Como separar as coisas?

Pessoal, estou querendo desenvolver uma pequena aplicação para fixar meus conhecimentos em java.

Pretendo desenvolver todo código de negócio nas minhas classes java(pelo menos o máximo possivel) e nos jsp’s usar somente chamadas ás minhas classes, tanto para ficar mais limpo o sistema como tbm para ocultar como as coisas são feitas e manter uma maior segurança ao meu sistema.

Porém como estou iniciante em programação java(ja programo em php) gostaria de saber como fazer isso sem usar framework nenhum.

Alguém poderia me dizer se é possível/recomendável e/ou me recomendar algum artigo ou apostila?

Obrigado.

Cara, a principio, nem nas tuas jsp’s vc deveria usar classes.

O que tu pode fazer é o seguinte, instanciar os objetos nos servlets e encaminhar ele por um dispatcher via request para jsp.
Na jsp tu pode usar JSTL, que são bibliotecas de tag’s da especificação da JSP.

Essa apostila da Caelum tem tudo isso que eu falei acima… :wink:

Primeiramente obrigado.

Tenho esta apostila e estava usando ela mesma como referencia, porém só com os exemplos dela nao estou conseguindo fixar os conhecimentos.

Poderia “traduzir” para mim o que disse, de uma forma mais clara ou me recomendar outro material??

Desculpe, mas peço isso pois estou ainda iniciando em java p/ web, php eh muito diferente a forma de fazer as coisas.

Obrigado!