Estou buscando meios para que eu me torne um Gerente de TI, ou um CIO (não sei se é a mesma coisa…)
Sou graduado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas e Pós-graduando em MBA Executivo em Gerencia de Projetos enfase TI
Alguém sabe quais habilidades e/ou tecnicas que preciso adquirir para que este “sonho meu” se torne realidade ??
Quais conhecimento tenho que ter ?
Que rumo tenho q seguir ?
Ao meu ver , CIO está BEM longe de ser gerente de TI. CIO é chefe de tudo que seja referente a TI na empresa como um todo. Explicando melhor… o CIO é o chefe dos (plural) gerentes de TI.
(repito, ao meu ver)
Posto isso… as considerações:
-> Um gerente de TI que se preze tem que conhecer bem governança de TI.
-> Um CIO tem que conhecer o que os gerentes de TI conhecem e um tanto de processos administrativos.
Nota: essa é a minha concepção. Como diz minha assinatura, não é uma verdade absoluta.
Já parou pra pensar que um gerente / CIO usa mais habilidades interpessoais do que técnicas? rs… aprendi isso quando mudei de emprego e meu CIO é responsável pela America Latina inteira da empresa que trabalho (multinacional no ramo de auto) e veio da área de lógistica… Por sinal, o melhor profissional que já vi e meu exemplo de vida na area pessoal e trabalho…
[color=darkblue]Talvez a minha concepção tbm esteje errada…
mas tanto Gerente quanto Diretor de TI tem visão de negócios (administração, finanças… sei lá mais o q)
Eu não tenho experiencia nem pratica… mas eu conheço bem como funciona os processos gerenciais…
Tanto que após a conclusão do MBA, pretendo fazer uma especialização em Gestão Estratégica…
[quote=viniciusfaleiro]Já parou pra pensar que um gerente / CIO usa mais habilidades interpessoais do que técnicas? rs… aprendi isso quando mudei de emprego e meu CIO é responsável pela America Latina inteira da empresa que trabalho (multinacional no ramo de auto) e veio da área de lógistica… Por sinal, o melhor profissional que já vi e meu exemplo de vida na area pessoal e trabalho…
-Conheça o negócio da empresa que trabalha a fundo mesmo… Procure conhecer todos os processos… (é quase impossível)
-Aplique planejamento a fundo!! Sempre!
-Tente fazer pelo menos mais 2 contatos dentro e fora da sua empresa por semana… (e o mais dificil mantê-los)
-Seja humano com sua equipe. Estimule-a… Não seja prepotente e arrogante…
-Aprenda a delegar… (Um dos principais problemas de uma pessoa que trabalha com TI)
Essas são as dicas que meu CIO sempre me dá… ele quer q um dia eu fique no lugar dele!! =)… O mais legal q ele diz é: Ame tudo!!! Se alguém fez algo ruim pra vc… Ame aquela pessoa… ela precisa de ajuda… (ele fala pra não ser tonto também… más tem que amar)…
Ele inclusive me ajudou a sair de um problema de pré-depressão com isso…rs… tenho orgulho dele…
Vc reparou q em nenhum momento ele fala de aprender alguma técnica nova neh??? aahaha… isso é consequencia!!! (Palavras dele!!)
[color=darkblue]Eu já praticava 4 coisas, mas eu fiquei sabendo o nome delas quando estava na pós :
1 - Saber Dividir - Compartilhe!!!
2 - Saber se Relacionar - Seja Amigo!!!
3 - Saber Planejar - Planeje tudo!!!
4 - Saber Dialogar - Seja Comunicativo!!!
Apenas falta
1 - Saber Delegar!!
… (Estas quero que vcs completem… rs)
Eu vejo delegar a habilidade de você conseguir passar tarefas para seus funcionários e saber distribui-las corretamente. Estipular prazos e metas também se encaixa ai ao delegar. Porém, não “mande” alguém fazer algo… Ela tem que fazer por exemplo…
Um livro que explica mto bem isso é o Monge e o Executivo!!! Mto bom por sinal…
Porém penso que estas dicas são ótimas quando o profissinal passa ser gerente / cio / o cara e etc…; ou seja ele começa a exercer o cargo e aí seria muito bom ele lembrar destas coisas.
