal “Cada macaco no teu galho”. Para que eu pudesse ser PJ não tive trabalho nenhum, entreguei nas mãos de um contador de confiança, passei a documentação necessária, paguei alguns impostos (em MG, por volta de uns R$ 300,00 para inciar as atividades) e daí todo mês vou pagando aquele monte de impostos para o Lula.
Simples mesmo…
Mas te falo, se vc não quer dor de cabeça, bota na mão de um contador que esteja por dentro da legislação da nossa área.
Até …

jmp

vale lembrar que o fechamento total de uma empresa leva no minimo 10 anos…

renatosilva

Que isso! Eu que pensava que PJ era uma maneira de formalizar os freelas…Tô é com medo agora de tanto imposto e burocracia ehehhe!

danieldestro

Renato, talvez seu medo seja reflexo do seu desconhecimento do processo de se trabalhar como PJ.

Quer abrir uma empresa? Procure um contador de confiança!

Eu gastei cerca de 400 reais para abrir a empresa e cerca de 40-50 dias. Infelizmente no Brasil demora.

A

Sendo ou não sendo uma exigência te aconselho a pegar um bom contador, pois depois, além de vc demorar muito mais para abrir a empresa, no final vai acabar gastando mais com taxas e mais taxas que vc terá que pagar por algum erro na papelada que teve que ser refeita.

Não sei se pode ser aberta no domicílo (Casa) mas naquele puxadinho que vc tem ao lado pode sim… hehehe

F

Cara se tu soubesse como é chatinho abrir uma empresa tu nao reclamaria de pagar o contador.

"peczenyj ":

Eu ganho ± 100% a mais do que ganharia como CLT.

]['s

jmp

contador não é opção, é obrigatório ter um.

danieldestro

Obrigatório???
Será que a Coca-Cola tem um contador ou será que tem uma área própria para sua contabilidade?

F

Sinceramente, eu tenho empresa e nao sabia dessa obrigatoriedade.
Sempre tive contador mas nunca me preocupei em saber se era obrigatorio.

Agora…como o governo sabe se eu tenho ou nao contador? Que eu saiba o meu contador nao tem que assinar nenhum documento em nome da minha empresa comprovando que ela possui um.

]['s

asobrab

danieldestro:

Eu gastei cerca de 400 reais para abrir a empresa e cerca de 40-50 dias. Infelizmente no Brasil demora.

Putz!.. 400? São tantas diferenças. Muitos falam em 1000, 1500…

Ok pessoal. Eu pensava que eu poderia correr atrás disso sozinho, sem depender da figura do contador. Pois… se eu pudesse saber exatamente QUAIS documentos precisam ser retirados e QUAIS orgãos precisa ir para concluir a abertura, NAO vejo o porque da necessidade de um contador. Pelos os argumentos citados, o contador é o caminho mais curto. Pelo jeito, esta “figura” terá que constar na minha agenda de agora em diante.

No entanto, será que depois da firma aberta, AINDA vou depender de contador para fazer alguma coisa? Vou ter que ficar pagando contador mensalmente enquanto a empresa estiver aberta?

smota

Olá …

Contador é obrigatório sim. Por lei toda empresa é obrigada a ter um contador no controle de suas finanças mas não importa se um escritório de contabilidade externo (pequenas firmas como as nossas) ou internos (médias/grandes empresas com controladoria)

O que importa é um profissional habilitador como contador responsável que irá assinar os livros e principalmente emitir os documentos legais (decore é um exemplo que só um contador tem acesso ao sistema para emitir já que não é simplesmente uma declaração)

fcmartins

asobrab:
Ok pessoal. Eu pensava que eu poderia correr atrás disso sozinho, sem depender da figura do contador. Pois… se eu pudesse saber exatamente QUAIS documentos precisam ser retirados e QUAIS orgãos precisa ir para concluir a abertura, NAO vejo o porque da necessidade de um contador. Pelos os argumentos citados, o contador é o caminho mais curto. Pelo jeito, esta “figura” terá que constar na minha agenda de agora em diante.

No entanto, será que depois da firma aberta, AINDA vou depender de contador para fazer alguma coisa? Vou ter que ficar pagando contador mensalmente enquanto a empresa estiver aberta?

Dê uma olhada no site do SEBRAE, tem muita informação p/ quem quer abrir empresa.

renatosilva

danieldestro:
Renato, talvez seu medo seja reflexo do seu desconhecimento do processo de se trabalhar como PJ.