Bem, para atingir este teu sonho vc já tem uma coisa bastante importante que é a vontade, um ponto enorme para vc. Já fêz alguns investimentos nesta direção, mais outro ponto gordinho para você.
O que eu acho que está faltando é encontrar alguem que acredite em você e que seja dono ou possua poderes para lhe conceder a graça de ser gerente.
Outra alternativa é a seguinte: de vez em quando aparece umas vagas para gerente que pouca gente quer aceitar - bomba gigante fritada na chapa do cramunhão mesmo - já pediram para filho, subrinho, amigo, amigo do amigo, vizinho e nada…ninguem quiz. Sobrou apenas o mercado como alternativa…é nessa hora que vc poderia testar sua vontade, encarando o desafio, pondo em prática todas as dicas já citadas e outras várias de auto-ajuda para executivos que existem por ai.
eu tb concordo com o que disseram, agora como chegar a gerente acho que depende muito do perfil da empresa, em alguns lugares você só chegara a uma posição destas se realmente tiver um bom tempo de casa, ou então se subir junto com alguem que foi promovido, seu chefe imediato por exemplo
agora, como dizia Peter Parker aliado a grandes poderes vem grandes responsabilidades… rs… prepare-se para noites mal dormidas, trabalhar durante os finais de semana, etc… se esse é o seu sonho vá em frente
Algumas coisas que eu considero importantes para um CIO:
Um CIO tem que conhecer bem a empresa onde trabalha e seus concorrentes.
Deve ter uma visão estratégica.
Conhecer administração de empresas e finanças.
Saber se relacionar.
Saber utilizar-se de ferramentas que trazem diferenciais para e empresa.
Finalmente o mínimo de conhecimento técnico.
Mercado para area tatica ou estratégia de TI não falta… faltam apenas pessoas capazes e que “não tenham medo de serviço”…
Mas realmente… o mercado exige grande experiencia na área de liderança… minima de 3 a 5 anos…
Buscar entender de Administração, Negócios, Marketing e até mesmo Finanças para área de TI é o que consigo fácil
Mas… como citado anterior… experiencia é o que está sendo exigido…
[quote=Weslley][color=darkblue]O que o fantomas falou concede…
Mercado para area tatica ou estratégia de TI não falta… faltam apenas pessoas capazes e que “não tenham medo de serviço”…
Mas realmente… o mercado exige grande experiencia na área de liderança… minima de 3 a 5 anos…
Buscar entender de Administração, Negócios, Marketing e até mesmo Finanças para área de TI é o que consigo fácil
Mas… como citado anterior… experiencia é o que está sendo exigido…
[/color][/quote]
“Buscar entender” de algo é relativamente fácil (vontade todo mundo tem), o que é diferente de realmente entender cada área.
É difícil outras áreas entenderem o que se passa em TI e considero o inverso também válido.
Com razão o mercado exige experiência, mas outras coisas de enorme valor devem ser levadas em consideração, “cabeça aberta” e conhecimento.
[color=darkblue]vc não precisa “dominar” as areas relacionadas… apenas conhece-las e como funciona (que acaba sendo a mesma coisa… =P)…
Creio que o foco mais importante a um Executivo (Seja CIO, CFO, CHRO, COO… os Chiefs ### Officer) é saber liderar e delegar pessoas…
Ter foco em resultados… visão empreendedora e estratégica… entre outros fatores…
Se vc tem experiencia ou especialização nessas áreas… ótimo, é essencial… mas adianta estudar e conhecer toda essa área e não ter os itens citados acima ?? [/color]
ser um CIO, ou seja, um executivo eh um cargo altissimo e nao eh para qualquer um nao. Vc vai ter q estudar muito, ter boa experiencia na area TI no minimo e nao ser tecnico demais, ou seja, saber economia, mercado etc. é outra base para um bom executivo. e nao escovar bits.
ahh sem falar em um segundo idioma, ingles? é o minimo que um bom executivo vai saber, ainda mais se ele representa a empresa fora do pais. Claro que há empresas que so pedem o ingles, mas conhecimento nunca eh desperdicio.
Nao há receitas para o sucesso…
E outra nao se fique preso a esses titulso academicos nao, pq eles nao vao fazer nenhuma empresa ti dar uma promocao para executivo so pq tem mestrado, e o MBA eh algo bonito de falar, mas eh o mesmo curso de especializacao.