Hum bem legal! mas quanto vc gasta por mês/ano de imposto pra manter a empresa?

danieldestro

Realmente falei errado… Contador sim, é necessário, não uma empresa de contabilidade externa.

Enfim…

Eu nem sei exatamente quanto eu gasto por ano.

São muitos impostoso que incidem sobre o que se fatura por mês. Então isso é variável.

Eu pago cerca de 12% do que faturo por mês, incluindo gastos com contador.

renatosilva

E se eu não faturar nada?

peczenyj

tem que pagar uns 10-15% sobre R$ 0,00

renatosilva

então é legal…

ciczan

Moçada,

Rescucitando o tópico…

Quanto tempo leva para abrir a empresa?

peczenyj

Quanto tempo leva para abrir a empresa?

Entre 1 a 2 meses. Mas assim que vc tiver o cnpj vc ja consegue fazer algumas coisas como: abrir conta corrente de pessoa jurídica, assinar contratos, etc.

Vc precisa mandar imprimir as notas fiscais também, para poder receber.

Sobre a carga tributária: tem que ficar em cima do contador. SE ele não apresentar umas $#@$% de uns documentos que vc ta pagando os impostos de forma semestral, vc paga uma multa de 600-1000 reais, sem choro.

ciczan

Dica interessante Jomi.

Tem algum motivo especial para elas não quererem ?

E quanto a prazo, é mais rápido abrir uma SIMPLES ? E se depois o pessoa querer mudar, é muito difícil?

maquiavelbona

Bom dia!

Sobre esse assunto, vale lembrar que a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas foi aprovada tanto na Câmara Federal quanto no Senado, restando agora somente a sanção presidencial. Essa lei facilitará aberturas, licitações, empréstimos, tributações para as micro(até R$240 mil por ano) e pequenas(até R$2,4 milhões) empresas.
Para saber mais:
Matéria do UOL sobre isso: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u112258.shtml
Site do SEBRAE sobre a lei: http://www.leigeral.com.br

Até!

peczenyj

Puxa! Sou uma nano-empresa!

kuchma

Alguem sabe dizer se as empresas de desenvolvimento que hoje nao estao no Simples (LTDA) poderao se beneficiar dessa lei?

Marcio Kuchma

peczenyj

Vc pode converter a sua empresa, mas pra isso tem q estar em dia com todas as obrigações fiscais.

richardpeder

Pessoal,

Estou coincidentemente abrindo uma empresa neste exato momento…vou relatar minhas experiencias:

:arrow:Abertura em si: como a galera falou, é simples, basta tu ligar pro contador e dizer que quer abrir uma empresa.
:arrow: Valor da abertura: Cuidado!!! Os impostos de abertura (taxas para criar sua empresa) varia de lugar para lugar, vi diferenças absurdas de impostos…depende do estado/cidade. Outra coisa…: cuidado com quanto o contador vai cobrar…faça cotação de preço com contadores de confiança (cuidado com contador picareta) e chore preço…procure saber do $$ que ele te pediu (o contador) quanto é para impostos e quanto é pro bolso dele.
:arrow: Burocracia para abertura: lembre-se, vc está no Brasil!! A burocracia está enorme…são vários documentos (contrato social, documentos para dar entrada na Junta Comercial, DBE, Pedido de criação de CNPJ, etc). Não só prepare o bolso mas a sua paciencia tb. Outra coisa…começe a procurar um sócio pq vc vai precisar.
:arrow: SIMPLES, LTDA…o que abrir??: Isso depende da empresa que vc vai prestar serviços. Quando você vai prestar serviços para uma empresa X verifique quais objetos sociais e CNAE (Código Nacional de Atividade) ela aceita. Hoje em dia para você se enquadrar no SIMPLES é necessário exercer atividade de Processamento de Dados ou Digitação se não me engano, e isto muitas empresas não aceitam como prestadora de serviços pois normalmente em nossa area prestamos serviços de consultoria, desenvolvimento de software, etc e estas atividades não se enquadram no SIMPLES. Esta é a parte mais chata e burocrática…verifiquem com atenção na empresa em que prestarão o serviço pois se vc abrir errado (SIMPLES mas a empresa não aceita) prepare-se para a dor de cabeça. Fique atento também quanto a atividade social que se enquadra ou não no SIMPLES. A Receita Federal tem “malhas” por onde é validado seu CNAE e algumas versões deste software da SRF deixa o contador enquadrar no SIMPLES CNAE’s que não poderiam ser SIMPLES e caso um auditor da SRF ou o proprio sistema pegue isto futuramente a SRF irá lhe desenquadrar do SIMPLES e você pagará todo o imposto retroativo de sua empresa que não poderia ser SIMPLES (a diferença pode variar em até 9% do total faturado em cada mes sonegado)…atenção para isto!!
:arrow: Tempo de abertura: Isto vai variar assim como os preços. Existem lugares que demora 1~2 meses…outros semanas…na minha cidade no interior de SP conseguiria abrir em 10 dias…em Brasilia leva-se mais de 1 mes. Estou abrindo em Luziania/GO (entorno do DF) e lá demora em torno de 2, 3 semanas. A enrolação é na Junta Comercial que faz uma porção de verificações antes da abertura.

Espero ter ajudado os colegas. :slight_smile:

ate mais…

L

Proteu Alcebidiano:
peczenyj:

+1

O que compensa em contratar um PJ é justo issopq com CLT a empresa gasta no total quase o dobro, alem de parte de sua grana ter imposto retida na fonte.</blockquote>

Muito cuidado com o cálculo puro de salário.

Imaginando que você vai tirar férias de 20 dias por ano vc tem isso :

11,66 salários anuais para PJ (imagine R$ 1500,00 reais por mês);

14,5 salários anuais para CLT (imagine R$ 1000,00 reais por mês);

Valor que você recebeu em um ano

Em um ano como PJ você recebeu R$ 17490,00.

Em um ano como CLT você recebeu R$ 14500,00.

Depois de um ano, você foi mandado embora:

Na recisão PJ você recebeu             R$ 0,00.

Em um ano como CLT você recebeu R$ 1800,00.

Conta depois de um ano de trabalho :

PJ :    R$ 17490,00.

CLT : R$ 16300,00.

Digamos que você como CLT, tenha plano de saúde mais refeição, e que você seja solteiro e não tenha filhos (a pior situação de benefício);

TR : R$ 10,00 dia ou R$ 210,00 reais mês;

Plano de saúde individual padrão : R$ 100,00;

PJ :   R$ 17490,00

CLT: R$ 20.020,00

O Imposto está dando quase a mesma coisa (uns 20% de CLT e uns 12% + contador de PJ).

Tire sua conclusão.
[]'s

richardpeder

Eu vou pagar só 7,5% de impostos dentro da lei…e o contador

Estou ganhando 60% a mais hj do meu salario CLT de antes…acho que compensou.

ate mais…

L

richardpeder:
Eu vou pagar só 7,5% de impostos dentro da lei…e o contador

Estou ganhando 60% a mais hj do meu salario CLT de antes…acho que compensou.

ate mais…

Em que município/estado você trabalha? Para quem EMITE nota no município de São Paulo, só a mordida do iss é de 5%.
E quanto você paga de contador ? embute isso no seu salário…
Pode valer a pena sim, mas para mim, hoje está descartado, sem falar quando a empresa atrasa ou não quer te pagar.
Aí não tem jeito, botar na justiça pode demorar anos.
É um risco, e esse, não estou afim de correr.
[]'s

L

Alguem sabe dizer se as empresas de desenvolvimento que hoje nao estao no Simples (LTDA) poderao se beneficiar dessa lei?

Marcio Kuchma
Consultorias não aceitam micro empresa, não sei porque cargas d’agua alguém espalhou que microempresa pode caracterizar vínculo empregatício.
Tem cadeira, cumpre horário e tem chefe, é vínculo empregatício, não adianta… isso é parágrafo 1 e 2 da CLT e fim !
http://www2.uol.com.br/aprendiz/guiadeempregos/primeiro/info/artigos_210904.htm#1
[]'s

maquiavelbona

Para quem quiser verificar como se encaixa PJ nos quesitos da CLT, segue o link abaixo:

CLT - CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO (ler principalmente Artigo 3)

Matéria que resume o que é vínculo empregatício:

Cada um faz o que quer da vida, mas será que a solução é virar PJ ao invés de forçar as empresas a contratarem de acordo com CLT? Se houver um esforço em contratar CLT, creio eu que certamente haverá uma pressão para redução de impostos sobre a empresa e sobre o empregado.

Até!

L

maquiavelbona:
Para quem quiser verificar como se encaixa PJ nos quesitos da CLT, segue o link abaixo:

CLT - CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO (ler principalmente Artigo 3)

Matéria que resume o que é vínculo empregatício:

Cada um faz o que quer da vida, mas será que a solução é virar PJ ao invés de forçar as empresas a contratarem de acordo com CLT? Se houver um esforço em contratar CLT, creio eu que certamente haverá uma pressão para redução de impostos sobre a empresa e sobre o empregado.

Até!

Concordo com vc, isso de PJ já está dando problema. O que acontece é que os RH’s das empresas são incapazes de LER a CLT, e nem sabe o que estão fazendo.

richardpeder

O ISS por aqui é 3% mais o imposto federal que é 4,5%…

PRessão para reduzir os impostos? Faça-me o favor…mais do que se apronta neste país e ninguém faz nada…não acredito nestes tipos de mobilizações por nada visto o histórico do Brasil…e SIM, hoje ser PJ é uma alternativa a monstuosa taxa de impostos que um CLT paga…mesmo com todos os beneficios da CLT não estou mais afim (pelo menos por enquanto) de encher o bolso do Lula de dinheiro pra ele tomar cachaça.

Ps: Procure uma profissão regulamentada da nossa area no link que tu passou. :wink:

ate mais…

maquiavelbona

Ola!

Evitarei de fazer considerações político-filosóficas sobre histórico de revoltas brasileiras.

Sobre a abertura e manutenção de empresas aqui em São Paulo, enquanto tinha empresa, a mordida de impostos era entre 15% e 20%, carga muito pesada para a razão comum aqui em São Paulo entre salário PJ e CLT, que varia em torno de 1,6. Me ofereceram para ser PJ no atual emprego que estou, mas quando coloquei na calculadora tudo que iria pagar, vi que seria menos de 10% de salario líquido em troca da perda de toda a reserva judicial que a CLT garante.

Até!

maquiavelbona

Apesar de achar errado que ainda as profissões técnicas dentro de TI (programador, analista de sistemas etc) não sejam regulamentadas, há um projeto correndo na Câmara desde 1999, tendo uma revisão e sendo reenviada em 2003 e agora em 2006 tendo uma proposta final sobre a regulamentação da profissão. Uma sociedade que discute isso é a SBC (Sociedade Brasileira de Computação, não São Bernardo do Campo) - www.sbc.org.br , dêem uma olhada nas matérias expostas lá e em mecanismos de busca, pois têm muita coisa sobre o assunto. E não é porque de não haver regulamentação, que a exclui dos compromissos da CLT.

Até!

jc_oz

Certeza? Eu pago 2% que, a propósito, é retido na fonte.

L

Certeza? Eu pago 2% que, a propósito, é retido na fonte.

Sim, está calculado errado, isso que a prefeitura faz inclusive é ilegal, porque é bitributação. Mas estamos no brasil né rapá…
[]'s

L

richardpeder:
O ISS por aqui é 3% mais o imposto federal que é 4,5%…

PRessão para reduzir os impostos? Faça-me o favor…mais do que se apronta neste país e ninguém faz nada…não acredito nestes tipos de mobilizações por nada visto o histórico do Brasil…e SIM, hoje ser PJ é uma alternativa a monstuosa taxa de impostos que um CLT paga…mesmo com todos os beneficios da CLT não estou mais afim (pelo menos por enquanto) de encher o bolso do Lula de dinheiro pra ele tomar cachaça.

Ps: Procure uma profissão regulamentada da nossa area no link que tu passou. :wink:

ate mais…

Art. 3º - Considera-se empregado TODA PESSOA FÍSICA que prestar serviços de natureza NÃO EVENTUAL a empregador, sob a DEPENDÊNCIA deste e mediante salário.
POR LEI, PJ não é alternativa, é ilegal! sem mais a acrescentar.

richardpeder

Então vou continuar ilegal…se somente minha forma de trabalho fosse ilegal estaria preocupado…mas no brasil 90% de tudo o que acontece é ilegal mesmo então fico tranquilo pq sou brasileiro…:smiley:

Não entendo pq vc defende tanto a CLT…esse sistema foi criado para auxiliar a todos os trabalhadores do Brasil…e o que vemos atualmente é uma “escravidão de impostos e tributos” que faz o brasileiro trabalhar 6~7 meses pra sustentar o governo…não, obrigado, não quero isto pra mim (pelo menos por enquanto)!

E mais…tem muitos amigos nossos aqui na “ilegalidade”…pergunte se eles estão preocupados… :twisted: :lol:

ate mais…

Proteu_Alcebidiano

luidhi:

Sim, está calculado errado, isso que a prefeitura faz inclusive é ilegal, porque é bitributação. Mas estamos no brasil né rapá…
[]'s

Complementando quanto ao ISS (em campinas-sp):

5% para empresas de razão social Consultoria;
3% para empresas de razão social desenvolvimento de sofware

Em hortolandia: 0,5% para empresas de razao social desenvolvimento de software. Se prestar serviço em campinas, é cobrado 3% + 0,5% de imposto.

É mole? :roll:

clodoaldoaleixo

richardpeder:
Então vou continuar ilegal…se somente minha forma de trabalho fosse ilegal estaria preocupado…mas no brasil 90% de tudo o que acontece é ilegal mesmo então fico tranquilo pq sou brasileiro…:smiley:

Não entendo pq vc defende tanto a CLT…esse sistema foi criado para auxiliar a todos os trabalhadores do Brasil…e o que vemos atualmente é uma “escravidão de impostos e tributos” que faz o brasileiro trabalhar 6~7 meses pra sustentar o governo…não, obrigado, não quero isto pra mim (pelo menos por enquanto)!

E mais…tem muitos amigos nossos aqui na “ilegalidade”…pergunte se eles estão preocupados… :twisted: :lol:

ate mais…

Concordo com o amigo ai acima…também trabalho como PJ a 5 anos e o que consegui juntar de grana nesse periodo sendo PJ eu demoraria uns 20 anos pra juntar como CLT.
É muito melhor trabalhar como PJ, sem comparação, por opção não trabalho mais como CLT.

Até.

kuchma

Nao sou perito no assunto, nao sei se entendi corretamente: em Hortolandia uma PJ com razao social “desenvolvimento de software” (ou seja, isso tem que ser LTDA, certo?) paga apenas 3,5% de imposto? Isso abrange tributos municipais, estaduais e federais?

Marcio Kuchma

richardpeder

Acredito que não…

Normalmente uma LTDA tem mais de 10% de impostos a pagar.

ate mais…

L

richardpeder:

ate mais…

Coitados dos empregadores!!! No caso de metalúrgicos, por exemplo, pagam 10% do salário de um americano, vendem o produto pelo preço 2x mais caro e ainda joga a culpa na CLT e no governo. Realmente eu morro de pena desses coitados…
Já que todo mundo faz coisa errada mesmo, não reclame do trânsito, de cada motoboy morto por dia em são paulo, de mensalões e nepotismo no nosso governo, na sonegação de impostos, na pirataria de software, na porqueira do povo que joga lixo na rua e enche os bueiros e causam enchentes, que o governo que estorque imposto de quem não tem como não pagar, dos hospitais falidos por faltas de verbas, da qualidade de ensino, que um adolescente chega na escola pública até a 8 série sem saber ler nem escrever, na falta de mão de obra qualificada no país, na falta de infra-estrutura, do empregador que disfarça empregado como prestador de serviço para sonegar imposto, e de tudo que há de podre nesse país.
Mas é estupidez minha escrever isso para quem não sabe o que é cidadania.
Depois desse desabafo, me retiro da discussão.
Bom final de semana a todos.

Luiz_Aguiar

Senhores, vamos levar a discução mais na boa, valeu!

richardpeder

Com certeza Luiz…

luidhi, meu caro amigo…já houveram N tópicos aqui no GUJ de cidadãos como vc…bem intencionado e querendo mudar a situação atual do país…não adianta…o nosso país só vai mudar com uma profunda reforma total em todos os segmentos…pra mudar da forma como queremos teríamos que voltar a 1500…quando foi descoberto. Não vamos levar este tópico para o lado politico…o Brasil só mudaria com uma mobilização nacional…e isso não vai ocorrer…fica postando palavras bonitas aqui no fórum não vale de nada…

Sei que ser PJ é “ilegal”, etc, etc, etc…aqui muitas pessoas são PJ e isso é uma alternativa aos impostos que o governo cobra…cobra e não investe…enfiam no bolso…então serei PJ enquanto puder.

abraço

ate mais…

Proteu_Alcebidiano

kuchma:

Nao sou perito no assunto, nao sei se entendi corretamente: em Hortolandia uma PJ com razao social “desenvolvimento de software” (ou seja, isso tem que ser LTDA, certo?) paga apenas 3,5% de imposto? Isso abrange tributos municipais, estaduais e federais?
Marcio Kuchma

Não, me referi apenas aos impostos municipais (ISS).

editado: Em algumas cidades do país o PJ tem o ISS isento, para estimular abertura de empresas na cidade.

L

richardpeder:
Com certeza Luiz…

luidhi, meu caro amigo…já houveram N tópicos aqui no GUJ de cidadãos como vc…bem intencionado e querendo mudar a situação atual do país…não adianta…o nosso país só vai mudar com uma profunda reforma total em todos os segmentos…pra mudar da forma como queremos teríamos que voltar a 1500…quando foi descoberto. Não vamos levar este tópico para o lado politico…o Brasil só mudaria com uma mobilização nacional…e isso não vai ocorrer…fica postando palavras bonitas aqui no fórum não vale de nada…

Sei que ser PJ é “ilegal”, etc, etc, etc…aqui muitas pessoas são PJ e isso é uma alternativa aos impostos que o governo cobra…cobra e não investe…enfiam no bolso…então serei PJ enquanto puder.

abraço

ate mais…

Ok, desculpa pelo desabafo, mas já trabalhei como PJ em empresa séria e foi legal, tinha décimo terceiro, férias remuneradas, etc, etc. Mas agora o que está acontecendo é que só boca de porco (generalizando, claro) tem pj. São incontáveis os casos que tenho de pessoas que sairam sem receber o seu salário. Está aumentando, e muito, os processos trabalhistas contra empresas que contratavam PJ. Isso também eu não concordo, se você acordou que vai trabalhar como PJ, que cumpra o contrato, assim como a empresa.
Mas acredito na teoria do John Nash, que tudo tende ao equilíbrio. Ou seja, quanto mais as empresas diminuirem os benefícios, menos atrativo será a area de TI. E é isso o que acontece, áreas técnicas como TI, Engenharia, Arquitetura, Medicina que foram tão atingidas pela reengenharia, hoje sofre com falta de profissionais, tenho a impressão que só temos Administradores, Advogados e Contadores no mercado.
O mercado tende a mudar ou morrer, a taxa de equilíbrio do que pode se considerar como “sadio” para os profissionais trabalharem já se foi a tempo.

L

richardpeder:
Com certeza Luiz…

abraço

ate mais

</blockquote>

Então vamos deixar as coisas claras:

O problema não é a CLT, o problema é o governo que não investe;

O governo é colocado  pelos eleitores;

Os eleitores são a maioria do povo;

O povo  quer saber de assistencialismo;

O Assistencialismo vem do dinheiro de impostos;

Impostos que para atender o assistencialismo, não é investido em infra-estrutura e educação;

Conclusão: Vou morar no canadá !

[]'s
louds

Quem está se preocupando com o fato de PJ ser ilegal pode ficar tranquilo. O crime cometido é apenas por parte do empregador, não existe onus por parte do empregado.

De fato, se o ministério do trabalho autuar a empresa e obrigá-la a regularizar o PJ, quem sai ganhando é o próprio, pois vai ‘ganhar’ FGTS, férias, 13o e demais benefícios referente a legalização. Então pensem que PJ é um ‘investimento’ na má fé do teu empregador.

Outra coisa que temos que levar em conta é que o Brasil não paga salários muito distantes do mercado internacional. Os salários brasileiros pra TI chegam a 60% dos valores pagos internacionalmente.

Por exemplo, um consultor senior (ganhando bem) tira coisa de 55mil libras bruto por ano no reino unido, vai pagar 19mil de imposto, o que dá 36mil por ano. Pela cotação de sexta isso dá 150mil por ano. Um PJ em São Paulo tira 45/h sem muita dificuldade, ele vai cobrar 200h/mes pq não é trouxa e isso vai dar um salário de 7.7mil/mes, num total de 92mil por ano. Ou seja, ganha 61% de um consultor do reino unido.

J

Bom, eu trabalho numa empresa que aceita vc abrir empresa SIMPLES porem sem ser LTDA.
Vantagem: vc paga menos impostos (so ISS e DARF SIMPLES) enquanto que a LTDA vc paga isso mais outros impostos (COFINS e etc).
Desvantagem: nem toda empresa de TI aceita esse tipo de empresa.

J

Eles nao aceitam pq ficam com medo que nao irei cumprir com os impostos e etc. Porem, juntamente com a minha nota fiscal entrego uma declação dizendo que me responsabilizo com tudo (impostos, manter a nota fiscal guardada por tanto tempo e etc).

Para abrir uma empresa pode demorar 1 mes ou 3 meses …depende…depende do seu contador…por exemplo, vc pode pagar a mais para o contador para poder furar fila na Associacao Comercial e etc…hehehe

Para mudar de simples para LTDA não é dificil porem vc paga por isso…

Criado 26 de setembro de 2006
Ultima resposta 6 de dez. de 2006
Respostas 59
Participantes 23